fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Como prevenir acidentes domésticos e ter uma casa mais segura?

Como prevenir acidentes domésticos e ter uma casa mais segura?

Entenda como evitar que sua casa seja perigosa para os moradores e previna-se de acidentes domésticos.

Quem nunca sentiu aquele alívio ao chegar em casa depois de um dia exaustivo? Em geral, nosso “lar, doce lar” transmite uma sensação de conforto e segurança única, mas será que a casa em que vivemos é realmente segura? Acompanhe o texto até o final e aprenda como prevenir acidentes domésticos.

A verdade é que qualquer um pode ter a infelicidade de sofrer algum acidente dentro de casa, mas crianças e idosos estão ainda mais expostos a este mal. Cada cômodo oferece riscos reais e não estar atento a como prevenir acidentes domésticos é uma péssima decisão.

Mantenha a casa segura para os idosos

É importante lembrar que a terceira idade apresenta desafios próprios e talvez o maior obstáculo para manter o idoso em segurança seja fazê-lo compreender que nesta fase da vida é importante conscientizar-se das limitações que o corpo apresenta.

Além da conscientização dos idosos, instalar barras de segurança para facilitar a locomoção e deixar os objetos mais usados no dia-a-dia em lugares de fácil acesso,são formas de prevenir acidentes domésticos. Não deixe fios soltos em casa e procure evitar o acúmulo de móveis: com um espaço livre de obstáculos, a locomoção dos idosos se torna mais segura.

Lembre-se de que uma grande parte das lesões sofridas pela população idosa acontece em casa e por isso é importantíssimo entender como prevenir acidentes domésticos!

É essencial que a saúde do idoso seja acompanhada de perto por um profissional da área. Conhecendo as necessidades de cada um, fica mais fácil perceber que atitudes tomar para melhorar a qualidade de vida dos que estão na melhor idade.

Dê atenção redobrada para as crianças

Se hoje vivemos por mais tempo e este período nos exige mais cuidados, é no início da vida que estão os maiores questionamentos sobre como prevenir acidentes domésticos. Fique atento pois casos de asfixia podem ocorrer durante a menor das distrações.

Enquanto os idosos precisam de auxílio para locomover-se, as crianças devem ser privadas de locais perigosos.

As crianças são mesmo muito curiosas e isso é comum e saudável. A vontade de conhecer faz com que os pequenos se aventurem em brincadeiras que podem ser bastante perigosas, então procure instalar telas de proteção nas janelas e mantê-las longe da cozinha e do banheiro, onde os acidentes são mais comuns.

Escadas também são cenários frequentes para queda de crianças, portanto, pense em instalar portões de segurança para deixar seu pequenino mais seguro.

Ah! Brinquedos e pequenos objetos também podem ser um pesadelo! Fique atento para que as crianças manipulem apenas objetos que não lhes possam causar sufocamento ou qualquer outro tipo de escoriação.

Como prevenir acidentes domésticos? Cuide do piso, dos móveis e da iluminação

Evite tapetes e, caso tenha vontade de mantê-los, opte por algum que tenha antiderrapante para diminuir a possibilidade de ele se tornar escorregadio. Na correria, a criançada pode acabar escorregando e, no caso dos idosos, mesmo em uma marcha comum, podem se tornar uma verdadeira armadilha.

Na verdade, pisos e tapetes merecem atenção especial. Em áreas externas ou que costumam ficar úmidas e molhadas, opte por pisos antiderrapantes e invista em um bom sistema de escoamento de água. Você perceberá como prevenir acidentes domésticos pode ser mais fácil com este planejamento.

Quanto mais linear e seco o piso estiver, menores são as possibilidades de uma queda, então procure trocar escadas por rampas e não deixe de lado o elemento antiderrapante.

Optar por móveis com quinas arredondadas sempre é uma boa pedida, pois em caso de quedas e batidas, eles se tornam menos propícios a causar ferimentos, principalmente se idosos e crianças utilizam este espaço com frequência.

Atenção, também, à iluminação dos cômodos. Locais bem iluminados previnem quedas e tropeços!

Tenha atenção especial com a rede elétrica

Os choques elétricos são responsáveis por muitos acidentes e até mesmo mortes. É preciso fazer a manutenção da rede elétrica com frequência para não ser pego de surpresa. Procure sempre um profissional da área e não opte por gambiarras, lembre-se de que todos os fios devem ter o isolamento correto.

Se há crianças em casa, alguns cuidados extras são necessários para evitar acidentes com a eletricidade. Choques de qualquer voltagem podem ser bastante perigosos para os pequenos e por isso merecem atenção especial.

Mas como prevenir acidentes domésticos nestes casos? Esteja atento aos cabos e tomadas ligados e não deixe nenhuma criança perto deles sem a supervisão de um adulto. No caso de tomadas vazias, procure isolá-las com elementos próprios para isso, afinal, crianças são muito curiosas e não é raro que tentem manipulá-las.

Evite queimaduras e cortes com pequenas atitudes

Cozinha não é lugar de criança, ao menos não sem a supervisão de um responsável. Talvez esta seja a área da casa mais propensa a acidentes não apenas para elas, mas para todos os moradores da casa.

Para  entender como prevenir acidentes domésticos na cozinha, deve-se ter atenção especial ao fogão. Esteja certo de que o fornecimento de gás não apresenta vazamentos e cuide de estar atento às chamas e panelas quentes para evitar queimaduras.

E o fogão não é o único vilão! Facas, garfos e outros objetos perfurocortantes são comuns nesta área e se as crianças não devem manuseá-los, os idosos também precisam de atenção especial já que muitos não têm mais a mesma coordenação motora, o que pode resultar em acidentes.

Tome cuidado com intoxicações e asfixias

Não é incomum que a cozinha esteja próxima a área de serviço da casa, onde produtos de limpeza e eletrodomésticos também estão presentes. Se há crianças em casa é essencial que os produtos de limpeza não possam ser acessados por elas.

Mas a intoxicação pode acontecer de outras formas. Caso os idosos precisem tomar medicamentos, verifique se estão ingerindo os remédios corretos e na dosagem e frequência recomendada pelo médico. Falando em medicamentos, procure deixá-los em locais onde as crianças não possam alcançá-los.

Plantas venenosas também podem causar intoxicação caso ingeridas e uma simples sacola plástica pode acabar causando asfixia durante uma inocente brincadeira de criança. Se a criança é alérgica a algum alimento, mais um motivo para tomar cuidado dentro de casa já que algumas reações alérgicas podem resultar em complicações sérias.

Como você pode notar, entender como prevenir acidentes domésticos nos ensina que pequenas atitudes podem garantir uma saúde melhor!

Houve um acidente em casa, e agora?

Apesar de ter aprendido como prevenir acidentes domésticos, algo saiu do controle e alguém se machucou? Mantenha a calma e procure ajuda médica!

Conte com a CenttralMed para ter acesso a um atendimento de qualidade sem precisar esperar qualquer período de carência. Depois de se cadastrar você já pode marcar sua primeira consulta! E, se precisar de exames ortopédicos, você poderá fazê-los sem custo algum através do nosso programa Consultas do Bem!

Se você gostou de aprender como prevenir acidentes domésticos, divida este texto com seus amigos através das redes socais e não esqueça de que a CenttralMed está a sua disposição para cuidar da sua saúde.

Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.