Os primeiros dias do bebê recém-nascido acontecem com muitas mudanças, já que a criança está em pleno desenvolvimento e com seu organismo em evolução. Essas mudanças devem ser acompanhadas de perto, de modo a garantir que tudo esteja em ordem.
Primeiro, é importante entender que várias das transformações são completamente esperadas! Afinal, depois de tanto tempo dentro da barriga, agora o bebê precisa se adaptar a um mundo bem diferente.
Quer conhecer como são os primeiros dias do bebê recém-nascido? Então, continue lendo até o final para descobrir. Boa leitura!
Ele perde um pouco de peso
Os bebês nascem com cerca de 2,5 kg e 4 kg, mas costumam perder um pouco de peso nos primeiros dias. Contudo, se as consultas com o pediatra estão em dia, não precisa se inquietar, caso perceba uma alteração de cerca de até 10%.
Essa mudança acontece porque a vida do recém-nascido é um pouco mais agitada agora. No suor e no xixi, por exemplo, ele perde líquidos. Além disso, nos 3 primeiros dias ele costuma se alimentar apenas do colostro, que apesar de ser nutritivo, não é tão abundante quanto o leite.
Outra mudança é que o bebê vai perder peso se algo lhe fizer gastar energia. O choro, por exemplo, é um desses fatores, que podem ajudar para a diminuição de peso. No entanto, é importante entender que isso é normal e o médico deverá, sempre, estar consciente da situação.
Os cabelos podem cair
Na verdade, são pelos e recebem o nome de lanugo. Eles servem para proteger o bebê dentro do útero e regularizar sua temperatura corporal. Após o nascimento, caem aos poucos, para dar lugar aos fios definitivos.
Aqui, é importante não forçar a queda e deixar que o processo seja natural, pois os primeiros dias do bebê recém-nascido acontecem como uma transformação imensa, onde o organismo está se adaptando à nova realidade, que é fora do útero da mãe.
Os olhos podem mudar de cor
A cor dos olhos também faz parte das maiores mudanças no recém-nascido. É comum que, nas primeiras semanas, eles sejam meio acinzentados ou azuis-escuros. Isso acontece porque a melanina (substância que define nossa pigmentação) é produzida gradativamente. Assim, nesse começo ainda não é possível definir com exatidão qual cor será.
Então, logo nos primeiros dias do bebê recém-nascido é comum ver uma versão mais clara ou mais escura dos olhos. Mas saiba que eles, possivelmente, vão se alterar em relação à cor para ficar com sua versão definitiva lá pelos 6 meses de vida.
Não há mais mecônio
As primeiras fezes do bebê são chamadas de mecônio. Elas têm um aspecto mais pegajoso, de cor esverdeada. São assim diferentes devido aos líquidos que o pequeno ingeria enquanto estava no útero. Com a amamentação, elas começam a clarear e adquirir um aspecto mais normal.
Então, logo nos primeiros dias do bebê recém-nascidoacontecerá uma mudança e essa aparência será normalizada para uma versão mais pastosa e amarelada, devido ao consumo exclusivo de leite materno.
O umbigo cai
Nos primeiros dias, o coto umbilical é um pouco mole. Com o passar do tempo — e com os cuidados adequados —, ele escurece e fica mais seco. Por volta da 2ª semana de vida, cai. Isso não provoca dor no bebê. Contudo, se nesse processo você notar vermelhidão, ou secreção amarela ao redor do umbigo, não deixe de avisar o médico.
E vale a pena lembrar que não é necessário forçar a queda do umbigo, pois, em um processo natural do desenvolvimento, o corpo irá expeli-lo corretamente, resultando no aspecto normal de um umbigo humano.
O sono se altera bastante
Nos primeiros dias de vida o bebê sente muito sono e pode chegar a dormir de 16h a 20h, acordando, brevemente, para algumas mamadas. Após algumas semanas, ele começa a se manter mais desperto, alterando seu ciclo de sono.
Grande parte dos pediatras recomenda tentar estabelecer uma rotina no sono apenas a partir dos 3 meses, momento em que você pode começar a mostrar a diferença entre dia e noite ao abrir e fechar as cortinas.
Após esse período inicial de 3 meses, o cérebro do bebê já começa a entender o ciclo solar e, com a chegada da noite, passa a se adaptar para dormir nesse período. Portanto, saiba que os primeiros dias do bebê recém-nascido são de rotina intensa, que logo será ajustada com o desenvolvimento do organismo.
A transformação será grande nos primeiros dias do bebê recém-nascido
Como vimos, essas são as principais mudanças no recém-nascido — mas não são as únicas. Sempre que tiver dúvidas, não deixe de consultar um especialista, já que os cuidados com o bebê nesses primeiros meses são muito importantes.
Para o papai e a mamãe, é fundamental acompanhar as mudanças de perto e sempre relatar qualquer questão para o pediatra, que vai recomendar a melhor forma de tratar uma situação ou, no caso de um processo natural, informar o que está acontecendo.
No mais, saiba que o bebê passará por muitas mudanças nas primeiras semanas de vida. Então, prepare-se para a mudança e saiba que tudo vai dar certo e seu filho ou filha irá se desenvolver plenamente e com muita saúde.
Gostou de descobrir as mudanças nos primeiros dias do bebê recém-nascido? Compartilhe o artigo nas suas redes, pois ele pode ajudar outras mamães também!