Início » Entenda as diferenças de cada uma das fases do desenvolvimento infantil

Entenda as diferenças de cada uma das fases do desenvolvimento infantil

Como compreender a parte mais desafiadora da vida humana e entender as fases deste período. Descubra no artigo sobre o tema.

Uma criança sempre traz alegria para casa, não é mesmo? Pais corujas, avós orgulhosos e o grande impacto que os pequenos trazem na vida de todos é lugar comum na maioria das famílias. Claro que carinho e atenção são essenciais para uma infância saudável, mas, além disso, é importante entender cada uma das fases do desenvolvimento infantil para fornecer todas as ferramentas para o crescimento das crianças.

É importante perceber que a família tem grande impacto em cada uma das fases do desenvolvimento infantil e, por isso, não se deve esquecer o quanto é essencial a participação dela em cada fase do crescimento da criança.

O desenvolvimento de uma criança é assunto coletivo. Em uma sociedade complexa como a nossa, profissionais da educação e da saúde se destacam como estudiosos das fases do desenvolvimento infantil para proporcionar o desenvolvimento pleno e saudável de cada indivíduo.

Acompanhe este texto até o final para entender como os estudos a respeito das fases do desenvolvimento infantil são essenciais para auxiliar no crescimento saudável das crianças desde a primeira infância.

Brincadeira é coisa séria em todas as fases do desenvolvimento infantil

A relação harmônica com a família, bem como o constante estímulo à curiosidade natural da criança são fatores benéficos para o bom desenvolvimento mental dos pequeninos. Enriquecer o dia a dia deles com brincadeiras educativas e diálogos estimulantes é sempre uma boa pedida.

Há um outro fator importante que deve ser considerado: criança saudável deve sempre brincar. A brincadeira é a melhor forma de desenvolver a criança de diversas formas e a OMS chama atenção para a necessidade da brincadeira estar sempre presente.

Este mundo de fantasia e imitação que a brincadeira traz para a vida das crianças estimula não apenas o cérebro neste período de amplo crescimento mas também garante que a parte motora e física não seja negligenciada.

Muitos estudiosos se dedicaram ao conhecimento da infância

O século XX foi marcado pelo interesse crescente no desenvolvimento humano e não deixou de lado os estudos para a compreensão do desenvolvimento do ser humano em seus primeiros anos.

O suíço Jean Piaget  e o bielorrusso Lev Vygotsky debruçaram-se sobre as fases do desenvolvimento infantil e estabeleceram estudos essenciais para a compreensão do aprendizado desde a primeira infância e foram muito influentes para este período de maior interesse na infância

As análises e teorias de Piaget e Vygotsky marcam as principais linhas de estudo sobre as fases do desenvolvimento infantil e, embora discordem em alguns tópicos, são aclamados como importantes bases para a compreensão psicológica e pedagógica da mente humana em suas primeiras fases de desenvolvimento.

Depois de tantos estudos é majoritária a conclusão de que o estímulo aos filhos é uma forma de favorecer o desenvolvimento deles, o que é essencial para um crescimento saudável.

Desafios da primeira infância

 Na primeira infância o indivíduo precisa de estímulos constantes para um bom desenvolvimento. É o momento em que um mundo novo se abre para o bebê e a consciência dos objetos e pessoas ainda se confunde com os limites de seu próprio corpo que ainda está se desenvolvendo, principalmente na parte motora.

A manipulação de objetos de diferentes formas e cores também ajudam no desenvolvimento da criança. As capacidades intelectuais e psicomotoras começam a responder a estes estímulos, afinando o desenvolvimento infantil.

Pode parecer inusitado, mas mesmo antes de falar, a criança já reage muito a voz dos pais e das pessoas mais próximas. Quando o bebê começa a fazer os primeiros barulhinhos não deixe ele falando sozinho: conversar com a criança é um estímulo muito importante.

Com o tempo a criança começa a falar e os seus bate papos com ela se tornam mais ricos e desafiadores para as duas partes da conversa. A fala é importantíssima como um marco no desenvolvimento humano.

A primeira infância passa, mas os desafios continuam

As fases do desenvolvimento infantil seguem agora um caminho mais social pois a vida escolar começa e a criança já é capaz de notar o mundo de forma mais plural. A combinação destes dois fatores torna o raciocínio da criança ainda mais complexo.

A socialização nas atividades escolares permite que o indivíduo deixe de lado a visão mais egocêntrica da primeira infância. Agora, como aluno, ele tem a troca de ideias e a compreensão de novas opiniões e pontos de vista. O mundo se torna maior para os pequeninos

As percepções das ideias e a argumentação surgem de forma mais pungente e se a criança precisava de atenção na época das primeiras palavras, agora é necessário entender as ideias que ela desenvolveu com o contato com os outros pois agora o raciocínio já é embasado nas vivências da própria criança.

Ufa! A infância está chegando ao fim… mas os desafios continuam aumentando!

Quando os 12 anos já passaram a criança está caminhando a passos largos para a adolescência e agora a sua capacidade física já supera em muito a dos primeiros anos de vida. O indivíduo é mais independente e passa a ter um raciocínio de projeção.

Agora eles já não são mais tão pequeninos e começam a arquitetar um raciocínio que não se limita a suas próprias experiências mas que pode nascer da projeção de situações não vividas pelo indivíduo.

Aqui a paciência precisa ser redobrada já que a criança pode se tornar mais questionadora e desenvolver maior rebeldia em busca de uma independência maior. Faz parte do crescimento esta ruptura com pontos de vista que antes eram aceitos de forma mais passiva.

Sabendo disso, é importante que o adulto se torne receptivo às dúvidas e questionamentos permitindo que a criança tenha um lugar de fala e continue exposta a opiniões contrárias ou favoráveis às dela.

Conclusão

Agora que você viu como é importante entender as diferentes fases do desenvolvimento infantil, assista o vídeo abaixo para enriquecer ainda mais seu conhecimento e ponha em prática tudo o que você aprendeu. Não deixe de dividir com seus amigos nas redes sociais!

E se você precisa de acompanhamento pediátrico humanizado e acessível para seus filhos, não deixe de conhecer a CenttralMed. A partir do programa Consultas de Bem, você poderá dar o melhor atendimento para o seu pequeno, já que todas as consultas para essa especialidade são gratuitas.

Quer saber mais? Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.