Início » O que fazer para prevenir câncer de mama: 7 dicas para aplicar no dia a dia

O que fazer para prevenir câncer de mama: 7 dicas para aplicar no dia a dia

Você sabe o que fazer para prevenir o câncer de mama? Acredite: que é mais simples do que parece! Confira 7 dicas para manter a saúde em dia e evitar problemas graves.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres no Brasil e em todo o mundo. Causado por fatores hereditários, genéticos, comportamentais ou hormonais, é essencial que a mulher aprenda o que fazer para prevenir câncer de mama, de modo a evitar complicações.

Por isso, a CenttralMed listou sete maneiras simples de evitar a doença! Continue lendo 

Por que cuidar da saúde mamária é tão importante?

Embora raro antes dos 35 anos, é essencial que mulheres cuidem ativamente da saúde desde a adolescência e saibam o que fazer para prevenir o câncer de mama. Isso porque, quando detectado nas fases iniciais, as chances de cura são maiores e os tratamentos são menos agressivos.

Para se ter uma noção sobre a gravidade da doença, só em 2020 foram estimados cerca de 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama em todo mundo – número que representa 2,45% dos casos de câncer em mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil teve 66.280 mil novas ocorrências naquele mesmo ano.

Aqui no país, esse tipo de câncer é o mais incidente em todas as regiões, exceto no norte. Em 2019, a taxa de mortalidade da enfermidade no Brasil foi de 16,14 e 15,08 a cada 100 mil, nas regiões Sudeste e Sul, respectivamente.

Já para 2021, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) projeta quase 700 mil óbitos causados pela doença no mundo (15,5% das mortes por câncer na população feminina).

Se você tem dúvidas sobre o que fazer para prevenir o câncer de mama, saiba que conhecer e estar atenta ao seu próprio corpo é a melhor forma de prevenir e tratar essa e outras doenças.

É fundamental que a mulher esteja com seus exames em dia, em todas as idades!

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Alguns dos principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Alterações no mamilo: descamação ou ulceração
  • Nódulos fixos e indolores
  • Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço
  • Secreção anormal nos mamilos (transparente, rosada ou avermelhada)
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
  • Dores nos seios

Os sinais e sintomas variam de mulher para mulher; sem contar que algumas não apresentam nenhuma alteração. Por isso, é essencial realizar check ups ginecológicos todos os anos para manter a saúde em dia.

Fatores de risco

Como dito, o câncer de mama pode ser derivado de fatores comportamentais, genéticos, hereditários ou hormonais. Em suma, os riscos de ter a doença aumentam a partir dos 35 anos, sobretudo após os 50 – estima-se que quatro a cada cinco casos acontecem a partir dessa idade.

Mas, outros fatores de risco são:

  • Obesidade ou sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Inatividade física
  • Consumo de álcool e cigarros
  • Histórico familiar
  • Não ter tido filhos
  • Uso de contraceptivos hormonais
  • Parar de menstruar após os 55 anos
  • Primeira gravidez após os 30 anos

O câncer de mama tem cura?

Sim! É importante frisar que, quanto mais cedo detectado, mais fácil de curar.

Tumores no estágio inicial têm 95% de chances de cura. Contudo, quando alcançam o nível 4, o chamado câncer metastático ou avançado, a probabilidade diminui. Isso ocorre porque o tumor já se espalhou para outros tecidos e órgãos, e o tratamento é mais difícil.

Em casos hereditários e genéticos as chances de cura também diminuem.

Mas, sabia que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama que aconteceram no Brasil em 2020 poderiam ter sido evitados com hábitos saudáveis?

O que fazer para prevenir câncer de mama: 7 dicas valiosas

De acordo com o Ministério da Saúde, a simples junção entre uma boa alimentação e a prática de atividades físicas diminuem em até 28% o risco do desenvolvimento desse tipo de problema!

Cuide da sua saúde todos os dias. Confira sete dicas do que fazer para prevenir câncer de mama:

  1. Alimentação saudável

Como dito, uma dieta cuidadosa e saudável ajuda a diminuir a predisposição à doença. Consuma alimentos naturais, como leguminosas, feijões, frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Evite industrializados, enlatados e carnes processadas.

  1. Mantenha o peso corporal adequado

Um estudo realizado na Dinamarca mostrou que mulheres na menopausa com IMC maior que 30 tinham tumores maiores e mais agressivos. Logo, manter o peso ideal de acordo com a sua idade e altura evita o câncer de mama e outros problemas de saúde.

  1. Pratique atividades físicas

As atividades físicas ajudam a equilibrar hormônios, fortalecer o sistema imunológico e manter o peso adequado. Tudo isso ajuda a prevenir não só o câncer de mama, como o de intestino e o de endométrio! Organize a rotina e pratique o exercício que você mais gosta, por pelo menos 30 minutos, todos os dias.

  1. Amamente seu filho

A amamentação só traz benefícios à mãe e ao filho. Além de evitar que crianças fiquem obesas, mulheres que amamentam durante um ano têm 4,3% menos chances de desenvolver tumores na mama.

Outros grandes benefícios da amamentação é que ela reduz em 30% e 11% as chances do desenvolvimento de câncer de ovário e de endométrio, respectivamente.

  1. Evite cigarros e álcool

O tabagismo e fumo aumentam o risco do câncer de mama. O álcool por si só aumenta os níveis de estrogênio no corpo, o principal hormônio envolvido na multiplicação de células  tumorais na região mamária. Por isso, o ideal é excluir ambos da rotina.

  1. Realize o autoexame e a mamografia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Mastologia indicam que a mamografia seja realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.

Já o autoexame deve ser feito uma vez ao mês, sempre após o período menstrual. Até mesmo mulheres que realizam mamografias anuais devem se tocar em casa! O autoexame permite que a mulher fique ainda mais atenta a possíveis mudanças na região das mamas.

Ele deve ser realizado em frente ao espelho ou deitada:

  • Em frente ao espelho: primeiro, observe as mamas com os braços abaixados, ao lado do corpo. Depois, levante os braços e coloque as mãos atrás da cabeça. Verifique o entorno e o bico dos seios. Você também deve apertar os mamilos de maneira suave, para verificar há presença de secreção.
  • Deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda, dedilhe o seio direito. Faça a mesma coisa na mama esquerda.
  1. Vá ao ginecologista todos os anos

E, é claro: não se esqueça de ir ao ginecologista uma vez ao ano. Ir ao médico é um ato de autocuidado e amor-próprio indispensável!

Agora você já sabe o que fazer para prevenir o câncer de mama. Inclua nossas dicas na sua rotina e fique atenta a qualquer alteração no seu corpo.

Aqui na CenttralMed estamos prontos para te ajudar sempre que você precisar. O melhor é que clientes inscritos no programa Consultas do Bem garantem isenção no pagamento de consultas ginecológicas. Você só precisa se cadastrar no site e marcar seu próximo agendamento, sem burocracias ou período de carência.

Ficou interessada? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o benefício.