Início » Como aliviar a tosse seca em 5 passos práticos

Como aliviar a tosse seca em 5 passos práticos

A tosse pode ser um sintoma muito incômodo. Se você não sabe como aliviar a tosse seca, veja alguns cuidados práticos que podem melhorar sua condição. 

É só mudar a estação, a noite cair ou ter contato com determinados produtos para a tosse aparecer? 

Se você sofre com esse problema, saber como aliviar a tosse seca é uma das cartas mais importantes para se ter na manga. 

A tosse é uma reação normal do nosso organismo, mas quando prolongada, além de muito incômoda, pode indicar problemas de saúde que devem ser tratados.

Ainda assim, mesmo com a necessidade do diagnóstico médico em alguns casos, existem algumas atitudes e pequenas mudanças em sua rotina que podem ajudar a aliviar a tosse e diminuir o desconforto.

Quer saber quais são esses passos práticos? Continue a leitura e descubra! 

Afinal, por que a tosse seca acontece?

A tosse nada mais é do que uma resposta imunológica do organismo. Ela aparece quando, ao invés de ar, secreções passam pelas vias respiratórias. 

Assim, a tosse é um mecanismo do organismo para expulsar a secreção dos condutos respiratórios e manter a passagem do ar livre. 

Em alguns casos, a tosse seca pode ser uma reação alérgica. Ela é desencadeada quando entramos em contato com um alérgenos que induzem essas reações do corpo. 

Desse modo, ao ter contato com aquilo ao qual a pessoa é alérgica, as secreções são criadas nas vias respiratórias. E assim a tosse começa, buscando limpar o organismo.

Algumas vezes, a tosse seca perdura e pode ser muito incômoda. Nesses casos, o mais indicado é procurar o atendimento médico para entender qual a causa do sintoma. 

Além disso, também pode ser interessante associar cuidados caseiros, como os que vamos apresentar abaixo, para aliviar a tosse.

Como aliviar a tosse seca? 5 atitudes que podem ajudar

1. Beba mais água 

Como vimos, a tosse é uma reação do corpo para expulsar secreções, certo? Por isso, quando falamos sobre como aliviar a tosse seca, a dica mais importante é aumentar a hidratação. 

Quanto mais tempo o muco permanece preso nas vias respiratórias, maior é a duração da tosse. Por isso, a água filtrada pura é a melhor resposta para a dúvida sobre o que tomar para tosse seca. 

Isso porque, ao passar a beber mais água, a tendência é que a secreção se torne mais úmida e fácil de ser eliminada. E quando o muco vai embora, a tosse também desaparece.

Leia também: Benefícios de respirar profundamente: aprenda a desenvolver esse hábito 

2. Use um umidificador de ambiente

O umidificador de ar é um velho conhecido de quem sofre com tosse crônica, e quando o assunto é como aliviar a tosse seca, ele não pode ficar de fora.

Quem tem o aparelho em casa, vale a pena investir no uso tanto durante o dia como durante a noite. 

Especialmente à noite, quando a tosse tende a piorar devido ao clima, que se torna mais frio e seco, e porque a drenagem do muco fica ainda mais difícil ao nos deitarmos. 

Nesse cenário, o umidificar ajuda a deixar o ar do ambiente mais úmido, facilitando a respiração e umedecendo a secreção. 

Se você não tem o aparelho em casa, não precisa se preocupar: coloque uma bacia com água quente no canto do quarto ao se deitar e você já notará uma melhora significativa. 

3. Faça inalações ao decorrer do dia

Outra forma de umedecer as vias respiratórias é por meio das inalações. Principalmente se uma criança está com a tosse seca, esse pode ser outro poderoso aliado.

Quando as inalações são feitas, você faz com que o líquido chegue até os pulmões, umedecendo tudo pelo caminho, inclusive o muco. 

Assim, essa é outra forma de facilitar a eliminação da secreção e se ver livre do muco que está causando a tosse.

Leia também: Como aumentar a imunidade baixa? 4 hábitos que podem prevenir o aparecimento de doenças

4. Faça limpeza nasal

Uma das melhores formas de como aliviar a tosse seca é a lavagem nasal, um método muito indicado, seguro e eficiente.

Esse processo se caracteriza por uma limpeza nasal que tem o objetivo de tornar as secreções mais fluidas e favorecer sua eliminação.

Para fazê-la, tudo o que você irá precisar é de um soro fisiológico, um conta gotas (para bebês) ou uma seringa. Também é possível usar um spray nasal ou um jato contínuo de spray. 

Abaixo, você pode acompanhar como a higienização nasal é feita e esclarecer suas dúvidas no vídeo do otorrinolaringologista Dr. Marco:

Leia também: Como desentupir o nariz do bebê? 5 dicas para livrá-lo do mal estar

5. Mantenha o ambiente limpo 

Como aliviar a tosse seca? Um ótimo passo é manter um controle ambiental da sua casa e espaços que você frequenta durante o dia. 

Muitas vezes, a tosse tem origem alérgica, e para dar fim a ela é preciso entender o que a provoca e evitar contato.

Para grande parte dos alérgicos, os principais desencadeadores da tosse são fungos, ácaros, mofo ou poeira. Por isso, manter sua casa sempre limpa é indispensável para controlar o sintoma.

Alguns pontos de atenção que você deve ter, são:

  • evitar tapetes e cortinas;
  • colocar travesseiros e colchões no sol frequentemente;
  • usar antialérgica na cama;
  • manter a casa arejada, permitindo a entrada de sol em algum período do dia;
  • limpar o ar condicionado e ventilador;
  • manter os animais de estimação fora dos quartos e longe de camas e sofás. 

Além dos cuidados, também é importante ficar atento para perceber se há um ambiente da casa ou algo que foi feito que fez a tosse seca ficar mais intensa. Para, além de evitar, ajudar o médico especialista a identificar a causa do sintoma.

Descubra o que desencadeia sua tosse seca: procure um especialista 

Se mesmo depois de colocar todas as dicas de como aliviar a tosse seca em prática, não houver melhora do quadro, não deixe de procurar o médico para um diagnóstico preciso.

Em alguns casos, essas atitudes podem até mesmo amenizar o sintoma, mas se você percebe que a tosse sempre volta, o importante é manter o acompanhamento profissional para chegar até a raiz do problema. 

Nessa hora, você pode contar com a CenttralMed. Clientes conveniados do programa Consultas do Bem podem realizar atendimento médico com diversas especialidades sem esperar tempo de carência e apagando apenas os exames solicitados. 
Quer saber mais sobre essa condição especial? Então, fale conosco via whatsapp clicando aqui.