Início » O que é sopro no coração? Descubra os principais sintomas e possíveis causas

O que é sopro no coração? Descubra os principais sintomas e possíveis causas

Se você não sabe o que é sopro no coração, chegou a hora de descobrir. Essa condição silenciosa pode fazer muito barulho internamente e trazer consequências perigosas. 

Você certamente já ouviu o assobio que o vento faz ao passar por uma fresta em sua janela. Agora, imagine que seu sangue, ao passar pelas estruturas do seu coração, faça um barulho muito semelhante. 

Esse ruído, que só consegue ser percebido pela ausculta cardíaca, é o que chamamos “sopro no coração”. 

Apesar de não ser uma doença, em alguns casos esse barulho pode ser um indício de que algo não vai bem no funcionamento do seu sistema cardiovascular.

Por isso, é muito importante entender o que é sopro no coração, suas causas e sintomas, além de manter um acompanhamento com o cardiologista para diagnosticar qualquer alteração logo de imediato. 

A seguir, veja algumas informações relevantes sobre o assunto e tire suas principais dúvidas. Vamos lá. 

Afinal, o que é sopro no coração?

Apesar de ser um termo conhecido, poucos sabem o que é sopro no coração. Essa é uma condição que caracteriza o ruído causado por uma circulação sanguínea dificultada, normalmente devido a uma alteração em uma ou mais válvulas cardíacas.

O sopro no coração não é uma doença, mas uma condição que pode tanto ser fisiológica ou patológica, quando está associada a alguma doença e precisa ser monitorada. 

Assim, essa condição de saúde é conhecida como sopro no coração devido ao ruído produzido durante a passagem do sangue pelas estruturas do coração, que se assemelha a um sopro.

Como falamos, nem sempre o sopro cardíaco é perigoso. Muitas vezes, ele pode ser fisiológico, que não está relacionado a nenhum risco para a saúde, não precisa de tratamento e pode sumir naturalmente. 

O problema está no sopro patológico que indica um sinal de desordem no sistema cardiovascular e uma alteração no funcionamento do coração.

Leia também: Quando fazer um check up do coração? Conheça as principais recomendações

Quais os sintomas do sopro no coração?

Como vimos, o ruído cardíaco não pode ser naturalmente ouvido, apenas um profissional da saúde com os equipamentos necessários para a avaliação consegue identificar se trata-se, de fato, de sopro no coração. 

No entanto, existem alguns sintomas do sopro no coração que podem ser percebidos quando o paciente está enfrentando essa condição. 

Vale lembrar que em casos de sopro fisiológico não há sintomas. Mas em quadros de sopros patológicos, existem alguns sinais que podem indicar um possível sopro no coração. São eles:

  • ruído característico;
  • falta de ar;
  • dor no peito;
  • tontura e desmaios;
  • cianose (pele com coloração azulada);
  • alteração dos batimentos cardíacos;
  • tosse crônica;
  • sudorese mesmo sem esforço físico;
  • veias aumentadas e mais aparentes na região do pescoço.

Esses sintomas podem indicar que você pode estar com sopro no coração, no entanto, eles são comuns a muitas outras condições de saúde e doenças. Por isso, ao percebê-los o ideal é procurar um cardiologista.

Por ser uma questão silenciosa, agora que você sabe o que é sopro no coração, certamente já entendeu a importância de manter um acompanhamento e realizar check-ups anuais para garantir que está tudo bem com sua saúde em geral, especialmente o sistema cardiovascular. 

O que pode causar sopro no coração? 

Agora que você sabe o que é sopro no coração e quais os sintomas, vamos entender o que pode levar a essa condição. 

O sopro fisiológico, o inocente, acontece quando o fluxo sanguíneo corre rápido pelas válvulas cardíacas, e isso pode acontecer após uma atividade física ou ao ter febre, por exemplo.

Além disso, o sopro pode surgir com o avanço da idade, relacionado a alguma alteração nas válvulas do coração que pode ser comum na terceira idade. 

Já o sopro patológico pode ter como sua causa doenças cardíacas, anormalidades na estrutura do coração, infecções ou outras condições que acabam afetando o sistema cardiovascular. 

Desse modo, é importante ficar atento à saúde do coração, afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% das mortes por doenças cardíacas poderiam ser evitadas com hábitos preventivos. O que se refere desde às escolhas de vida mais saudáveis como ao controle médico. 

Quais os perigos do sopro no coração?

Agora que você sabe o que é sopro no coração e entende que essa condição não é uma doença, sabe que nem sempre o ruído é sinal de perigo. 

Assim, quando falamos em um sopro no coração fisiológico, ele não traz riscos para a saúde. 

No entanto, para saber qual o tipo de sopro no coração é preciso passar por uma consulta com um cardiologista, que irá realizar exames para identificar a causa. 

O sopro patológico, por sua vez, apesar de também não ser uma doença, pode ser um sinal do seu corpo de que algo não está funcionando em perfeito estado. 

Nesse cenário, quanto antes ele é percebido, mais rápido pode-se iniciar o tratamento para a doença cardíaca ou de outra natureza que está causando o sopro em seu coração. 

Assim, podemos dizer que o sopro no coração não oferece perigo, mas a doença ao qual ele está relacionado, em casos patológicos, pode ser o grande risco

Leia também: Evite a hipertensão: 15 alimentos para reduzir pressão alta

Não deixe para depois: consulte com um cardiologista

Sabemos bem que com saúde não se brinca, especialmente se tratando do coração, um dos maiores órgãos vitais do corpo humano.

Por isso, agora que você sabe o que é sopro no coração e quais os seus sintomas, se você acredita que possa estar com essa condição, procure um médico especialista para se informar e receber um diagnóstico. 

Na CenttralMed, conveniados ao programa Consultas do Bem recebem atendimento médico gratuito com cardiologista e outros especialistas, pagando apenas os exames quando necessário. 

Aqui você pode saber mais sobre os benefícios do programa e fazer o seu cadastro. Aproveite para cuidar da sua saúde de forma integral!