Início » Como cuidar das articulações? 3 passos para evitar doenças e dores

Como cuidar das articulações? 3 passos para evitar doenças e dores

Aprenda como cuidar das articulações diariamente com pequenas ações  e se previna das dores articulares. 

As articulações são partes essenciais para o funcionamento do corpo humano, mas que só são lembradas quando sentimos doer. Vai falar que não é?! 

Apesar de estarem por toda parte e serem fundamentais para realizar simples atividades do dia a dia, quando falamos em cuidados preventivos, elas são facilmente esquecidas.

Para mudar essa realidade, hoje vamos falar sobre a importância e como cuidar das articulações para manter essas áreas, que garantem a mobilidade do seu corpo, saudáveis.

Vamos lá!

Como cuidar das articulações: 3 dicas para o dia a dia 

1. Faça alongamento diariamente 

O alongamento é uma prática que traz benefícios para toda a saúde, especialmente para a flexibilidade e mobilidade corporal. Exatamente por isso, essa é uma das formas preventivas de como cuidar das articulações. 

Para a saúde das juntas, especificamente, os exercícios de alongamento ajudam a “soltar” mais as articulações, tornando-as menos rígidas e facilitando movimentos mais ampliados.

Além disso, entre os principais motivos para desenvolver uma rotina de alongamento está a prevenção de lesões e, por essa razão, esse é o primeiro passo a se realizar antes da atividade física, ajudando o corpo a lidar melhor com possíveis impactos. 

Por isso, sempre que puder, tire alguns minutos durante a manhã, tarde ou noite para alongar as articulações com calma e cuidado, entendendo como o seu corpo funciona e trabalhando as suas limitações.  

Leia também: Como evitar dor no pescoço: principais causas e cuidados

2. Pratique exercícios físicos

Depois dos alongamentos, certamente a atividade física está entre as dicas mais indispensáveis de como cuidar das articulações. 

Você pode até pensar que praticar exercícios seja a receita para sofrer lesões, mas se feita da maneira correta e com acompanhamento, a falta dela é que pode levar à problemas. 

Isso porque a falta de movimento pode enfraquecer a musculatura corporal, deixando todo o trabalho por conta dos ossos e articulações, tornando essas regiões mais suscetíveis a fraturas e dores. 

Assim, praticar atividades irá ajudar a manter não apenas as articulações e musculatura saudáveis, mas impactará diretamente no funcionamento de todo o organismo. Além de ajudar a se livrar da sensação de que estamos enferrujados e desgastados. 

No entanto, apesar de serem uma prática muito importante no cuidado preventivo com as articulações, a atividade física para esse fim demandam atenção:

  • procure um profissional da saúde para saber quais os exercícios recomendados para você de acordo com sua condição física, idade, peso, etc;
  • invista em itens que vão favorecer a prática segura da atividade, como um tênis com amortecedor e confortável, para apoiar as articulações e reduzir o impacto;
  • evite a sobrecarga de atividade e o alto impacto, pois pode causar o desgaste das articulações ao invés de fortalecê-las. 

Leia também: Como evitar dor na coluna com atitudes básicas no dia a dia

3. Evite movimentos repetitivos

Se seu trabalho é manual, se você passa o dia digitando no computador, ou realiza algum movimento repetitivo com frequência, aprender como cuidar das articulações é indispensável.

Afinal, evitar movimentos e atividades repetitivas está entre os passos principais para garantir o bom funcionamento das juntas e se prevenir de problemas futuros

Claro que, muitas vezes, não há como parar definitivamente esses movimentos, principalmente quando estamos falando de trabalho. Mas é importante praticá-los com atenção:

  • fique atento a forma como você está desempenhando o movimento, fazê-lo de forma automática é o primeiro passo para fazer errado;
  • faça pausas para alongar a articulação antes de retomar a atividade;
  • utilize equipamentos que possam favorecer uma melhor postura e desempenho. 

Essas são algumas dicas que podem ajudar a cuidar das articulações quando as ações repetitivas não podem ser evitadas. 

Leia também: Como melhorar dor no cotovelo: entenda quais são as causas e cuidados básicos

Qual o médico que cuida das articulações? 

Agora que você sabe como cuidar das articulações de forma preventiva, vamos responder uma das maiores dúvidas de quando falamos das populares “juntas”. 

Afinal, se eu sentir uma dor no joelho ou cotovelo, por exemplo, ou apenas quiser fazer um atendimento preventivo para saber se está tudo bem, qual profissional devo procurar? Ortopedista ou reumatologista?

A verdade é que, apesar de o ortopedista ser o primeiro profissional que pensamos procurar ao sentir um desconforto nas articulações, ele não é a única e melhor alternativa em alguns casos. 

O reumatologista é outro especialista que você deve considerar quando falamos sobre como cuidar das articulações. 

Apesar de ambas as áreas serem próximas e, muitas vezes, atuarem em conjunto, cada uma delas pode ser mais indicada a depender do seu caso. 

Isso porque enquanto o ortopedista cuida de questões relacionadas aos ossos, como fraturas, luxações e rompimento de ligamentos, o reumatologista fica com a parte das inflamações que podem acometer as articulações.

Desse modo, para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com quadros de artrose, artrite, osteoporose, tendinite, e outras questões inflamatórias, o reumatologista é o profissional mais indicado. 

Certo, mas como saber qual médico que cuida das articulações procurar quando não sei o que tenho? Você pode estar se perguntando. 

Bom, existem algumas observações que você deve fazer para ter uma resposta mais certeira.

O incômodo é resultado de um trauma, como uma batida ou torção? Você sofreu uma fratura ou passou a sentir dor na articulação após uma atividade física de esforço? Nesses casos, o ortopedista é o mais indicado. 

Agora, se você está sentindo dores frequentes, acompanhadas de sinais de inflamação, como vermelhidão e dificuldade de movimentação, sem nenhuma explicação aparente, é hora de marcar uma consulta com um reumatologista. 

Cuida das suas articulações com os profissionais da CenttralMed! 

Se as dores articulares estão frequentes, talvez seja hora de iniciar um acompanhamento profissional para garantir uma melhora total do seu quadro. 

Na CenttralMed, clientes que fazem parte do programa Consultas do Bem têm acompanhamento médico gratuito, pagando apenas por exames, caso sejam solicitados.

Assim, se você precisa de uma consulta de urgência, ou apenas quer aprender como cuidar das articulações e fazer uma consulta preventiva, aproveite para marcar um horário de atendimento com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.
Quer saber mais? Fale conosco via whatsapp clicando aqui.