Início » 4 sinais de problema de coração para ficar alerta

4 sinais de problema de coração para ficar alerta

O seu corpo fala, basta saber ouvir. Veja quais os sinais de problema de coração, suas causas e como se prevenir das doenças cardiovasculares. 

Quando você pensa em sinais de problema de coração, logo imagina palpitações, dor no peito e batimentos desgovernados? Pois saiba que uma condição cardíaca pode apresentar muitos sintomas além desses.

A verdade é que o coração, apesar de estar localizado no peito, não tem sua ação apenas naquela região: o sangue que ele bombeia corre por todo o organismo humano, influenciando o funcionamento de outros órgãos. 

Por isso, os sinais de problema no coração podem ser os mais diversos e sentidos em partes do corpo que você nem sequer imaginaria relacionar com doenças cardiovasculares

Isso porque estamos falando de doenças silenciosas que, diferente de uma fratura que só de bater o olho já entendemos que algo está errado, é preciso conhecer mais profundamente os sutis sintomas para agir o mais rápido possível.

Assim, o ideal é que todos adotem um comportamento preventivo para garantir que o órgão, tão vital para nossa vida, não seja colocado em risco por falta de atenção ou cuidado. 

E, para isso, você deve conhecer os sinais de problema de coração e ficar atento ao que seu corpo está querendo dizer. 

Principais sinais de problema de coração que merecem atenção

1. Fadiga excessiva

Sabemos que o cansaço é um sintoma comum da rotina corrida que levamos, mas quando a fadiga chega depois de atividades simples do cotidiano, pode ser um indício de que algo não vai bem. 

A fadiga, acompanhada da falta de ar, é um dos sinais de problema de coração que merece grande atenção, pois pode estar relacionado com uma dificuldade do órgão em desempenhar sua função (seja por estar fraco ou dilatado). 

Desse modo, ao perceber que o cansaço está frequente, o mais indicado é buscar por atendimento médico para entender sua causa.

Entre as doenças cardiovasculares, a fadiga é um sintoma de arritmias, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial e doenças valvares.

Leia também: Pontadas frequentes no coração: descubra 10 causas e como aliviar dores

2. Pernas e pés inchados

Um sintoma comum durante os últimos meses de uma gestação, ou em dias de muito calor, também pode ser um sinal de problema do coração. Você sabia?

Também relacionados a insuficiência cardíaca, muitas vezes o coração enfraquecido passa a bombear sangue com menor pressão, o que dificulta a sua distribuição por todo o corpo.

Isso faz com que o sangue não chegue a algumas regiões, como acontece com as pernas e pés. 

Junto ao inchaço, a dor nas pernas e pés também pode ser um dos sinais de problemas no coração, pois ao ter a quantidade de sangue para suprir suas necessidades, o corpo acaba retendo líquido.

3. Desmaios e vertigens

Pode parecer uma simples tontura, mas se a vertigem aparece com frequência, e algumas vezes resulta até mesmo em desmaios, esse pode ser um sintoma que acusa que algo não está legal.

No diagnóstico de doenças cardiovasculares, esses são sinais de que o fluxo sanguíneo não está chegando ao cérebro

Quando isso acontece, o resultado é uma perda súbita de consciência, pois a queda da pressão arterial faz com que o oxigênio no cérebro seja insuficiente.

Arritmias cardíacas e estreitamento de válvulas podem ser algumas das condições que têm esses sintomas entre os principais sinais de alerta. 

Leia também: Evite a hipertensão: 15 alimentos para reduzir pressão alta

4. Mãos e pés frios 

Se você está constantemente com a sensação de frio não nas mãos ou pés, esse pode ser um dos sinais de problema no coração que merecem sua atenção.

Muitas vezes, se essa sensação se dá sem motivos: não está, de fato, fazendo frio, você não esteve em contato com água gelada, ou algo que a justifique, ela pode indicar uma insuficiência cardíaca. 

Ou seja, o seu coração pode não estar bombeando sangue o suficiente para chegar até as extremidades do seu corpo. 

Além disso, é comum que se perceba a ponta dos dedos dos pés e mãos em uma coloração azulada, diferente da habitual. 

Como prevenir problemas de coração?

Conhecer os sinais de problema de coração é um dos passos mais importantes quando falamos em prevenção. 

Afinal, por mais silenciosas que pareçam ser, alguns sintomas sutis, se bem conhecidos, podem levar a um tratamento preventivo antes de, de fato, as doenças cardiovasculares chegarem a estágios mais avançados

Por mais que alguns sintomas possam ser confundidos com outras questões mais simples, é a frequência com que eles aparecem que você deve observar.

Nesse contexto, colocar a sua saúde em primeiro lugar e desenvolver um olhar mais atento ao que o seu organismo indica faz parte do cuidado preventivo, o que é muito importante para garantir uma vida longa e de mais qualidade

Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

Para ficar longe das estatísticas e se prevenir de complicações no sistema cardiovascular, o mais importante é manter uma rotina de cuidados preventivos, com acompanhamento médico e realização de exames.

Realizar um check-up do coração regularmente pode ser muito interessante para acompanhar como está o funcionamento desse órgão tão vital. 

Não espere a piora dos sintomas: consulte um cardiologista!

Como vimos, os sinais de problema de coração podem ser os mais diversos e, muitas vezes, enganosos. Por isso, se você sente algum dos sintomas citados acima frequentemente, talvez seja hora de iniciar um acompanhamento médico. 

Para isso, você pode contar com a CenttralMed. Clientes conveniados do programa Consultas do Bem podem realizar atendimentos médicos gratuitos com cardiologistas e outras especialidades, pagando apenas pelos exames, e sem esperar por tempo de carência. 

Demais, não é? Então aproveite esse benefício e coloque sua saúde em primeiro lugar! Quando falamos em saúde do coração, a prevenção é sempre o melhor remédio. 

Acesse o site para agendar sua consulta!