Início » Como prevenir a desnutrição infantil? 4 mudanças alimentares que podem ajudar

Como prevenir a desnutrição infantil? 4 mudanças alimentares que podem ajudar

Aprenda como prevenir a desnutrição infantil e garantir uma saúde melhor para seus filhos com mudanças alimentares. 

A desnutrição infantil acontece quando há deficiência de nutrientes no organismo de uma criança, o que pode ser motivado por várias razões, mas principalmente por uma alimentação incorreta — ou a falta dela. 

Com déficit de algumas substâncias tão importantes, a criança pode ter seu crescimento e desenvolvimento comprometido, pois seu organismo estará debilitado. 

Por essa razão, ao notar os sinais de desnutrição, o primeiro passo deve ser procurar por atendimento médico, para que o pediatra faça a avaliação da saúde do pequeno, e indique a intervenção necessária para reverter o quadro.

Além disso, também é possível fazer pequenas mudanças alimentares em casa para prevenir que a desnutrição ocorra. 

Portanto, se você sente que seu filho pode estar se encaminhando para um quadro de desnutrição, veja algumas dicas abaixo que podem te ajudar a deixá-lo mais saudável. 

O que é a desnutrição infantil?

A desnutrição infantil é uma patologia causada pela falta de nutrientes necessários para o desenvolvimento e saúde da criança. 

Considerada uma doença clínico-social, a desnutrição é um problema de saúde pública e é mais frequente em famílias de baixa renda, pois as crianças possuem menos acessoa a uma alimentação rica em nutrientes. 

A desnutrição é mais comum durante a primeira infância, principalmente entre os 6 meses a dois anos, período em que o leite materno já não é capaz de, sozinho, nutrir o pequeno. 

Nessa etapa, a introdução alimentar precisa ser feita com uma dieta saudável e de acordo com as necessidades nutricionais da criança. 

Além do déficit alimentar, a desnutrição também pode ser motivada por problemas ambientais dos locais nos quais as crianças vivem. 

Em muitos casos, a criança desnutrida mora em uma região com condições sanitárias precárias, contribuindo para o aparecimento de outras doenças que tem a desnutrição como um “efeito colateral”, como as doenças diarreicas

Como prevenir a desnutrição infantil?

1. Monte um cardápio nutritivo

Se a alimentação é o principal motivo do problema, ela também é o melhor caminho para prevenir a desnutrição infantil.

Em geral, uma criança corre o risco de ficar desnutrida quando sua alimentação possui deficiência em nutrientes e vitaminas, como ferro, zinco, cálcio, e as vitaminas A, E, C e D. Sem esses componentes, o organismo não consegue se desenvolver de forma saudável.

Assim, o primeiro passo para evitar essa situação é enriquecer a dieta do pequeno com os nutrientes necessários. Alguns alimentos que você pode preparar para melhorar a saúde da criança são:

  • ferro: feijão, figado, beterraba, brócolis, couve;
  • zinco: aveia, amendoim, farelo de trigo, chicória;
  • cálcio: leite, queijos, iogurtes naturais, castanhas;
  • vitaminas A, E, C e D: verduras de folhas escuras, frutas, ovos e peixes. 

Quanto mais natural e diverso o cardápio for, mais bem nutrida a criança estará. Por isso, não hesite em apresentar novos alimentos para seu filho.

2. Estabeleça horários para comer 

Tão importante quanto preocupar-se com o que comer, quando falamos em como prevenir a desnutrição infantil, ter disciplina e respeitar os horários para alimentar são indispensáveis. 

Não adianta fazer um café reforçado e variado para o pequeno, se ao longo do dia ele não continuar se alimentando de forma saudável. É preciso estabelecer uma rotina alimentar, com horários para fazer cada refeição.

Assim, além de garantir que seu filho estará bem alimentado, você evitará que ele faça as famosas “beliscadas” com alimentos que não são saudáveis. 

Por fim, estabelecer uma rotina e segui-la durante a infância fará seu filho aprender hábitos saudáveis que ele levará para a vida

3. Evite alimentos industrializados 

Com a rotina corrida é comum que as pessoas procurem por facilidade e praticidade. Infelizmente, a alimentação é um dos aspectos que também acabam passando por esse processo.

No entanto, quando falamos em como prevenir a desnutrição infantil, um dos pontos mais importantes é evitar alimentos ricos em açúcares e conservantes, como os industrializados e processados.

Quanto mais tarde a criança tiver contato com esse tipo de alimento, melhor será o seu paladar e, consequentemente, sua nutrição e saúde. 

Por isso, fique atento às comidas que você oferece ao pequeno para que o consumo de alimentos não saudáveis não se torne rotineiro. 

Leia também: Como combater a obesidade infantil: 8 dicas práticas para cuidar da saúde das crianças

4. Faça boa escolha de lanches 

Por fim, outra dica que pode ajudar a manter uma criança saudável é cuidar de sua alimentação mesmo nos momentos em que está longe de casa. 

Isso significa que os lanches que seu filho leva para a escola não devem ser escolhidos por ele, ou pode ser que ele faça más escolhas.

Ao invés disso, crie um cardápio variado e, principalmente, criativo para que o pequeno não apenas se alimente, mas consuma os nutrientes e vitaminas que seu organismo precisa para continuar saudável.  Frutas e lanches naturais são uma boa escolha!

Leia também: Desafios da educação infantil: como lidar com os problemas mais comuns

Faça o acompanhamento médio do seu filho! 

Agora que você sabe como prevenir a desnutrição infantil, não deixe de implementar os pequenos cuidados com a alimentação do seu filho. 

No entanto, se mesmo assim seu pequeno apresenta sinais como:

  • perda de peso;
  • fraqueza;
  • diminuição da concentração;
  • anemia;
  • crescimento lento;
  • diminuição da imunidade.

Pode ser que ele esteja precisando de um acompanhamento médico para que um diagnóstico seja realizado e o melhor tratamento para nutrição recomendado. 

Além de mudanças na dieta, o pediatra pode indicar suplementações que vão ajudar a manter a criança saudável, assim como indicar o acompanhamento nutricional, caso seja necessário. 

Para ter esses atendimentos, você pode contar com o quadro especialistas da CenttralMed. O nosso programa Consultas do Bem permite o acompanhamento médico sem tempo de carência ou custos, pagando apenas por exames. 

Se você quer tirar todas as dúvidas sobre como prevenir a desnutrição infantil, marque uma consulta com um pediatra para esclarecer todas as questões e iniciar o tratamento adequado. 

Fale conosco via whatsapp clicando aqui.