Início » Quais são os sintomas do câncer de próstata? Conheça os sinais do aparecimento da doença

Quais são os sintomas do câncer de próstata? Conheça os sinais do aparecimento da doença

Conheça quais são os sintomas do câncer de próstata e veja como se prevenir do mal que acomete homens em todo o mundo

Você sabe o que é o câncer de próstata? 

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada embaixo da bexiga, responsável por parte da produção do líquido seminal. 

Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, contabilizando mais de 65 mil casos no Brasil, em 2020. O que equivale a quase 30% dos casos de câncer na população masculina.

Conhecido por ser uma doença silenciosa, de poucos sintomas na etapa inicial, o câncer de próstata possui grandes chances de cura. Para isso, porém, a doença deve ser diagnosticada ainda em estágio inicial.

Uma medida preventiva indispensável é a realização dos exames conforme a idade avança e outros fatores de risco são percebidos. 

Além, claro, de conhecer quais são os sintomas do câncer de próstata e se atentar às mudanças do seu próprio corpo. Para saber mais sobre esses sinais e como prevenir o câncer de próstata, continue a leitura. 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata se caracteriza por ser uma doença silenciosa, o que pode dificultar o diagnóstico precoce — tão importante para a cura. 

É indispensável que os homens se atentem à saúde, pois os primeiros estágios da doença muitas vezes podem nem mesmo apresentar sinais, o que torna a intervenção médica ainda mais delicada, pois normalmente ao ser descoberto o câncer já está em fases avançadas. 

Nesse cenário, conhecer quais são os sintomas do câncer de próstata é a melhor forma de garantir que, ao menor indício de anormalidade, o tratamento possa ser iniciado.

Para evitar que isso aconteça, além de fazer o acompanhamento preventivo, é necessário conhecer seu próprio corpo, assim como os sintomas. A seguir, veja quais são os principais. 

1. Incontinência urinária 

Quando falamos sobre quais são os sintomas de câncer de próstata, a incontinência urinária é um dos primeiros a aparecer, mas muitas vezes passa despercebido. 

E quando notada, a perda do controle da bexiga é um sinal que nem sempre recebe a devida importância.

A incontinência nada mais é do que a perda de urina ao rir mais forte, tossir ou espirrar. Esse escape de xixi acontece de forma involuntária, devido a uma incapacidade de controlar a micção. 

2. Vontade frequente de urinar 

Pode ser que ter vontade de fazer xixi muitas vezes seja algo comum para você, no entanto, caso essa sensação aumente, é preciso ficar atento, pois isso pode indicar que algo não está bem.

Da mesma forma, se a quantidade de urina expelida for maior que o normal, esse também pode ser um dos sintomas de câncer de próstata. 

Por isso, é indispensável que você saiba qual o funcionamento natural do seu organismo para perceber qualquer anormalidade

Leia também: Quais são os sintomas do câncer de mama? Descubra como prevenir o aparecimento da doença

3. Dificuldade de urinar

Assim como o xixi em excesso pode ser preocupante, a falta de urina também é um indicativo de que existe um problema.

Se você sente vontade de urinar, mas ao chegar ao banheiro nada sai, ou se demora segundos (ou até minutos) para que as primeiras gotas caiam, é preciso ficar atento. 

4. Sangue na urina

Não dá para falar sobre quais os sintomas de câncer de próstata e não citar o sangue na urina. Esse é, certamente, o sinal mais perceptível de que nosso organismo não está bem.

Assim, sempre que acabar de urinar, o ideal é que você confira a coloração do xixi, que deve ser transparente. 

Em alguns casos, o sangue na urina pode ser imperceptível a olho nu. Por isso, é ainda mais importante se atentar ao acompanhamento preventivo e realizar check ups anuais, pois em alguns casos o sangue só será identificado com um exame de urina. 

Quais os fatores de risco para o câncer de próstata? 

Agora que você já sabe quais são os sintomas do câncer de próstata é importante ficar por dentro dos fatores de risco que podem desencadear a doença. 

Genética familiar 

A genética é aquele fator não modificável ou evitável que pode levar ao câncer. 

Por isso, é muito importante que, se algum familiar de primeiro grau (pai, irmão, tio) foi diagnosticado com o câncer de próstata, deve-se iniciar o acompanhamento médico precoce e continuar fazendo exames anualmente. 

Idade avançada 

A idade também é um fator de risco inevitável. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), à medida que a idade avança, maiores são as chances de desenvolver a doença.

De acordo com dados do Instituto, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos

Além disso, a doença se torna mais frequente em pessoas acima de 65 anos (75% dos casos), o que faz com que o câncer de próstata seja conhecido como o câncer da terceira idade.

Obesidade

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco que podem ser controlados com pequenas mudanças comportamentais e alimentares. 

Segundo o INCA, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Por isso, é muito importante ficar atento ao aumento de peso, sobretudo com o avanço da idade, e evitar o sedentarismo. 

Se você possui algum desses fatores, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que os exames preventivos sejam feitos a partir dos 45 anos.

Para homens em geral, que não possuem nenhum histórico familiar da doença e não perceberam nenhum dos sintomas, a prevenção deve iniciar a partir dos 50 anos.

Como prevenir o câncer de próstata? 

Não existem medidas que evitem o surgimento dessa doença, mas segundo a SBU, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.

Por estar relacionada com alguns fatores não modificáveis, como a idade e a genética, por exemplo, o que resta como forma de prevenção é o cuidado com a saúde e a mudança de hábitos nocivos que podem elevar as chances de desenvolver a doença. 

Sabendo quais são os sintomas de câncer de próstata, para evitá-los, você deve: 

Conte com a CenttralMed na prevenção de doenças!

Agora que você conhece quais são os sintomas do câncer de próstata, caso você tenha notado algum sinal, se já tem mais de 50 anos ou se faz parte do grupo de risco, não deixe de fazer os exames preventivos. 

Na CenttralMed, você pode realizar o acompanhamento médico na clínica geral, além de outras especialidades como a urologia, com isenção de pagamento de consultas e sem tempo de carência. 

Conheça o programa Consultas do Bem e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde.