fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Como preservar a saúde do coração e aumentar a qualidade de vida e bem-estar

Como preservar a saúde do coração e aumentar a qualidade de vida e bem-estar

Prevenir é melhor que remediar, então, aprenda os principais cuidados que você deve tomar para evitar problemas do coração.

Se ter o coração partido fosse o maior dos problemas ligados a este órgão, poderíamos respirar mais aliviados mas, infelizmente, este não é o caso. Para saber como preservar a saúde do coração, é necessário compreender quais doenças podem acometê-lo.

Mas afinal, porque é importante manter a saúde do coração? É preciso entender que não são poucas as mortes devido a complicações cardíacas, bem como que as doenças do coração acontecem, muitas vezes, devido a carga genética de cada um de nós que, embora seja inevitável, pode ter suas características negativas contornadas por um acompanhamento médico especializado.

Ter cuidado com o sobrepeso e manter uma vida ativa e uma alimentação saudável já são passos importantes para zelar pelo coração, afinal, não é difícil relacionar exercícios físicos, boa alimentação e saúde do coração a uma vida saudável, não é mesmo?

Um acompanhamento médico adequado é essencial para saber como preservar a saúde do coração e  também garante a descoberta de obstáculos como diabetes e outras doenças silenciosas que podem dificultar a vida do paciente se não forem tratadas da forma correta.

Ter o acompanhamento de profissionais da saúde também ajuda, e muito, a superar dependências que maltratam o coração. Neste quesito o tabagismo merece destaque pois o vício pode causar problemas não apenas cardiovasculares, mas também oncológicos, entre outros.

Acompanhe este texto até o final para entender porque é importante manter a saúde do coração. Após a leitura, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que eles percebam como preservar a saúde do coração pode ser mais simples do que imaginam!

Mas afinal, como funciona o coração?

O coração é um órgão muscular oco cuja função é irrigar os demais órgãos e os músculos do corpo humano através de um complexo sistema de veias e artérias. Seu funcionamento independe da vontade humana e mesmo em casos de morte cerebral, ocorre a continuação do funcionamento dos músculos cardíacos que podem manter os outros órgãos vivos.

A estrutura cardíaca forma-se de cavidades onde o sangue é oxigenado para que possa manter a saúde dos demais órgãos. Depois de feitas as trocas gasosas o sangue é bombeado pelas artérias até que chegue a todos os tecidos.

Como você pôde perceber, o coração se relaciona com todos os órgãos do corpo e, por isso, seu mau funcionamento pode ser muito perigoso. Variações de pressão, por exemplo, podem indicar algo errado com o coração ou com o sistema vascular principalmente quando elas caracterizam um quadro de hipertensão.

Agora que você já entendeu como funciona o coração e porque é importante  manter a saúde do coração, siga as recomendações a seguir para garantir uma vida sem sustos!

Saiba como preservar a saúde do coração combatendo o sedentarismo

O corpo humano foi feito para se movimentar mas, infelizmente, a prática moderada e constante de exercícios tem se tornado cada vez mais rara. Se você faz parte da parcela da população que tornou-se sedentária, busque melhorar seus hábitos diários para fugir de problemas posteriores que variam de graves a fatais, afinal, pessoas sedentárias têm 30% de óbito mais rapidamente.

Atenção! Quem pensa que o sedentarismo só traz malefícios para pessoas mais velhas está muito enganado já que os jovens também desenvolvem cardiopatias devido à vida sedentária. Idade não é garantia de segurança neste caso pois problemas cardíacos acometem as mais diversas faixas etárias.

Como você já deve ter notado, os exercícios físicos com o devido acompanhamento médico e supervisão de profissionais da área estão na lista de exigências sobre como preservar a saúde do coração. Além disso, vale lembrar que a prática de exercícios trará ainda outras vantagens para a saúde de quem os pratica.

Boa alimentação e saúde do coração se complementam

Alimentação e saúde do coração andam lado a lado e, portanto, é importante procurar manter uma dieta balanceada para evitar a carência de nutrientes, o entupimento de veias e artérias e a obesidade, que é uma grande vilã para o coração.

Os médicos garantem que uma alimentação de qualidade juntamente com uma vida distante do sedentarismo são fatores essenciais para que o coração bata aliviado.

Alimentação e saúde do coração e do restante do corpo se relacionam inevitavelmente. Um organismo bem nutrido é naturalmente mais equilibrado e, se você já entendeu porque e como preservar a saúde do coração, já deve ter percebido que o equilíbrio é a grande chave para não adoecer.

Mantenha-se longe do estresse porque é importante manter a saúde do coração

Não ter uma boa saúde mental pode enfraquecer muito nosso organismo e o coração é um dos órgãos mais prejudicados pelo estresse. É necessário estar atento, pois o estresse é um oponente forte a ser enfrentado. Problemas pessoais, desafios profissionais e a agitação das grandes cidades, por exemplo, são capazes de minar a saúde mental de qualquer pessoa.

Os médicos apontam a importância de ter uma mente saudável e recomendam fortemente que todos mantenham maior cuidado neste quesito já que uma mente saudável reflete positivamente em todas as áreas do corpo humano. É bom salientar que dificuldades emocionais, ao contrário do que muita gente pensa, têm reflexos sérios no corpo humano e para saber como preservar a saúde do coração é necessário entender que procurar cuidar da saúde mental é importantíssimo.

Agora você já sabe porque é importante manter a saúde do coração, está na hora de mudar de vida

Lembre-se que saúde é o que temos de mais importante e mesmo que mudar de hábitos possa ser difícil, melhorar a qualidade de vida é sempre um bom motivo.

Boa alimentação e saúde do coração não podem ser separados um do outro então enquanto mantivermos uma alimentação equilibrada e saudável você já estará tomando uma boa atitude para evitar doenças cardíacas.

Saúde mental e combate ao sedentarismo também não podem ficar de fora da lista de quem quer manter o coração saudável, mas não vale lembrar que não há ninguém melhor que um médico para analisar nossas necessidades e nos ajudar a manter uma boa saúde.

Venha para a CenttralMed e conte com uma equipe completa de profissionais! Após se inscrever você não precisará aguardar qualquer período de carência, basta marcar sua consulta.

Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.