Conte com exercícios para controle de ansiedade para melhorar seu bem-estar. Apesar de ser um transtorno comum entre os brasileiros, é possível evitá-lo com práticas simples no dia a dia. Confira 13 sugestões da CenttralMed.
A ansiedade é uma reação natural do ser humano. No entanto, quando se torna persistente, o problema passa a ser considerado um transtorno. O bom é que ela tem tratamento! Existem alguns exercícios para controle de ansiedade que podem te auxiliar a ter uma rotina mais leve.
Entender como lidar com sentimentos negativos, como depressão, estresse e ansiedade é a melhor forma de elevar a sua qualidade de vida e encarar diferentes desafios com mais suavidade.
O que fazer para controlar a ansiedade?
Antes de apresentar um grande trabalho é comum se sentir ansioso. As mãos tremem, o corpo sua e borboletas tomam conta da barriga: tudo isso é normal. Afinal, a ansiedade é um comportamento natural em todos os seres vivos.
Ela ajuda a tomar decisões e entender como reagir em diversas situações. Mas, quando os sintomas são frequentes e intensos, capazes de atrapalhar atividades diárias triviais, é importante procurar ajuda.
Desde 2017, o Brasil é o país com maior índice de pessoas com ansiedade no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 19 milhões de brasileiros convivem com a doença.
A boa notícia é que existem diversas maneiras de lidar com o transtorno, começando com cuidados com o próprio corpo. Sabia que alimentos ricos em açúcar e cafeína ajudam a aumentar a sensação de ansiedade?
Portanto, manter uma alimentação balanceada e saudável ajuda a aliviar sintomas ruins. Prefira consumir alimentos naturais, ricos em vitaminas e outros nutrientes, como ômega-3 magnésio, fibras e probióticos, responsáveis por melhorar o bom humor.
Além disso, há alguns exercícios para controle de ansiedade. Confira seis indicações da CenttralMed!
10 Exercícios para controle de ansiedade
É fato que a prática de exercícios físicos traz uma série de benefícios para o corpo. Eles combatem a ansiedade e o estresse, porque elevam a produção de serotonina e endorfina no corpo, neurotransmissores responsáveis por aumentar a sensação de prazer e bem-estar.
Mas, para ser efetiva, a prática de exercícios para controle de ansiedade deve ser regular.
Meditação
Uma pesquisa feita na Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, mostrou que apenas duas sessões semanais de meditação e atividades físicas de 30 minutos reduzem sintomas depressivos.
Se você nunca meditou antes, comece aos poucos, com, pelo menos, cinco minutos ao dia. Conforme você se acostuma, aumente o tempo.
A meditação ajuda a melhorar o sistema imunológico, o foco e a atenção, e reduz o estresse.
Caminhada
A caminhada é outra maneira de aliviar as tensões do dia a dia. Reserve meia hora e três dias na semana para se dedicar a prática.
Enquanto caminha, aproveite para refletir sobre possíveis gatilhos causadores da ansiedade e como evitá-los, ou lidar com eles de maneira menos martirizante.
Correr
Quando pegar o pique da caminhada, tente correr! Como a atividade exige ainda mais energia, o corpo produzirá mais endorfina. Como consequência, aumentará a sensação de bem-estar, enquanto você emagrece e melhora seu condicionamento físico.
Andar de bicicleta
Se você não gosta de correr ou caminhar, andar de bicicleta pode ser outra forma de se livrar da ansiedade.
A mesma dica dada para as caminhadas vale aqui: aproveite o tempo ao ar livre para refletir sobre a vida e encontrar possíveis soluções para determinados problemas que te afligem.
Você pode pedalar com amigos ou familiares, para que a atividade seja ainda mais divertida e prazerosa.
Ioga
A ioga é outro tipo de exercício que controla a mente e o corpo. Além de fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade, ajuda a evitar o estresse e a ansiedade.
Outros exercícios para controle da ansiedade são:
- Natação
- Pilates
- Dança
- Body Combat
- Zumba
Todas essas atividades físicas melhoram o bem-estar e, de quebra, elevam a autoestima, já que a prática frequente queima gorduras. Além disso, elas trazem benefícios ao cérebro, como a melhora em seu funcionamento, memória e cognição.
Qual o melhor exercício para ansiedade?
Você deve estar se perguntando “mas, afinal de contas, qual o melhor exercício para ansiedade?”.
A resposta é: depende. Você precisa se dedicar àquilo que mais gosta. Então, essa será a melhor atividade! Conte com o apoio de um profissional para entender qual exercício é o mais recomendado, de acordo com o seu estado emocional, estilo de vida e rotina.
Além das atividades físicas, existem outros exercícios para controle de ansiedade diários, simples e práticos, capazes de melhorar a sua rotina.
Exercícios para tratar ansiedade no dia a dia
Exercícios de respiração
Segundo pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, é possível usar a respiração para acalmar os ânimos, de modo a evitar a ansiedade.
Inspire por quatro segundos, puxando o ar pelo nariz. Segure por dois segundos e expire pela boca, durante oito segundos.
É importante que, durante a inspiração, o ar encha o abdômen e não o peito. Você pode colocar as mãos na barriga para sentir se o movimento está correto durante a respiração. Logo os batimentos cardíacos estarão normalizados.
Pratique o autocuidado
Dedicar parte do seu dia para cuidar de si mesmo é fundamental. Assista uma grande estreia do cinema, ou aquela série de comédia imperdível, passe a noite conversando com seus amigos mais próximos, crie uma rotina de skincare…
O importante é se desconectar do mundo e se reconectar consigo. Ouça suas necessidades e coloque tudo no papel, para encontrar estratégias palpáveis.
Mindfulness
Evite pensar no passado ou futuro. O mais importante é o presente.
O mindfulness é uma técnica que garante a atenção plena ao momento e as sensações. Com o método é possível aprofundar seu autoconhecimento e controlar a ansiedade sob o imprevisível, já que a atenção concentra-se sobre o agora.
Ansiedade precisa de tratamento!
Apesar de os exercícios para controle de ansiedade serem bastante efetivos, não tenha medo de pedir auxílio.
A psicoterapia ajuda a ter controle dos sintomas e melhora a forma como você se relaciona com todo o mundo. Desta forma, é possível ter uma relação mais saudável consigo mesmo e enfrentar situações estressantes do cotidiano de maneira assertiva, sem tantas cobranças.
A terapia é uma das melhores ferramentas para melhorar a autoestima e evitar o estresse e a ansiedade do dia a dia.
Para levar a vida sem tantas cobranças, conte com a CenttralMed! Nosso maior objetivo é cuidar da sua saúde de maneira preventiva e garantir a melhora da sua qualidade de vida.
Por isso, conte com o programa Consultas do Bem e garanta isenção do pagamento em consultas!
Entre em contato com a gente para saber mais sobre o benefício. Marque sua próxima avaliação na CenttralMed mais próxima de você.