Início » Como diminuir sintomas da TPM e evitar incômodos

Como diminuir sintomas da TPM e evitar incômodos

O primeiro passo para evitar problemas na fase lútea é investigar os sintomas frequentes. A partir daí, fica fácil descobrir como diminuir o estresse da TPM e evitar outros problemas!

Segundo o Ministério da Saúde, a tensão pré-menstrual (TPM) afeta 80% das brasileiras. Neste período, sintomas psicológicos e físicos podem prejudicar até mesmo a qualidade de vida de muitas mulheres. Portanto, entender como diminuir sintomas da TPM é necessário para evitar incômodos recorrentes.

Diferente dos homens, os hormônios femininos variam conforme todo o ciclo menstrual. Na fase lútea, aquela que antecede a menstruação, os níveis de estrogênio e progesterona oscilam ainda mais e, em consequência, mulheres podem ter inchaço, dores de cabeça e até mesmo alterações no humor.

Todas as mudanças do período podem ser evitadas ou diminuídas! Aprenda como diminuir sintomas da TPM e garantir uma vida mais saudável e leve, desde o começo ao final de cada ciclo menstrual.

Principais sintomas da TPM

Nem todas as mulheres sentem os mesmos desconfortos durante a TPM. Na verdade, uma pequena parcela da população não é afetada pelo problema.

A TPM está atrelada à hereditariedade, à sensibilidade e à fase da vida. Geralmente, a tensão é passada de mães para filhas, mas o incômodo varia de acordo com a suscetibilidade de cada menina.

Além disso, quando a mulher está numa boa fase, a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pelo humor) é tanta que a tensão pré-menstrual não se torna um incômodo.

De todo modo, alguns dos principais sintomas da TPM são:

1)    Psicológicos

  • Irritabilidade
  • Tristeza
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Dificuldade de concentração

2)    Físicos

  • Fome excessiva
  • Cólicas
  • Dores de cabeça
  • Inchaço abdominal e nas mamas
  • Prisão de ventre ou diarréia

Os sintomas da TPM surgem durante o período e desaparecem com o início da menstruação.

O TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual) é a forma mais grave da TPM, atingindo de 3% a 8% das mulheres. Neste caso, os sintomas físicos e psicológicos comprometem diretamente a qualidade de vida das mulheres. Além dos principais sintomas da TPM, a condição pode desenvolver:

  • Tristeza
  • Irritabilidade
  • Pensamentos autodepreciativos
  • Falta de interesse em atividades habituais
  • Crises de pânico
  • Ansiedade
  • Choro ininterrupto

Contudo, assim como na TPM, os sintomas podem ser evitados e desaparecem com a menstruação, ou dias depois.

É muito importante prestar atenção ao seu ciclo menstrual. Existem doenças psiquiátricas que pioram durante o período pré-menstrual. Caso problemas psicológicos persistam, é importante ir ao médico para entender o que está acontecendo.

Como diminuir sintomas da TPM?

O primeiro passo para entender como diminuir sintomas da TPM é entender como seu corpo funciona.

Desta forma, é possível encontrar padrões e as melhores soluções. Você pode manter os sintomas anotados num caderninho, ou usar aplicativos que funcionam como calendário menstrual.

A cólica é um dos maiores incômodos durante o período. Segundo um levantamento feito pela empresa Sophia Mind, especializada em pesquisas e inteligência de mercado, o problema afeta 92% das brasileiras. Em situações extremas, 73% delas afirmaram ter faltado em compromissos por causa do incômodo abdominal.

Para evitá-la, bem como outros sintomas, mantenha uma rotina de atividades físicas e uma alimentação balanceada. A mudança de hábitos em busca de uma vida ativa e saudável auxilia na regulação dos sentimentos. Por isso é tão importante deixar anotado o que você está sentindo na TPM!

Compressas quentes, chás de camomila atrelados à redução do consumo de estimulantes como café e chocolate pode ajudar.

Os exercícios físicos são os maiores aliados da nossa saúde. Nada de indisposição! Tenha uma rotina regular e evite dores de cabeça, diarreia, gases e vômito. Atividades liberam endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, além de garantir um dia a dia tranquilo.

No período menstrual, prefira atividades moderadas, para não forçar o corpo. Caminhadas e yoga são exercícios simples que trazem inúmeros benefícios à sua saúde.

Beber água também é fundamental. Ela é responsável por eliminar o sal, o vilão responsável pelo inchaço e retenção de líquidos. Adultos precisam ingerir cerca de dois litros por dia.

Durante o período, não se cobre demais. Se não estiver bem, tire o dia para relaxar fazendo aquilo que você gosta. Durma por algumas horinhas, ou faça um spa day em casa, quando houver tempo. Diminua a intensidade e descanse. Isso pode combater até mesmo dores de cabeça.

35 alimentos para diminuir e evitar problemas com a TPM

Você sabe como diminuir sintomas da TPM através da alimentação? Confira nossa lista de recomendações de alimentos reguladores para o ciclo hormonal:

  • Ricos em fibras: aveia, grão-de-bico, maçã, arroz integral e ameixa aumentam a saciedade, por isso são ótimas sugestões para aqueles períodos de fome excessiva
  • Diuréticos: melão, melancia, tomate, chá de hibisco e beterraba ajudam a diminuir o inchaço, um dos principais incômodos do período pré-menstrual
  • Fontes de magnésio: granola, batata, gergelim, ervilha e castanha de caju ajudam a evitar dor de cabeça
  • Ômega-3: salmão, linhaça, chia, couve e feijão diminuem a sensação de inchaço
  • Ricos em cálcio: brócolis, manga, sardinha, soja e uva aliviam cólicas
  • Fontes de vitamina B6: carne de porco, leite, banana, amendoim e ovos melhoram o humor
  • Fontes de ferro: espinafre, beterraba, uva passa, damasco seco e carne vermelha são indicados para quem tem ciclo longo ou intenso, porque evitam anemia e cansaço

Você sabia que, além de ser um sintoma comum, o estresse diário também pode amplificar os sintomas da TPM?

Manter uma rotina que garanta seu bem-estar é fundamental para diminuir a ansiedade no cotidiano. Nesse período, sobretudo, quando há alterações de humor frequentes, também é importante saber como diminuir o estresse da TPM.

Aposte em chás calmantes, como camomila, e até mesmo chocolate 85% cacau. Alimentos ricos em magnésio e vitamina B6 formam o combo perfeito: amenizam a irritabilidade, regulam o ciclo e sua duração e melhoram a qualidade do sono.

Durante a fase pré-menstrual passe longe dos alimentos gordurosos e com excesso de sal, doces e cafeína, porque eles retém líquidos e aumentam a sensação de inchaço nas mamas e na barriga.

Como diminuir o estresse da TPM e outros problemas pode ser complicado para muitas mulheres, não hesite em se consultar com um ginecologista. Quem sente dores insuportáveis pode precisar de tratamento médico adequado.

Como diminuir sintomas da TPM com a CenttralMed

Cuidar da saúde em todas as fases da vida é indispensável. Com a CenttralMed, você pode se consultar quando quiser!

Nosso diferencial é o comprometimento com a sua saúde, através de um atendimento humanizado e empático! Temos mais 36 especialistas com profissionais capacitados e cuidadosos, que investigam as causas do seu problema com atenção redobrada.

Você conhece o Programa Consultas do Bem? Clientes CenttralMed participantes desta modalidade não pagam pelas consultas nas maiores especialidades, incluindo ginecologia.

Entre em contato e agende sua primeira consulta agora mesmo! Mantenha sua saúde em dia com a CenttralMed.