Início » Como desentupir o nariz do bebê? 5 dicas para livrá-lo do mal estar

Como desentupir o nariz do bebê? 5 dicas para livrá-lo do mal estar

Enfrentar dificuldades para respirar pode ser um grande desconforto para o seu filho. Para ajudá-lo nesses momentos, conheça algumas técnicas de como desentupir o nariz do bebê. 

Para as mamães e papais de primeira viagem, como desentupir o nariz do bebê é uma dúvida frequente. 

Isso porque, seja por um resfriado ou quadro de alergia, o nariz congestionado é uma situação muito comum entre os pequenos.

Mas, apesar de corriqueiro, o congestionamento nasal pode ser um grande incômodo para os pequenos e motivo de preocupação para os pais. 

Afinal, durante os primeiros meses, os bebês apenas respiram pelo nariz, portanto, não conseguem usar a boca como apoio nesses momentos.

A boa notícia é que existem algumas atitudes simples e recursos básicos que podem ajudar a livrar seu filho desse desconforto

Quer saber qual a melhor forma de desentupir o nariz do bebê? Então, continue sua leitura!

Nariz entupido: quais os riscos para a criança?

O desconforto é, sem dúvida, a primeira coisa que pensamos ao falar sobre nariz congestionado em bebês. Mas certamente esse não é o único problema dessa condição. 

Quando o pequeno está com as vias nasais obstruídas, sente dificuldades para respirar, o que impacta diretamente o seu sono e a alimentação, especialmente a amamentação. 

Na realidade, em alguns casos, de fato o nariz entupido não é motivo para grandes preocupações, e pode ser resolvido facilmente em casa com truques de como desentupir o nariz de bebê.

No entanto, como falamos, pode acabar prejudicando outras áreas da rotina familiar, como a hora das sonecas e a amamentação, já que o recém-nascido ainda não está apto a respirar pela boca.

Agora, quando essa obstrução nasal vem acompanhada de sintomas como:

  • febre;
  • dor no corpo (se o bebê resmunga ao ser movimentado);
  • tosse e espirros;
  • chiado ao respirar, entre outros.

Esse pode ser um quadro de resfriado ou gripe, ou até questões relacionadas a adenoide e mígdalas, o que pede uma atenção mais especial e o acompanhamento médico

Como desentupir o nariz do bebê? 

Se o nariz congestionado está incomodando seu filho, mas não está relacionado a nenhuma outra condição de saúde, existem algumas formas de ajudar a aliviar o sintoma em casa, com segurança

A seguir, veja algumas opções de como desentupir o nariz do bebê para você colocar em prática. 

1. Incline o colchão na hora da soneca

Quando falamos em como desentupir nariz de bebê, o foco é aliviar a sensação desagradável que os pequenos sentem nessas horas, não é?

Afinal, não existe nada pior do que enfrentar dificuldades para respirar. 

Pense só, se para nós, adultos, isso pode ser incômodo, imagine para um bebê que ainda não respira automaticamente pela boca?

Por isso, o primeiro passo é garantir que seu filho consiga respirar melhor.

Uma dica excelente para solucionar essa questão é investir no uso do travesseiro embaixo do colchão

Esse truque ajuda a criar uma inclinação no berço do bebê, deixando sua cabeça mais elevada em comparação a posição do corpo. 

Dessa forma, é possível evitar que a secreção fique acumulada no nariz, obstruindo as vias nasais. E o desconforto, principalmente na hora da soneca, fica menor. 

2. Prefira banhos mornos

Muitas vezes, o excesso de muco nasal é o que causa a dificuldade de respirar nos pequenos. 

Em alguns casos, essa condição pode se estabelecer por conta de resfriados, gripes e alergias, mas também pode ser apenas devido à anatomia do nariz do bebê, que ainda é pequeno e possui aberturas estreitas.

Em todo caso, quando o muco não é eliminado, ele tende a se solidificar, o que torna a eliminação mais difícil.

Nessas horas, o segredo é encontrar maneiras de tornar a mucosa mais líquida.

Uma excelente forma de fazer isso é no banho morno, que além de relaxar o bebê, ajuda a amaciar o muco e desobstruir as vias respiratórias.

3. Utilizar umidificadores de ambiente

Seguindo com a ideia de diluir o muco, os umidificadores e vaporizadores podem ser bons aliados. 

Essa é, inclusive, uma dica de como desentupir o nariz do bebê que pode ser adotado por muitos anos, pois traz benefícios até mesmo para a respiração de nós, adultos.

Isso porque, assim como o valor do banho morno, o umidificador de ar irá facilitar a excreção do muco e a respiração, sem ser necessário recorrer ao chuveiro todas as horas.

Para quem não possui os equipamentos, uma bacia com água morna no quartinho ou outro cômodo em que o bebê está também pode funcionar. Mas é preciso ficar atento para evitar acidentes com crianças que já estão engatinhando ou andando. 

Nos dias mais quentes, em que a umidade do ar tende a ser relativamente mais baixa, o uso desses aparelhos podem ajudar ainda mais. 

4. Fazer lavagem nasal 

A lavagem nasal é uma das formas de como desentupir o nariz do bebê mais usado e indicado, por ser segura e muito eficiente.

Para fazê-la, você só irá precisar de soro fisiológico, um conta gotas (para bebês menores) ou uma seringa sem agulha.  

Uma vez que o líquido for aplicado nas narinas do pequeno, ela ajudará a tornar as secreções mais fluidas, favorecendo a eliminação. 

Para ver como a higienização nasal é feita e esclarecer suas dúvidas, veja o vídeo da Dra. Kelly, do canal Pediatria Descomplicada, e acompanhe a demonstração prática: 

5. Usar um aspirador nasal 

Por fim, entre as dicas de como desentupir o nariz do bebê em casa, temos o aspirador nasal, um equipamento que pode ser muito útil para o livrar do congestionamento. 

Ele pode ser no formato de seringa de bulbo ou no que é controlado por sucção pelos pais, com o uso da boca. O objetivo é o mesmo: sugar as secreções que estão obstruindo as vias respiratórias da criança

Para uso da seringa, é muito importante garantir que todo o ar foi retirado do equipamento antes de inseri-lo na narina do bebê. 

Isso porque, se ela for apertada já no nariz do pequeno, ao invés de sugar a secreção, irá empurrá-las para mais fundo. 

Por isso, aperte todo o bulbo da seringa antes de introduzi-la nas narinas e depois solte para que as secreções sejam aspiradas. 

Já no caso do aparelho em que o adulto faz a sucção, basta ficar atento para fazer esse processo gentilmente e não causar desconforto. 

É indispensável higienizar muito bem o aspirador nasal depois de utilizá-lo para garantir que não desenvolverá germes que podem infectar o bebê em um novo uso. 

Garanta o acompanhamento médico do seu filho com a CenttralMed

Apesar de todas as dicas eficientes de como desentupir o nariz do bebê, pode ser que o quadro do seu pequeno persista e a orientação pediátrica seja realmente necessária para livrá-lo do incômodo. 

Para isso, você pode contar com a CenttralMed e o programa Consultas do Bem. Assim, você só irá arcar com exames solicitados, podendo agendar consultas de pediatria e outras especialidades sem custos adicionais. 

Quer saber mais sobre essa condição especial? Então, fale conosco via whatsapp clicando aqui.