Início » Como prevenir um aborto: 9 cuidados para ter uma gestação muito saudável

Como prevenir um aborto: 9 cuidados para ter uma gestação muito saudável

Você sabe como prevenir um aborto? A perda do bebê de forma espontânea acontece em, aproximadamente, 10% a 20% das gestantes do país. Mesmo com o último levantamento sendo de 2013, os números certamente são preocupantes nos dias atuais.

E esse problema pode ter diversas causas durante a gestação. Seja o uso de drogas, infecções, estresse ou até pela idade da gestante, é essencial combater o aborto para não deixar que o tão sonhado bebê não venha ao mundo.

Assim, separamos 9 dicas de como prevenir um aborto. Se você é gestante ou está planejando ficar grávida no futuro, informe-se e cuide-se para não passar por essa situação ruim. Continue lendo até o final.

1. Alterações hormonais

As alterações hormonais podem encerrar uma gravidez de forma súbita. Nesse caso, a falta de progesterona é a causa do aborto onde, normalmente, o uso incorreto de medicamentos hormonais interrompem a gravidez.

Seu principal tratamento é simples: consultar o ginecologista para a devida orientação médica de como não deixar o hormônio faltar no organismo. O tratamento é importante e personalizado para mães não sofram com a perda do bebê.

2. Problemas de útero

Problemas no útero também podem causar aborto espontâneo e, por isso, devem ser diagnosticados e tratados sempre por especialistas. No Brasil, é estimado que até 10% das mulheres têm a gravidez interrompida por causas relacionadas ao útero.

Assim, para esses casos, o acompanhamento regular é suficiente para detectar qualquer perigo. Mas, em outros casos mais graves, somente a cirurgia consegue contornar o problema e resolver a condição que coloca em risco a vida do bebê.

3. Síndrome do ovário policístico

A SOP é uma das causas mais comuns que levam uma mulher à infertilidade. E isso acontece pela ovulação que pode ser bem irregular na presença da síndrome. A notícia boa é que, ainda assim, uma gestação pode acontecer a partir de acompanhamento médico próximo.

E após a gravidez iniciada, a mulher com síndrome do ovário policístico precisa seguir as orientações médicas e fazer o tratamento à risca. Com os devidos cuidados, a gestação poderá chegar com saúde até o final sem grandes sustos.

4. Alterações na tireóide

Outra forma de como prevenir um aborto é dando a devida atenção para alterações hormonais causadas pela tireoide. Da mesma forma que o ovário policístico, o desequilíbrio hormonal pode dificultar a gestação ou interrompê-la de forma súbita.

Assim, para uma gravidez planejada, é importante que a futura mamãe faça um check-up completo, pois um endocrinologista de confiança pode detectar a condição e ajudar a tratá-la devidamente.

5. Álcool, cigarro e cafeína

Esses três itens também podem causar um aborto e devem ser banidos durante a gestação. Se você quer prevenir um aborto e ter uma vida mais saudável, prepare-se para eliminar essas substâncias do seu período gestacional.

No caso da cafeína e do álcool, ambos até podem ser consumidos em doses baixíssimas. Mas, se for possível, é importante deixá-los de lado. Já o cigarro deve ser eliminado completamente antes, durante e após a gestação, já que traz males imensos ao organismo.

E se você precisa de ajuda para parar de fumar, principalmente na gravidez, separamos um vídeo especial sobre o assunto:

6. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes também podem ser um risco à gestação e precisam ser devidamente tratadas. E se você quer saber mais um passo de como prevenir um aborto, precisará colocar seu companheiro na jogada.

As doenças autoimunes presentes no pai acabam fazendo com que o organismo da mulher se defenda para acabar com o “perigo”. Assim, tratam o embrião como um ser estranho e tentam eliminá-lo a todo custo.

Apesar de ser uma situação ruim, existe um tratamento para esse caso. Uma vacina com partes do sangue do parceiro é aplicada para que o sistema imunológico feminino pare de reagir à condição e, assim, permita que o bebê se desenvolva com saúde.

7. Uso de remédios sem controle médico

Conforme já falamos anteriormente, substâncias químicas podem causar um aborto inesperado na mulher. Então, uma das recomendações de como prevenir um aborto consiste em ter o devido acompanhamento médico sobre os remédios consumidos.

Dependendo da situação, a recomendação médica será a de tentar evitar a gravidez, visto que as chances dela continuar são baixas. Mas isso só será necessário em casos extremos, onde a gestante não pode ficar sem seus medicamentos.

No geral, os remédios serão substituídos por substâncias não nocivas à gravidez e tudo ficará bem.

8. Infecções

Outro passo importante de como prevenir um aborto é combater infecções causadas por vírus e bactérias. Clamídia, sífilis, micoplasma e toxoplasmose podem interromper a gestação ou causar sérios danos ao desenvolvimento infantil.

Como consequência, caso não passe por um aborto, o bebê pode ter sequelas graves, que envolvem surdez, problemas cerebrais e outras questões graves. Para que isso não seja um problema, procure sempre um especialista e garanta que sua saúde está em dia.

9. Obesidade ou peso abaixo do normal

O excesso ou falta de peso adequado é um problema para toda gestante. Além dos problemas decorrentes dessas condições, como a hipertensão, diabetes e a anemia, o próprio organismo entende que não pode funcionar adequadamente para gerar uma nova vida.

Então, para os dois casos, a recomendação é o acompanhamento de um nutricionista, que será responsável por garantir a melhor alimentação — e o peso adequado — para a sua gestação ocorrer sem problemas.

Como prevenir um aborto? Cuidando de si com carinho e muito amor

A maioria das condições tratadas aqui podem ser evitadas com o devido acompanhamento médico. É esse profissional que vai dar todas as orientações necessárias para a sua gravidez acontecer normalmente e gerar uma vida tão importante para os papais.

Portanto, faça todas as recomendações médicas, sempre cuidando da saúde, evitando situações que coloquem o bebê em risco e, principalmente, tratando esse período tão especial com muito carinho e amor.