Início » Exames da saúde da mulher são muito importantes para manter a qualidade de vida

Exames da saúde da mulher são muito importantes para manter a qualidade de vida

Para manter a saúde, os exames clínicos e laboratoriais são essenciais em todas as etapas da vida das mulheres. Conheça quais são eles.

Não é de agora que esta é uma realidade no Brasil: mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens e isso faz com que tenham maior qualidade de vida. Elas procuram mais os médicos, realizam os exames da saúde da mulher e se tornam mais preparadas para combater e, principalmente, prevenir qualquer problema de saúde.

Os sexos não são opostos, mas com certeza têm suas peculiaridades e diferenças. Se precisamos aprender que o valor da mulher deve ser reconhecido na sociedade e no mercado de trabalho com igualdade e respeito, também devemos saber que biologicamente elas são bem diferentes dos homens.

Com mudanças hormonais mais complexas e constantes, atividade cerebral com diversas particularidades e mudanças hormonais maiores nas diferentes fases da vida, as mulheres são também mais corajosas e não fogem das consultas e exames médicos como os homens costumam fazer.

São muitos os exames da saúde da mulher e eles mudam e ocorrem em diferentes frequências de acordo com a fase da vida delas. Neste texto você vai acompanhar um pouco mais a respeito dos exames da saúde da mulher e entender como são importantes para que elas tenham uma vida mais saudável.

Desde a infância a mulher se diferencia dos homens

No período que vai dos 10 aos 15 anos já é recomendado um acompanhamento mais atento à saúde da mulher. Esta é a época em que ocorre a menarca, a primeira menstruação, e que os exames da saúde da mulher já têm suas especificidades sejam eles clínicos ou laboratoriais.

É importante lembrar que a primeira menstruação é um marco na capacidade reprodutiva feminina e indica a maturidade do sistema reprodutor, o que quer dizer que o ciclo menstrual e as mudanças hormonais já devem começar a ser acompanhadas de perto. É a hora de visitar o ginecologista pela primeira vez e passar a prestar mais atenção nas peculiaridades do corpo feminino.

Os exames da saúde da mulher continuam tendo papel de destaque na fase adulta

A partir dos 20 anos a mulher já costuma ter atingido a plenitude de sua vida sexual. Neste momento surge maior preocupação com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada.

Os exames da saúde da mulher mais indicados para esta faixa etária são os exames de sangue e o Papanicolau, que acabam se tornando uma rotina anual.

Neste período também acontece a vacinação contra o HPV. Embora o vírus seja transmissível também para os homens, ele se torna mais grave para as mulheres por ser um dos fatores facilitadores para o câncer de colo de útero que apenas ocorre na população feminina.

 Conforme o tempo passa, mudam também as necessidades e desejos das mulheres: a maioria das mulheres decide começar uma família por volta dos 30 anos e, por isso, este é o período em que a preocupação com o planejamento de uma gestação acontece.

Mas não são apenas ligados à gestação os exames da saúde da mulher pedidos neste período pelos médicos: é o momento de acompanhar os triglicerídeos, glicose e as taxas hormonais. Por volta dos 30 anos também passa a ser recomendável a mamografia periódica como exame para a prevenção do câncer de mama.

Exames da saúde da mulher a partir dos 40 anos

A partir dos 40 anos a atenção com a saúde se torna ainda mais importante. Se a menarca é um marco na vida da mulher, a menopausa é outro momento muito marcante já que indica a queda da produção de hormônios e marca o fim do período reprodutivo da mulher

Quando chega a esta idade os exames da saúde da mulher passam a ter outros focos. Neste momento há a recomendação de exames proctológicos de prevenção de câncer colorretal, exames de ultrassom para acompanhar as mudanças principalmente das tubas uterinas e a exames de densitometria óssea, visto que a osteoporose é mais comum em mulheres no período de menopausa ou de pré-menopausa.

Somente a partir dos 50 anos é que os exames da saúde da mulher passam a não ser tão diferentes dos exames da saúde do homem. Nesta fase os check-ups completos são fortemente recomendados para ambos os sexos e os demais exames médicos são pedidos de acordo com a necessidade de cada paciente de acordo com análise de profissionais de saúde e do resultado dos exames

Um recado importante

Ter uma vida regrada, evitar o consumo de álcool, não fumar, praticar exercícios físicos frequentemente e cuidar da saúde mental são fatores que garantem uma boa qualidade de vida em qualquer faixa etária da mulher ou do homem.

Alimentar-se de forma equilibrada e hidratar-se bem também são fortes armas contra doenças de qualquer natureza para ambos os sexos e em todas as idades.

Manter hábitos saudáveis e ter acompanhamento médico correto é o melhor caminho para uma vida de qualidade. Por isso, escolha o acompanhamento da CenttralMed e tenha certeza de que será atendido por profissionais de qualidade, sem precisar se submeter a nenhum período de carência.

Depois de se cadastrar você já poderá marcar sua primeira consulta. Venha garantir uma saúde plena e uma vida de maior qualidade!

Fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui.