Início » Diferentes tipos de terapia: descubra a mais adequada para você aproveitar

Diferentes tipos de terapia: descubra a mais adequada para você aproveitar

Conheça os diferentes tipos de terapia para entender qual é a melhor abordagem para cuidar e tratar da sua saúde mental.

Você sabia que existem diferentes tipos de terapia? As distintas abordagens para cuidar da saúde mental são importantes por possibilitar uma adaptação mais fácil para tipos específicos de personalidade.

Assim, pessoas mais extrovertidas podem se dar bem com psicodrama. Já os sonhadores podem apostar na Jungiana para se entenderem melhor como indivíduos, evoluindo em questões mal resolvidas no passado e presente, por exemplo.

Desse modo, é importante conhecer os diferentes tipos de terapia para entender qual se encaixa melhor com a sua personalidade e rotina. A identificação é o primeiro passo para a terapia ter efeitos eficientes. Quer saber mais? Continue lendo até o final!

01 – Psicanálise

A terapia criada por Sigmund Freud é uma das versões mais populares ainda nos dias atuais. Indicada para pessoas que buscam autoconhecimento profundo, esse tipo de terapia se baseia em conexões de assuntos realizados pelo psicólogo.

Na prática, o paciente deita no divã e fala com total liberdade. Dessa forma, as conexões realizadas entre assuntos permitem uma grande profundidade nos problemas psicológicos existentes, sejam questões de personalidade ou traumas.

02 – Psicodrama

O segundo item em nossa lista de diferentes tipos de terapia é muito indicado para pessoas muito extrovertidas e que não têm medo algum da exposição. Isso é importante pela terapia psicodrama acontecer — normalmente — em grupo, com exposições e resoluções das questões apresentadas.

A mecânica dessa terapia envolve a externalização das emoções que, normalmente, levam para uma análise precisa dos motivos que geraram a questão emocional. E mesmo para os mais tímidos, o psicodrama pode ser uma abordagem interessante, já que é possível participar apenas como observador das dinâmicas realizadas.

03 – Jungiana

Sonhos, desenhos, miniaturas e questões lúdicas ajudam na terapia Jungiana. É por meio desses recursos que o terapeuta conduz a conversa, evitando que o analisado fale livremente — como é o caso da psicanálise.

Entre os diversos tipos de terapia, a jungiana é indicada para quem busca o autoconhecimento profundo, já que as dinâmicas são voltadas para o aprofundamento nas diversas camadas da personalidade.

04 – EMDR

Vítimas de traumas, sejam violências ou acidentes, por exemplo, podem recorrer à terapia EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos) para tratar as questões pendentes de eventos traumáticos. Fobias, problemas crônicos e até obesidade também podem ser superados com o método.

Na prática, o EMDR simula o movimento dos olhos durante o estágio de sono mais profundo, conhecido como REM (Rapid Eye Moviment, ou movimento rápido dos olhos). A partir disso, é possível ativar o caminho de memórias ruins, dentro do cérebro, para tratar a questão mental.

05 – Gestalt-terapia

O nosso quinto item da lista dos diferentes tipos de terapia envolve uma análise do paciente com relação ao meio que vive, seus amigos, família e até seu trabalho. O meio é muito importante para o entendimento e resolução dos problemas.

Pessoas em estado de constante apatia, sem energia para evoluir e melhorar podem se beneficiar bastante desse tipo de terapia. Caso o ambiente seja o motivo que influencia as emoções, a gestalt-terapia certamente vai identificar corretamente.

06 – Cognitivo-comportamental

Pensamentos disfuncionais, onde o paciente costuma ser o principal sabotador da sua vida, são tratados na terapia do tipo cognitivo-comportamental. Muito além de uma questão de baixa-autoestima, esse tratamento ajuda a reverter os quadros que impossibilitam um indivíduo de evoluir.

No entanto, apenas problemas pontuais — e claros — podem ser identificados e tratados. Portanto, a terapia cognitivo-comportamental dura algumas dezenas de sessões e finaliza com a questão psicológica diagnosticada e resolvida.

07 – Analítico-comportamental

Pessoas com ansiedade, pânico, fobia social, depressão, problemas de aprendizagem e até dependência química podem se beneficiar da terapia analítico-comportamental. Assim como a gestalt-terapia, essa versão foca em trabalhar o ambiente, reforçando os pontos positivos para tratar pendências emocionais e atitudes de comportamento.

A partir desse acompanhamento, o indivíduo poderá reverter as questões emocionais que tanto o prendem, focando nas qualidades e possibilidades de evoluir enquanto pessoa. Portanto, a terapia analítico-comportamental também surge como um dos diferentes tipos de terapia mais populares no mundo atual.

08 – Cognitivo-Construtivista

O nosso penúltimo item na lista de diferentes tipos de terapia envolve a análise de comportamento de um indivíduo, mas também o papel do sistema nervoso cerebral nas ações desempenhadas pelo paciente.

Assim, é indicada para pessoas com doenças cerebrais degenerativas, além de lesões e danos cerebrais causados por algum tipo de acidente, por exemplo. Além desse cenário, pacientes que desejam evoluir seu modo de pensar também podem se beneficiar da terapia cognitivo-construtivista.

09 – Lacaniana

O nosso último item na lista de diferentes tipos de terapia está no grupo dos tratamentos clássicos, com direito a divã e muito tempo de conversa com o terapeuta. É a partir desse bate-papo que as questões psicológicas podem ser diagnosticadas e resolvidas.

Portanto, para uma compreensão profunda dos problemas, além da conquista de um autoconhecimento sem igual, a terapia lacaniana surge como uma excelente opção. Se você não tem pressa para se conhecer como pessoa, esse é o tipo mais indicado para a sua situação.

Leia também: Alimentação e saúde mental: o que comer para ajudar a mente

Aproveite os diferentes tipos de terapia para seu bem-estar

As terapias são importantes para qualquer tipo de pessoa, seja o indivíduo que já identificou alguma questão psicológica ou para aquele que só busca o autoconhecimento. No entanto, se você ainda tem o pé atrás com esse acompanhamento, separamos um vídeo para mostrar os benefícios dessas abordagens:

Entenda quais os benefícios da terapia na qualidade de vida. Fonte: Canal TV Aparecida.