Início » Como evitar dor no pescoço: principais causas e cuidados

Como evitar dor no pescoço: principais causas e cuidados

Não deixe para depois aquele incômodo na região cervical. Aprenda como evitar dor no pescoço, incorporando hábitos simples no dia a dia

Você sabe como evitar dor no pescoço? O problema é mais comum do que você imagina e com alguns cuidados é fácil prevenir!

Segundo uma pesquisa feita pela Global Pain Index, em 2018, pela companhia farmacêutica GSK, a dor no pescoço é uma das mais recorrentes do mundo (86%), atrás apenas das dores na lombar (87%) e nas costas (92%).

Na maioria das vezes, o problema é evitado com analgésicos, ou compressas mornas. Assim, as dores melhoram no mesmo dia e desaparecem com rapidez. Mas, caso o incômodo persista por mais de duas semanas, é sinal de que algo está errado.

Descubra o que pode ser a rigidez muscular no pescoço, as principais causas do problema e como evitar dor no pescoço.

O que pode ser uma dor no pescoço: causas comuns

O pescoço é uma das regiões mais importantes do corpo. A coluna cervical é responsável pela sustentação e proteção dos nervos vitais, por isso está cheia de músculos, ossos, ligamentos e discos.

Por ser uma área flexível, é comum que lesões, desgaste, ou tensões aconteçam e causem desconforto de vez em quando. Um exemplo é o torcicolo, uma das contrações mais comuns. O problema pode acontecer por causa da má postura ao dormir, ou ao virar a cabeça de maneira brusca.

No dia a dia, o excesso de estresse e ansiedade são fatores que causam rigidez muscular no pescoço. Isso porque a tensão afeta tanto os músculos que pode causar dores ou incômodos.

A postura inadequada também é outro fator comum. A mialgia, ou a tensão muscular, é causada por causa da má postura ao assistir televisão, dormir, ou passar muito tempo em frente ao computador, por exemplo.

Acidentes também são categorizados como dores agudas, ou seja, aquelas que passam após alguns dias. Baques na região cervical, como acidentes de trânsito e até mesmo pancadas, são tratados com rapidez.

O envelhecimento também pode causar dores frequentes, já que, conforme o passar dos anos, problemas como osteoporose ou degeneração podem afetar a região cervical.

Muitas pessoas não levam em consideração como evitar dor no pescoço no cotidiano. A má postura e outros fatores podem desenvolver doenças graves.

Sintomas de dor no pescoço

O problema acontece quando o incômodo dura meses. A partir daí, há alguns sintomas de dor no pescoço que não podem ser deixados de lado. Eles podem indicar hérnias de disco, infecções, artrose e até mesmo câncer.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,5% dos entrevistados revelaram que problemas no pescoço ou na nuca impediam-nas de realizar suas atividades habituais – a segunda maior queixa registrada pelos brasileiros.

Por isso é tão importante entender como evitar dor no pescoço. Com ações simples, que não atrapalham a rotina, é possível melhorar o bem-estar, além de evitar o desenvolvimento de problemas ainda mais graves.

Os sintomas de dor no pescoço grave são:

  • Dor intensa
  • Dificuldade em respirar
  • Suor noturno
  • Formigamento ou fraqueza nos braços, antebraços e mãos
  • Febre
  • Surgimento de nódulos
  • Dormência
  • Letargia

Ao sentir qualquer incômodo desse tipo é fundamental passar por uma avaliação médica.

A hérnia de disco é causada pelo desgaste da coluna e má postura. A dor é tanta que pode se espalhar para ombros, braços e mãos, além de provocar dificuldades para movimentar o pescoço, formigamento e dormência.

A meningite é outra doença grave derivada da rigidez muscular no pescoço. O problema acontece por causa da inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

A presença de nódulos somada à rouquidão, sensação de bola na garganta, perda de peso, mal estar e dificuldade em engolir pode ser câncer. Vá ao ortopedista para receber o diagnóstico correto.

Como evitar dor no pescoço?

Existem resoluções médicas e práticas para garantir a melhora da qualidade de vida.

As ações profissionais variam das mais simples às complexas e podem ser:

  • Exercícios de fortalecimento para os músculos do pescoço
  • Fisioterapia
  • Massagens de relaxamento
  • Remédios analgésicos ou relaxantes musculares
  • Cirúrgias

A preocupação com a sua saúde deve ser diária. Por esse motivo, veja como evitar dor no pescoço no dia a dia adotando 8 hábitos:

  1. Compressas mornas: é a técnica mais comum ao primeiro sinal de dor. Elas relaxam os músculos e trazem a sensação de alívio
  2. Alongamentos: sobretudo para quem passa horas a fio em frente ao computador, faça pausas frequentes e alongue-se. Essa simples ação ajuda a diminuir a rigidez e a tensão na região cervical, além de aumentar a resistência contra dores
  3. Arrume a postura: ao assistir televisão e usar o computador, os olhos devem estar na mesma altura dos aparelhos, portanto regule a cadeira em que estiver sentado. No caso dos computadores, use uma mesa de apoio para notebook para mantê-lo na altura certa
  4. Use o celular da maneira correta: não dá para negar, você usa o celular com o pescoço flexionado para baixo, não é? Deixa eu te contar: a cabeça adulta pesa cerca de 6kg. Ficar com a cabeça curvada nessa posição triplica o peso, o que causa fadiga na musculatura, dores e doenças mais graves, como hérnia de disco. Ao usar o celular, mantenha o aparelho erguido na altura dos olhos e, se precisar atender alguma ligação, segure-o com a mão. Nada de deixá-lo entre o ouvido e o ombro!
  5. Na hora de dormir: para não forçar ou prejudicar o pescoço, evite travesseiros muito altos ou dormir de barriga para baixo. O ideal é dormir de barriga para cima, com um travesseiro baixo e forte, que mantenha seu corpo reto
  6. Beba água: você sabia que a água mantém os discos da coluna vertebral hidratados? Para garantir o bom funcionamento de toda região, beba cerca de dois litros de água por dia, de acordo com o seu peso. Durante a noite – dormindo da maneira correta como já foi recomendado -, os discos se reidratam se houver quantidade de água o suficiente no organismo. Se não, a elasticidade da região é afetada e os discos não conseguem aguentar impactos
  7. Pratique atividades relaxantes: para evitar o estresse e a ansiedade, invista num hobby para relaxar e, assim, evitar tensões musculares
  8. Ao dirigir: até mesmo no trânsito é necessário cuidar da sua coluna cervical. Mantenha a cabeça apoiada no encosto, regulado na linha dos olhos.

Viu só como evitar dor no pescoço é fácil? Sua coluna agradece!

Não espere os sintomas de dor no pescoço aparecem

Nada de deixar aquele atendimento médico indispensável para última hora. Nós, da CenttralMed, prezamos pelo cuidado ativo da sua saúde! Por isso, que tal agendar um horário agora mesmo?

Com o Programa Consultas do Bem, você não precisa pagar pela consulta com ortopedista. Isso mesmo! As consultas são ilimitadas nas especialidades mais procuradas da casa.

Entre em contato com a gente e marque sua primeira consulta! Evite problemas graves, cuidando do seu bem-estar e da sua família todos os dias.