Início » Qual o melhor esporte para criança? Conheça 5 opções saudáveis e viáveis

Qual o melhor esporte para criança? Conheça 5 opções saudáveis e viáveis

Descubra qual é o melhor esporte para criança a partir de 5 opções saudáveis e altamente divertidas aos pequenos.

Em tempos de acesso fácil aos computadores, smartphones e tablets, é essencial procurar boas alternativas para as crianças deixarem o sedentarismo de lado. Assim, escolher um lazer para a garotada não é fácil. Afinal, qual o melhor esporte para criança?

Segundo dados da OMS, aproximadamente 78% das crianças brasileiras fazem menos atividades do que é recomendado. E isso reflete nos números da obesidade infantil, onde aproximadamente ⅓ das crianças no país estão acima do peso.

No entanto, apesar dos dados alarmantes, é possível reverter os números assustadores que, certamente, vão impactar a vida adulta desses pequenos. Então, preparamos um conteúdo para te ajudar a descobrir qual o melhor esporte para criança.

Continue lendo até o final para descobrir. Boa leitura!

Como escolher o melhor esporte para criança?

Antes de tomar essa decisão, recomendamos algumas boas práticas para tornar essa escolha mais certeira. Não adianta saber qual o melhor esporte para criança se ela não se interessar pela atividade, certo?

Então, fique atento às dicas abaixo:

Consulte especialistas em pediatria e nutrição

O primeiro passo para colocar seu filho ou filha na prática de uma atividade esportiva é entender qual a melhor recomendação para a realidade dele ou dela. Para isso, é sempre importante consultar especialistas para receber a melhor orientação.

Os pediatras são importantes nessa hora por conhecererm o histórico de saúde do seu pequeno. Com base nos dados gerados ao longo dos anos, esses profissionais vão conseguir auxiliar na escolha do melhor esporte para a criança.

Já os nutricionistas vão ajudar na parte de alimentação, personalizando a escolha do esporte com base no objetivo a ser alcançado. Para crianças que precisam perder algum peso, as recomendações podem ser diferentes de crianças com outras metas.

Assim, vale a pena realizar uma — ou várias — consulta com esses especialistas para receber a melhor orientação possível.

Conheça as características do seu filho ou filha

Sua criança é do tipo mais ativa? Ela gosta de esportes em equipe? Uma de suas brincadeiras favoritas é brincar na piscina? Essas perguntas podem ajudar bastante na hora de escolher qual o melhor esporte para o pequeno.

Então, aqui a recomendação é conhecer os hábitos do seu filho ou filha, pois eles vão dar dicas importantes do esporte a ser escolhido.

Pergunte para a criança

Abrir o diálogo é sempre importante na hora de escolher qual o melhor esporte para criança. Muitas vezes, o interesse dela já é suficiente para que a escolha seja realizada. Então, pergunte quais são as preferências antes de escolher arbitrariamente.

Por fazer parte do processo, a criança também vai ficar mais envolvida com o projeto de praticar esporte, o que é importante para a continuidade da atividade.

Mostre as opções

Quais opções estão acessíveis no momento? Essa é uma questão importante na hora de escolher qual o melhor esporte para criança. Assim, identifique o que é possível fazer e mostre as opções para seu filho ou filha.

Isso vai ajudar bastante a não correr atrás de uma modalidade que não é acessível financeiramente ou não está disponível na sua cidade.

Qual o melhor esporte para criança? Confira 5 opções!

Agora que temos as principais dicas para saber como escolher qual o melhor esporte para criança, chegamos no momento de fazer a nossa escolha. Porém, saiba que ela não precisa ser definitiva, uma vez que a experiência prática pode não agradar o pequeno.

1. Natação

A natação é um dos esportes mais completos para o corpo, seja na questão física ou mental. Além de queimar muita energia, nadar fortalece os músculos, aprimora a respiração, fortalece as articulações e ajuda na coordenação motora.

Fora os pontos acima, aprender a ficar focado nos movimentos e controlar a ansiedade de completar as voltas na piscina é um ótimo treino para a saúde mental. Mas não é só isso, a natação é um esporte que a maioria dos baixinhos adora.

2. Futebol e futsal

O esporte mais popular do Brasil atrai a atenção de muitos meninos e, atualmente, das meninas. Além de ser uma atividade divertida e boa para o corpo, o futebol tem várias características importantes para o desenvolvimento infantil.

A disciplina é importante na prática do esporte, visto que é preciso aprender a jogar em equipe para tudo funcionar. Além disso, respeitar o juiz e o técnico ajudam no desenvolvimento da personalidade e respeito às regras.

Assim, o futebol é completo por proporcionar uma atividade saudável em grupo, mas também por trazer disciplina e obediência às regras. Aproveite!

3. Atletismo

Para crianças que têm muita energia, o atletismo pode ser uma ótima maneira de queimá-las. Do mesmo modo que a natação, correr faz bem para o sistema respiratório, fortalece os músculos e também a mente.

Além da corrida tradicional, o atletismo também oferece algumas modalidades diferentes que podem soar como brincadeiras para os pequenos. Corrida com obstáculos, revezamento e salto em distância, por exemplo, podem ser bem aceitos pelas crianças.

4. Vôlei

O vôlei é um esporte bastante democrático e se encaixa, definitivamente, na resposta de qual o melhor esporte para criança. Além do fortalecimento físico, o jogo em equipe ajuda no trabalho em conjunto e no respeito às regras, visto que elas são importantes no jogo.

Outra notícia boa é que o vôlei é um esporte bastante inclusivo. Meninos e meninas podem dividir a quadra, o que vai ajudar as crianças a socializarem e respeitarem as diferenças.

5. Lutas

Se você ainda está procurando descobrir qual o melhor esporte para criança, pode considerar as lutas como opções viáveis por uma série de motivos. Desenvolvimento físico, mental, da disciplina e do respeito ao próximo são benefícios óbvios da prática de lutas.

No judô, por exemplo, a luta é tratada como uma forma de autodefesa pessoal. Assim, as crianças aprendem que seu corpo deve ser usado para o bem, sempre respeitando a saúde do próximo e evitando a violência gratuita.

O mesmo acontece com a capoeira. Muito popular no país, a modalidade prega a paz, ensinando movimentos de autodefesa, mas que — felizmente — serão usados apenas para encantar o público durante as apresentações.

Enquanto a escolha não acontece, separamos um vídeo bem legal com recomendações de atividades para fazer em casa. Então, se a escolha está difícil, reúna as crianças para movimentar o corpo de modo divertido:

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com outras pessoas que precisam dessa informação. Até a próxima!

Leia também: Alimentação e saúde mental: o que comer para ajudar a mente