Início » Como prevenir o câncer de próstata: dicas para cuidar da saúde ativamente

Como prevenir o câncer de próstata: dicas para cuidar da saúde ativamente

Aprender como prevenir o câncer de próstata é essencial para evitar o tumor e até mesmo outras doenças graves. Todos os homens precisam se cuidar, para manter o bem-estar sempre. Confira o guia sobre câncer de próstata da CenttralMed e mantenha-se informado sobre o tema.

Você sabe como prevenir o câncer de próstata? Esse é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Considerada uma doença silenciosa, a melhor forma de evitar complicações é com uma rotina saudável e exames periódicos – sobretudo após os 50 anos.

Segundo o Instituo Nacional do Câncer (INCA), são esperados 66 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil entre 2020 e 2022. Por isso, em incentivo ao novembro azul, a CenttralMed preparou um conteúdo completo, com dados e informações sobre como prevenir o câncer de próstata.

O que é câncer de próstata?

Embora comentado, muitos homens não sabem o que é câncer de próstata.

A próstata é uma glândula, do tamanho de uma castanha, que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Sua principal função é produzir parte do sêmen, nutrir e proteger os espermatozoides.

Conforme o homem cresce e se desenvolve, a próstata aumenta de tamanho em dois momentos da vida: durante a adolescência e a partir dos 40 anos. Nesses períodos acontece a multiplicação celular. 

Se durante o processo uma célula cancerígena aparecer, ela irá se multiplicar e tomar o espaço das células saudáveis.

Hoje, o câncer de próstata atinge 1 a cada 8 homens no Brasil. Além disso, o tumor é considerado o segundo mais mortal entre a população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão.

Fatores de risco

A origem do câncer de próstata é desconhecida, mas alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença:

  • Idade: no Brasil, de 10 homens diagnosticados com o tumor, 9 têm mais de 55 anos. O câncer de próstata é mais comum a partir dos 50 anos.
  • Histórico familiar: indivíduos com pai, irmão ou avô com o tumor antes dos 60 têm predisposição à doença.
  • Sobrepeso e obesidade: homens com peso corporal elevado têm maior propensão ao tumor, que geralmente é mais agressivo.
  • Estilo de vida: hábitos ruins, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, má alimentação e sedentarismo também estão na lista de fatores de risco.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Como dito, o câncer de próstata é assintomático nas fases iniciais e cresce de maneira lenta. Caso apresente sinais clínicos, é comum que o paciente sinta os mesmos sintomas característicos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e necessidade de ir mais vezes ao banheiro de dia ou à noite.

Quando está nas fases avançadas e é mais agressivo, o indivíduo sente dores ósseas e insuficiência renal, além da diminuição do jato e sangue na urina.

Embora alguns sintomas não sejam causados pelo câncer, é essencial ir ao médico investigar as causas do problema. Cuidar da saúde ativamente é a melhor maneira de evitar tumores e outras complicações.

Saber como prevenir o câncer de próstata é dever de todos os homens.

Como prevenir o câncer de próstata em 3 passos

1) Alimentação saudável

Ter dieta rica em vitaminas e minerais é a melhor forma de evitar o desenvolvimento da doença. Alguns alimentos são muito indicados na prevenção do câncer, sobretudo frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.

Confira quais não podem faltar na sua dieta:

  • Tomate
  • Atum
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Soja
  • Nozes
  • Chá verde
  • Goiaba vermelha
  • Melancia
  • Romã

Evite alimentos ricos em gorduras e carne vermelha.

2) Atividades físicas

O sobrepeso e obesidade aumentam as taxas de mortalidade por câncer de próstata. Por isso, é fundamental manter o peso ideal em todas as fases da vida. Para tanto, as atividades físicas não podem faltar na sua agenda.

Pratique seu esporte favorito todos os dias, durante 30 minutos, no mínimo. Não se esqueça de cortar o álcool e fumo, e substituí-los por hábitos saudáveis.

3) Exames de rotina

Homens a partir dos 50 anos (ou a partir do 45 anos com fatores de risco) devem ir ao urologista todos os anos. Essa é a melhor forma de como prevenir câncer de próstata e manter a saúde em dia.

No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos brasileiros nunca foi a um urologista. Os dados são extremamente significativos, visto que a melhor maneira de diagnosticar o problema é através de exames rápidos e simples.

O câncer de próstata tem cura quando detectado de maneira precoce. Estima-se que o diagnóstico feito durante as fases iniciais aumenta em 90% a possibilidade de cura.

Nessa fase, o tratamento é mais leve, feito de acordo com o diagnóstico do urologista. O médico poderá fazer uma cirurgia de remoção da próstata e indicar a radioterapia.

Principais exames

Para descobrir se o homem tem câncer de próstata ou não, são feitos dois exames:

  • Exame de toque retal: para o médico avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. O procedimento dura, no máximo, 10 segundos.
  • Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): é feito a partir da coleta de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida especificamente pela próstata. Se os níveis estiverem elevados, é possível que o paciente tenha o câncer.

Por mais necessários que sejam, muitos homens ainda têm preconceito, principalmente com o exame de toque e deixam de lado esses processos tão importantes para o diagnóstico precoce.

Tanto é que uma pesquisa feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida mostrou que, apesar de 95% dos entrevistados reconhecerem a importância do exame para diagnóstico precoce, 6% nunca fizeram nem pretendem fazer o exame de toque retal.

Quando o câncer é diagnosticado nas fases mais avançadas, ou seja, quando ele já se espalhou para outros órgãos, as chances de cura são muito menores. O paciente precisará fazer radioterapia, tratamento hormonal e quimioterápico.
A atenção primária à saúde é muito importante. Saber como prevenir o câncer de próstata deve ser um assunto recorrente, não apenas durante o novembro azul. Conscientize familiares e amigos a respeito do tema diariamente, para todos viverem bem, com muita qualidade de vida.