Início » Desafios da educação infantil: como lidar com os problemas mais comuns

Desafios da educação infantil: como lidar com os problemas mais comuns

Entenda como identificar os desafios da educação infantil enfrentados por seu filho e saiba como você pode ajudá-lo.

Imagine a seguinte situação: você matricula seu filho no melhor colégio da região, investe em bons materiais, levanta cedo para levá-lo à aula e o ajuda a fazer as tarefas de casa mesmo quando está super cansado.

Mas, no fim, recebe um bilhete informando que o desempenho escolar do seu filho está indo de mal a pior.

Nesse momento, o melhor a fazer é parar, prestar atenção e procurar entender o que está acontecendo.

Os desafios da educação infantil é um tema recorrente quando falamos no início da alfabetização — e seu filho não é o único a enfrentá-los.

A realidade é que a educação infantil, apesar de essencial para a formação e desenvolvimento da criança, apresenta alguns obstáculos que demandam paciência, carinho e muita criatividade para ser apenas uma fase.

Agora, além dos problemas já enfrentados anteriormente, com a necessidade do isolamento social, os desafios da educação infantil na pandemia também se tornaram pauta para os pais.

Por isso, hoje vamos apresentar quais são os maiores desafios da educação infantil e como você pode ser o apoio que o seu filho precisa para passar por qualquer problema de aprendizado sem perder o riso fácil de criança.

Pronto para descobrir como fazer isso? Então leia o conteúdo até o final!

Os desafios da educação infantil não precisam ser uma realidade na vida do seu filho

Quando se fala em escola, o primeiro pensamento que surge são salas de aula, matérias difíceis, apresentação de trabalhos e muitas provas….

Mas, muitas vezes, os pais se esquecem que quando pequenos, em seus primeiros anos na escola, nada disso fazia parte da realidade do dia a dia.

Durante a primeira infância, período que vai até o sexto ano de vida, a escola é mais um ambiente de desenvolvimento, aprendizado e acolhimento do que estudo.

Depois dos primeiros dias de choro — por parte dos pais e dos filhos pela separação de algumas horas, o que fica são as descobertas, amizades e os risos.

A verdade é que, durante a educação infantil, o conteúdo, apesar de importante, não é a grande questão: ao ter contato com adultos que não são os pais e outras crianças de idades similares, seu filho tem a oportunidade de se desenvolver físico, motor e cognitivamente.

E é isso que o tornará um grande estudante no futuro!

Ainda assim, não se pode deixar de lado os desafios da educação infantil e de toda a mudança que esse processo pode trazer.

Afinal, assim como acontece com um adulto, sair da zona de conforto é difícil também para os pequenos. Porém, com as dicas corretas, você pode ajudar seu filho a passar por isso. Veja abaixo algumas das principais dificuldades e como enfrentá-las.

1- Dificuldade em aprender coisas novas

Muitas vezes, os atos de estudar e aprender são confundidos. Porém, apesar de parecidos, eles não são a mesma coisa.

Enquanto estudar está diretamente relacionado com o ato de aprender, afinal, se estuda para aprender algo novo…

O aprendizado transcende os muros das escolas, as salas de aula e os livros: aprender é conquistar um conhecimento que irá acompanhá-lo por toda a vida — e que pode ser adquirido dentro de uma escola ou não.

Durante a pré-escola, o grande objetivo da criança é aprender coisas novas, descobrir um mundo que vai além da própria casa. Porém, apesar de natural, aprender ainda está entre os maiores desafios da educação infantil.

Em 1962, o psicólogo educacional Samuel Kirk, criador do termo “dificuldade de aprendizagem”, já identificava uma relação entre as dificuldades na fala, leitura, linguagem e aprendizagem com questões cognitivas e/ou psicológicas.

Por isso, os indícios de dificuldade de aprendizagem nunca devem ser ignorados. 

Como vencer: não compare o seu filho com outras crianças para evitar frustrações e não dificultar ainda mais o processo de aprendizado do pequeno.

Em vez disso, procure ajuda profissional para identificar a raiz do problema e busque maneiras criativas de trabalhar essas questões em família, em um ambiente que ele reconheça como seguro.

2- Pouco interesse pela escola

A criança, especialmente entre 3 a 5 anos, adora conhecer novos lugares e experiências, é verdade. Mas isso não significa que amar a escola será uma reação instantânea assim que iniciar o processo de aprendizagem.

Por mais encantadora que seja a escola que seu filho está matriculado, o pouco interesse pela escola ainda é um dos maiores desafios da educação infantil.

Muitas vezes não há nada de errado com a instituição, mas a dificuldade de se separar pela primeira vez dos pais para conviver com pessoas diferentes pode ser difícil para a criança.

Trocar os brinquedos de casa por algumas horas de atividades escolares pode não ser a opção preferida do seu filho, mas é importante ensiná-lo que o ambiente escolar pode ser, sim, muito interessante.

Como vencer: está tudo bem se o seu filho não se adaptou à primeira instituição que você visitou, brigar só irá reforçar a ideia de que a escola não é legal.

Ao invés de forçá-lo, busque outras formas de motivá-lo: seja passando algumas horas por dia junto a ele na escola no início do processo, enviando objetos familiares na mochila para que ele se sinta mais seguro ou até mesmo procurando outro colégio em que ele pareça mais a vontade.

Vale lembrar que, por mais que a escola não seja o problema, pode ser que no caso do seu filho, essa não seja a realidade. Por isso, o melhor a se fazer é estar presente e observar qualquer mudança de comportamento do pequeno para intervir quando necessário.

3-  Má adaptação ao ambiente escolar

Durante os primeiros anos de vida, o ambiente que a criança mais fica é o seu lar. Por isso, ter que sair do local familiar para conhecer uma nova realidade e rotina pode ser complicado.

Pense que, assim como é delicado para você confiar a segurança do seu filho à outra pessoa, para ele, não ter os pais por perto também pode ser desafiador.

Exatamente por isso, entre os maiores desafios da educação infantil, está a adaptação ao ambiente. Os choros no portão, a tristeza no caminho para a escola e a falta de interesse devem ser observados e solucionados da melhor maneira possível.

Como vencer: lembre-se como é o processo de adaptação a um novo trabalho, por exemplo. Se para você, adulto, esse processo pode levar algum tempo, imagine então para o seu filho! 

Por isso, busque formas de familiarizar a criança ao ambiente antes de exigir um bom desempenho.

Além disso, só matricule seu filho em uma escola que você confie em deixá-lo, pois ele irá sentir caso, ao chegar ao portão, você esteja inseguro — e isso só irá dificultar a adaptação.

Outro ponto essencial é atentar-se à rotina escolar do seu filho e segui-la mesmo quando estiverem em casa.

Procure obedecer aos horários de almoço, lanche, soneca, brincar que seu filho tem na escola durante o final de semana. Ou o processo de adaptação irá reiniciar toda segunda-feira.

Leia também: Como combater a obesidade infantil: 8 dicas práticas para cuidar da saúde das crianças 

Se, mesmo com a sua intervenção, os desafios da educação infantil parecerem impossíveis de serem combatidos, chegou a hora de buscar a ajuda profissional.

Na CenttralMed você pode realizar o acompanhamento pediátrico do seu filho sem burocracia ou tempo de carência. Conheça mais sobre o programa Consultas do Bem e conte com um profissional para ajudá-los nesse momento tão desafiador e importante.

Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.