Início » O que é compulsão alimentar? Entenda + 8 dicas essenciais para combater com eficiência

O que é compulsão alimentar? Entenda + 8 dicas essenciais para combater com eficiência

Muitas pessoas não sabem o que é compulsão alimentar e os males que essa condição pode causar para a saúde. Entre todos os tipos desse problema, estima-se que 4,7% da população brasileira conviva com algum tipo de transtorno alimentício no dia a dia.

Em muitos casos, a compulsão por comer — sem conhecer os limites para finalizar uma refeição — pode gerar várias consequências para a saúde. Desde a obesidade, insônia, diabetes, pressão alta, problemas de coração e outras consequências, é preciso tomar cuidado nesse sentido.

Portanto, é preciso primeiro saber o que é compulsão alimentar para então conhecer 8 dicas para combatê-la com eficiência. Quer saber mais? Então, continue lendo até o final do conteúdo que preparamos.

O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar acontece quando uma pessoa come além do necessário, mesmo sem sentir fome. Essa atitude, normalmente, é acompanhada por um grande processo de culpa, já que o indivíduo sabe que exagerou e precisa mudar.

No entanto, não é fácil acabar com o problema. Mesmo que você saiba o que é compulsão alimentar, é necessário entender os motivos que a fazem aparecer e, nesse sentido, a ajuda profissional é extremamente recomendada — e importante.

Porém, mesmo sem a ajuda profissional, existem várias dicas para combater esse transtorno e, assim, evitar o sofrimento que a compulsão alimentar pode causar na rotina. Conheça as dicas, logo abaixo:

Para saber mais sobre o que é compulsão alimentar, veja o vídeo que separamos sobre o assunto:

O que é compulsão alimentar? Fonte: canal Band Jornalismo

Dica 1: identifique seus sentimentos

Em alguns casos, a ansiedade pode ser um grande gatilho para a compulsão alimentar. Em outros, a tristeza é a grande fonte para uma alimentação sem controle e cheia de culpa. Então, é preciso identificar os sentimentos para que o melhor tratamento seja oferecido.

Assim, sempre que resolver “atacar” a geladeira, tente pensar no que está sentindo no momento. Essa clareza vai ajudar a saber o que é compulsão alimentar para a sua realidade e, assim, permitir que seja combatida de forma eficiente.

Dica 2: priorize alimentos ricos em fibra

Frutas, verduras e hortaliças te deixarão saciado por mais tempo, o que é excelente no combate à fome que pode desencadear um quadro de compulsão alimentar. Portanto, dê prioridade para esses alimentos e combata o transtorno com dedicação e persistência.

Dica 3: beba bastante água

Beber água conforme as necessidades do corpo — aproximadamente 2 litros por dia — também ajuda a manter a fome sob controle e, da mesma maneira, vai te ajudar no combate da compulsão alimentar.

No entanto, é importante saber que a água precisa ser consumida ao longo do dia. O corpo precisa se manter hidratado o tempo todo para funcionar bem, então evite consumir uma grande quantidade do líquido de uma só vez.

Dica 4: evite os alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são deliciosos, mas deixam a desejar quando o assunto é a presença de fibras. Por isso, eles são duplamente perigosos para quem tem compulsão alimentar, já que possuem sabores irresistíveis e não trazem a saciedade desejada e nem mesmo a nutrição adequada ao organismo.

Nesse sentido, a fome pode facilitar o aparecimento de um quadro de compulsão, visto que o corpo está pedindo alimento e “desativa” os limites necessários. Sendo assim, evite o consumo de industrializados no geral.

Dica 5: evite dietas restritivas

Se você já entendeu o que é compulsão alimentar e como a fome pode ser um grande gatilho para o problema, já percebeu que as dietas restritivas também são um problema para o transtorno.

E isso é verdade pelo corpo estar completamente desprotegido em relação à fome. Com o organismo pedindo comida, as chances de surgir um descontrole na hora de comer serão bem grandes. Portanto, cuidado.

Dica 6: planeje suas refeições

Do mesmo modo que você planeja seu dia de trabalho, uma festa ou uma viagem, também deve separar um tempo para planejar as refeições. Pensar antecipadamente no almoço, café da manhã e da tarde, além da janta, é uma ótima maneira para não cair na compulsão alimentar.

Além do planejamento de horário e do cardápio, você também terá a chance de criar um menu completo e diversificado. Com isso, certamente vai evitar recorrer aos junk foods, o que vai ajudar a controlar a compulsão alimentar.

Dica 7: coma devagar

A mastigação correta e lenta também ajuda bastante a produzir o efeito de saciedade no cérebro, o que vai te ajudar bastante no combate da compulsão alimentar. Para isso, é preciso se dedicar para apenas comer com calma e muita atenção.

Então, desligue qualquer coisa que possa te atrapalhar durante uma refeição. Celular, televisão ou qualquer outro dispositivo que não te permita a concentração profunda com seu alimento.

Feito isso, é hora de comer devagar, prestar atenção na mastigação e evitar que a compulsão alimentar te faça exagerar.

Dica 8: procure ajuda profissional

Clínico geral, nutricionista, psiquiatra e endocrinologista podem te ajudar na tarefa de saber o que é a compulsão alimentar e como combatê-la com eficiência. Esses profissionais têm a experiência necessária para te fazer dar a volta por cima nesse sentido.

Portanto, é sempre importante procurar a ajuda de profissionais especializados que podem te dar o melhor caminho para vencer a compulsão na alimentação. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, é totalmente possível sair vitorioso dessa luta.