Início » Como evitar dor na coluna com atitudes básicas no dia a dia

Como evitar dor na coluna com atitudes básicas no dia a dia

Conheça as principais causas e aprenda como evitar dor na coluna no dia a dia, de maneira prática e fácil

Aprender como evitar dor na coluna é essencial para garantir um estilo de vida saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de enfermidade acomete ou acometerá 80% da população mundial.

Dores na coluna afetam milhões de pessoas. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,5% dos adultos sofrem com dores crônicas, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. O bom é que problemas crônicos podem ser prevenidos e tratados, com o auxílio de profissionais capacitados.

Muitos brasileiros não sabem como evitar dor na coluna e chegam ao hospital com dores intensas. Como a região é uma das mais sensíveis do corpo, é fundamental ter atenção aos hábitos da sua rotina. Sabia que situações graves podem ser evitadas com pequenas mudanças no dia a dia?

Para te ajudar, confira o que pode causar estes problemas e dicas para evitar dores na coluna.

Dor na coluna: causas comuns

A consulta preventiva é um dos passos mais importantes para entender como evitar dor na coluna. Um médico capacitado poderá te auxiliar com um diagnóstico preciso e o melhor tratamento, de acordo com o seu caso.

No entanto, a maior parte dos brasileiros não entendem a necessidade da prevenção e só vão ao médico quando já estão doentes, o que pode dificultar a efetividade de determinados tratamentos.

Você sabia que as dores na coluna são a segunda maior causa de ida aos consultórios médicos, atrás apenas das dores de cabeça? Além disso, elas são uma das principais causas de afastamento do trabalho pela Previdência Social.

Muitas pessoas não entendem a gravidade da situação. Inclusive, as causas mais comuns estão ligadas às ações do seu cotidiano. Já parou para pensar como você se abaixa para pegar um objeto no chão? Como usa o celular enquanto está sentado?

Outras causas são:

  • Prática de exercícios de maneira incorreta: as atividades físicas são fundamentais para manter o bom funcionamento do corpo. Contudo, às vezes o excesso de força pode prejudicar sua coluna, estimulando problemas como a lombalgia (dor na região lombar); a principal causa de incapacidade no mundo.
  • Estresse: não dá para aplicar boas práticas de como evitar dor na coluna se sua rotina é estressante. Ele é responsável por tensionar os músculos, sobretudo os ombros e o pescoço. O estresse faz as pessoas andarem e se sentarem de maneira encurvada.
  • Sedentarismo: a falta de exercícios compromete o bem estar, porque os músculos da coluna ficam enfraquecidos. Em consequência, o risco de lesões ou dores aumenta, como lombalgia e hérnia de disco.
  • Obesidade: a condição aumenta as chances de dores na coluna, por causa da sobrecarga de peso. Além da hérnia de disco, sobrepeso e obesidade podem acarretar lordose, lombalgias e artroses.
  • Envelhecimento: conforme a idade chega, mais vulnerável o corpo fica. A osteoporose é uma das principais causas relacionadas a problemas na coluna em pessoas mais velhas, porque causa fraturas na região. Artroses e cifose são doenças comuns.
  • Histórico familiar: se houver casos de dores na coluna na sua família, é possível que você também manifeste os mesmos problemas.
  • Cigarro: o tabagismo ajuda a degenerar os discos da coluna vertebral, porque a fumaça diminui a chegada de nutrientes à coluna e faz com que a região fique ressecada e desgastada. O vício pode causar hérnia de disco e outras doenças.

Entre tantas causas, a má postura é a que se destaca. O modo incorreto de usar o celular, sentar, deitar ou abaixar, são ações que causam dores na coluna. Além disso, se não tratadas ou corrigidas, podem acarretar doenças e lesões mais graves, conforme o passar do tempo.

Por isso, é muito importante manter boas práticas diárias, de maneira a não forçar sua coluna. Quando as enfermidades estão em nível avançado, é comum sentir cansaço contínuo, enxaquecas e fraqueza nas pernas ou formigamento.

Como evitar dor na coluna?

Evitar dores na coluna é mais simples do que parece, sabia? Com pequenas mudanças na sua rotina, você pode prevenir uma série de doenças. O segredo é ter foco! Você verá transformações notáveis na sua disposição e saúde.

Confira dicas para evitar dores na coluna, com praticidade e facilidade:

Evite a má postura

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para aprender como evitar dor na coluna é entender como evitar a má postura em diversas atividades.

  • Se você passa horas sentado… prefira cadeiras ergonômicas. Os pés devem ficar apoiados no chão e a coluna encaixada no encosto da cadeira.
  • Ao caminhar: fique atento a posição dos seus ombros. Eles devem ficar retos e não curvados para frente.
  • Quando estiver usando o celular: não fique com a cabeça abaixada. O celular precisa estar na mesma altura dos seus olhos.
  • Na hora de dormir: se você já tem dores na coluna, durma com as costas apoiadas no colchão e posicione a cabeça e o pescoço sobre o travesseiro, para o corpo ficar alinhado. Evite dormir de bruços, porque a posição sobrecarrega o pescoço, os ombros e as costas.

Sabia que é preciso ter cuidado até para levantar da cama? Fique de lado e coloque os pés e pernas para fora. Então, com os braços, impulsione o corpo para cima.

Pratique exercícios físicos regularmente

Evite o sedentarismo! Além de prevenir dor na coluna, a prática de exercícios regulares ajuda a combater uma série de outros problemas. O ideal é ter o acompanhamento de um profissional. Assim, você não força o corpo de maneira desnecessária ou exagerada.

Atividades de alongamento são excelentes, porque ajudam a fortalecer a coluna e aliviam a sobrecarga nas costas.

Evite o sobrepeso com uma alimentação saudável

Como já foi dito, o sobrepeso e a obesidade forçam a coluna de maneira desnecessária. Portanto, outra dica é manter uma alimentação saudável.

O consumo correto de alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes e verduras ajuda o organismo a funcionar da maneira correta e evita o sobrepeso – sobretudo, quando aliado aos exercícios físicos.

Procure especialistas com frequência

Ao sentir qualquer incômodo, procure um ortopedista. Na verdade, o ideal é prevenir dores antes de aparecerem. Por isso, faça check-ups anualmente para garantir uma saúde impecável.

Como evitar dor na coluna: a CenttralMed te ajuda!

Gostou das dicas para evitar dores na coluna? O melhor remédio para evitar qualquer problema de saúde é a prevenção.

Com a CenttralMed você garante um atendimento médico de qualidade, rápido e eficiente! São mais de 36 especialidades, incluindo ortopedia.

Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.