Início » Evite a hipertensão: 15 alimentos para reduzir pressão alta

Evite a hipertensão: 15 alimentos para reduzir pressão alta

Sabia que a alimentação saudável é fundamental na prevenção de problemas como hipertensão? Conheça alimentos para reduzir pressão alta e manter a saúde em dia.

A pressão alta é um problema que desencadeia diversas doenças. Considerada silenciosa, já que os sintomas se manifestam apenas em casos muito graves, é importante manter a saúde em dia para evitar qualquer complicação. Uma das melhores maneiras de evitá-la é através do consumo de alimentos para reduzir pressão alta.

Quando a pressão está alta, ela passa a ser chamada de hipertensão. O problema se desenvolve quando o sangue tem dificuldade em circular por vasos sanguíneos. Em consequência, o coração bombeia com mais força para garantir o transporte correto para todo o corpo, o que pode causar lesões nas artérias.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2013, os casos de hipertensão cresceram no Brasil: mais de 38,1 milhões de brasileiros, com 18 anos ou mais, sofrem com o problema. Além disso, a pressão alta é um dos fatores de risco de doenças, como infarto e AVC.

Os índices são preocupantes. Por isso, além de consultas frequentes, manter uma dieta para reduzir pressão alta pode te ajudar.

Continue lendo o texto e descubra quando a pressão é considerada alta, suas causas e quais alimentos consumir para garantir seu bem-estar e da sua família.

Qual é o limite da pressão alta?

A pressão arterial correta para todas as idades, deve ser de 12 por 8. Contudo, você sabia que os níveis podem variar durante o dia?

Após atividades físicas ou situações estressantes, por exemplo, é comum que a pressão fique alta. O ideal é fazer medições em momentos diferentes para entender como está a sua saúde. Lembre-se: uma medida isolada não garante o diagnóstico exato!

A pressão alta é igual ou acima de 14 por 9. Esta medição indica que você está com hipertensão estágio 2. A mais perigosa é a hipertensão estágio 3, que alcança 180 por 110.

Quanto maior a pressão arterial, maior a probabilidade da condição acarretar doenças cerebrais, cardiovasculares, oculares ou renais, como insuficiência cardíaca, angina de peito, arritmia, insuficiência renal; os já citados infarto e AVC, e até mesmo impotência sexual.

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a hipertensão é uma das grandes responsáveis por metade das mortes causadas por doenças cardiovasculares – cerca de 200 mil todos os anos.

Sabe como evitar o aumento da pressão arterial com praticidade e sem estresse? Tendo alimentos para reduzir pressão alta em casa, principalmente aqueles ricos em potássio, porque o nutriente consegue eliminar excesso de sódio do organismo.

Fatores de risco e problemas derivados

A hipertensão pode ser derivada de uma série de fatores, entre eles:

  • Idade (o problema é ainda mais comum entre pessoas com 65 anos ou mais)
  • Hereditariedade
  • Estresse
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Consumo de álcool e fumo
  • Má alimentação

O consumo em excesso de alimentos industrializados é uma das principais causas do aumento da pressão arterial. Isso por causa do excesso de sal: o acúmulo de sódio faz o organismo liberar mais sangue para equilibrar e regular o sistema outra vez.

Os brasileiros ingerem cerca de 9,3 gramas de sal por dia, o dobro do valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O certo é consumir cinco gramas por dia, ou seja, uma colher de chá. Acredite, é possível!

Numa dieta para reduzir pressão alta, há vários temperos e ervas capazes de substituir o alimento.

Além disso, é importante aliar os alimentos para reduzir pressão alta, com exercícios físicos, regulagem do sono e atividades relaxantes, que combatam o estresse.

15 alimentos para reduzir pressão alta

Existem diversos alimentos para reduzir pressão alta. Eles devem ser incluídos numa dieta equilibrada, criada por um nutricionista.

Pessoas negras, pessoas com mais de 65 anos e portadores de diabetes precisam de cuidados redobrados porque são mais sensíveis à ação do sal no organismo.

Outro grupo de risco são as mulheres grávidas. A pressão alta pode desencadear problemas, como eclâmpsia ou pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia, inclusive, é uma das principais causas de mortalidade entre mulheres grávidas e, no país, mata cerca de 7% delas.

Para evitar situações de risco, conheça 15 alimentos para reduzir pressão alta:

  • Abacate: por mais que seja calórico, é rico em vitaminas A e E. Como é fonte de potássio, ajuda a melhorar a pressão arterial, além de diminuir o colesterol ruim (LDL) no sangue
  • Banana: rica em potássio e vitaminas do complexo B
  • Abóbora: fonte de potássio, possui fibras, ômega-3, vitaminas A, C, E, do complexo B, ferro, fósforo e minerais
  • Amora: assim como outras frutas vermelhas, diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom (HDL)
  • Chocolate 50% cacau: possui flavonoides que combatem infecções, regulam os níveis de colesterol e ajudam a dilatar os vasos sanguíneos
  • Alho: possui magnésio, nutriente que também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, uma ótima maneira de diminuir a pressão arterial
  • Azeite: rico em gorduras boas, eleva o colesterol bom e evita problemas cardiovasculares
  • Beterraba: rica em potássio, ferro, vitaminas A, do complexo B e C, diminui a pressão alta em até 7%
  • Espinafre: além de combater a pressão alta, previne câncer, doenças cardiovasculares e faz bem para quem tem diabetes
  • Salmão: peixe rico em ômega-3, também previne doenças cardiovasculares e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol bom e ruim
  • Soja: reduz as chances de entupimento dos vasos
  • Aveia: assim como outros grãos integrais é fonte de fibras, minerais e vitaminas, controla a glicose
  • Couve: é antioxidante. Reduz inflamações nas artérias, no coração e nos rins
  • Berinjela: rico em vitamina E e potássio, melhora a circulação no sangue e previne doenças do coração
  • Salsa: e outras ervas são ótimos alimentos para reduzir pressão alta, porque podem substituir sal em diversas preparações

Leia também: Alimentos para longevidade: 5 opções para viver mais e melhor[1] 

Como evitar hipertensão com a CenttralMed?

A pressão alta é uma doença silenciosa e traiçoeira. Além dos alimentos para reduzir pressão alta, é fundamental cuidar da saúde com acompanhamento médico frequente. Não espere os sintomas aparecerem para se cuidar.

Na CenttralMed você encontra profissionais preocupados com o seu bem-estar!

Com o Programa Consultas do Bem, você garante isenção do pagamento em consultas com as maiores especialidades da casa, incluindo clínica geral. Isso mesmo: você não precisa pagar! Assim, é fácil evitar doenças, não é?

Marque sua consulta agora mesmo! Basta fazer seu cadastro no site e escolher o profissional com quem deseja se consultar!

Mantenha a saúde em dia e proteja toda a sua família com a CenttralMed! Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.