Início » Como aumentar a imunidade baixa? 4 hábitos que podem prevenir o aparecimento de doenças

Como aumentar a imunidade baixa? 4 hábitos que podem prevenir o aparecimento de doenças

Aprenda como aumentar a imunidade baixa e garantir uma melhor defesa do seu sistema imune contra doenças com práticas simples. 

Imagine uma batalha entre exércitos. Um deles está forte e parece imbatível, enquanto os soldados da linha de frente do outro lado estão exaustos e enfraquecidos. 

Não é preciso imaginar os acontecimentos seguintes para entender quem irá vencer o confronto, não é? 

Assim funciona o nosso sistema imunológico. Todos os dias, os anticorpos do nosso organismo enfrentam batalhas contra agentes nocivos causadores de doenças. 

Quando nossa imunidade está alta, as doenças não encontram espaço para vitória. No entanto, quando a resposta do nosso sistema imune está lenta, nosso organismo, infelizmente, acaba contaminado. 

Exatamente por essa razão, saber como aumentar a imunidade baixa deve estar entre as suas cartas na manga para levar uma vida de mais qualidade e cheia de saúde.

A boa notícia é que não são necessárias mudanças bruscas ou atitudes muito extremas para aumentar a imunidade. Pelo contrário, com pequenos hábitos diários você pode melhorar a defesa do seu organismo. 

A seguir, como você pode começar a fazer isso ainda hoje!

Como aumentar a imunidade baixa em 4 passos 

1. Mantenha uma alimentação saudável 

Um bom sistema imunológico está diretamente relacionado com um intestino saudável, que, por sua vez, sofre os impactos diretos das escolhas alimentares que fazemos diariamente. 

Isso porque a flora intestinal é um dos pilares mais importantes para a imunidade, e quando ela está desregulada, a defesa do nosso organismo acaba comprometida. 

E como a flora acaba desequilibrada? Por diversos fatores, mas, principalmente, devido a uma alimentação não saudável. 

Dessa forma, um dos principais hábitos que precisam ser revistos quando falamos sobre como aumentar a imunidade baixa é a troca da dieta. 

Isso significa abandonar os alimentos processados, industrializados, gordurosos, que criam um ambiente favorável para o crescimento de bactérias ruins no intestino e apostar em uma alimentação balanceada. 

O que comer para aumentar a imunidade?

Como vimos, uma forma de como aumentar a imunidade baixa é por meio da alimentação. Mas quais são os alimentos mais benéficos para o sistema imunológico? 

Simples, aqueles ricos em vitaminas (A, C e E), o famoso ômega-3, selênio e zinco. 

Assim, você pode incluir em sua alimentação alimentos como:

  • vitamina A: cenoura, brócolis, couve, etc;
  • vitamina C: frutas cítricas;
  • vitamina E: grãos e folhas verdes;
  • ômega-3: salmão, atum, sardinha, etc;
  • selênio: castanhas, gema de ovo, sementes, etc;
  • zinco: carne bovina, nozes, etc.

Leia também: Cuidados com a saúde no inverno: como se manter bem na época mais fria do ano

2. Evite o uso excessivo de antibióticos 

Algumas vezes os antibióticos acabam se tornando necessários para combater algumas doenças, mas, se possível, evite usá-los em excesso.

Os medicamentos químicos, em geral, são desenvolvidos para combater um agente patogênico, no entanto, eles não conseguem distinguir quais são os microrganismos prejudiciais e quais são as bactérias benéficas, e pode acabar interferindo na quantidade de anticorpos.  

Além disso, o excesso de antibióticos pode desequilibrar a flora intestinal, o que vimos ser agravante para a imunidade.

Leia também: Por que tomar vacina? Descubra 5 benefícios da vacinação

3. Abandone hábitos nocivos 

Não dá para falar sobre como aumentar a imunidade baixa sem falar sobre hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas. 

Quando essas práticas fazem parte da sua vida, consequentemente o seu organismo passa a trabalhar mais lentamente, se intoxicando com substâncias nocivas e reduzindo o tempo e eficácia da resposta celular. 

Isso porque o excesso pode acabar deixando o sistema imune prejudicado e predisposto às infecções. Assim, a imunidade pode se tornar mais baixa. 

O sedentarismo também é outro hábito que deve ser abandonado se você deseja uma vida mais saudável e sem doenças. Lembre-se que se você não se move, o organismo também passa a não trabalhar tão bem. 

Por isso, a atividade física pode ser uma grande aliada quando falamos sobre como aumentar a imunidade baixa.

4. Aumente o consumo de vitaminas

As vitaminas são indispensáveis quando falamos em melhorar a resposta do sistema imunológico. Afinal, são elas que fortalecem o nosso organismo para evitar que agentes patogênicos possam agir e causar doenças.

Por isso, essa é mais uma prática que você deve incrementar em seu dia a dia para conseguir uma vida de mais qualidade: inclua em sua dieta alimentos ricos em vitaminas, principalmente as vitaminas A, C e E, pois elas irão ajudar o corpo ficar mais forte.

Em alguns casos, a suplementação de vitaminas pode acontecer, mas deve ser sempre indicada e acompanhada por um profissional da saúde, que irá prescrever exatamente aquilo que o seu organismo apresenta falta. 

A automedicação nunca é uma recomendação, mesmo quando o assunto são vitaminas para aumentar a imunidade baixa, pois cada pessoa irá reagir de uma maneira a suplementação, e deve ser realizado exames para entender o que seu corpo precisa.

Leia também: Check-up geral da saúde: previna-se de doenças, viva mais e melhor!

Quais vitaminas tomar para aumentar a imunidade? 

Muitas vitaminas podem auxiliar no aumento da imunidade. No entanto, é indispensável que elas só sejam suplementadas seguindo uma indicação profissional.

Caso note a deficiência de alguma vitamina em seu organismo, o médico poderá recomendar suplementações, como por exemplo:

  • Vitamina A

A vitamina A ajuda no aumento da imunidade ao contribuir para a atividade celular que ativa os anticorpos. 

Assim, ela ajuda a manter o corpo preparado para combater agentes patogênicos, além de favorecer a renovação celular. 

  • Vitamina B

As vitaminas B6 e B9 também podem ser grandes aliadas no controle do sistema imune, pois ajudam a fortalecer o organismo. 

Quando estão em falta, elas podem diminuir a resistência do organismo e até mesmo impactar na produção de anticorpos, reduzindo-os e colocando a proteção do corpo em risco.

  • Vitamina D

Para absorver a vitamina D por meio da alimentação, você deve incluir derivados de animais no cardápio, pois ela só está presente nesse tipo de alimento. Além de ficar exposto ao sol nos horários recomendados.  

É importante ficar atento ao nível desta vitamina, pois ela possui um papel muito importante no controle da imunidade. 

Conhecida como a vitamina do sol, quando o organismo está com a quantidade adequada, ele consegue responder melhor a possíveis infecções. 

Já quando está em falta, o contrário acontece. 

Faça o seu acompanhamento médico com a CenttralMed 

Como vimos, saber como aumentar a imunidade baixa pode ser muito importante para garantir uma resposta mais eficiente do nosso organismo frente a doenças

No entanto, muitas vezes apenas as mudanças de hábito podem não ser o suficiente, sobretudo quando há déficit de vitaminas e outras substâncias em nosso corpo que precisam ser suplementadas. 

Por isso, se você está constantemente enfrentando doenças e infecções, talvez seja o momento ideal de realizar um acompanhamento médico e refazer exames para entender o que o seu organismo precisa. 

Para isso, você pode contar com a CenttralMed. Clientes conveniados do programa Consultas do Bem podem realizar atendimentos médicos gratuitos com clínico geral, e outras especialidades, pagando apenas pelos exames, sem tempo de carência.
Demais, não é? Então aproveite esse benefício e coloque sua saúde em primeiro lugar! Fale conosco via whatsapp e marque sua consulta