fbpx
Pular para o conteúdo
Início » 22 Dicas de alimentos para fazer o intestino funcionar

22 Dicas de alimentos para fazer o intestino funcionar

A constipação intestinal é um problema comum, mas se não for tratado pode desencadear uma série de doenças graves. Conheça alimentos para fazer o intestino funcionar e melhorar sua saúde!

A prisão de ventre afeta cerca de 16% da população mundial. Sabia que com algumas mudanças na rotina é possível evitar a constipação? Uma das maneiras mais comuns é ingerindo alimentos para fazer o intestino funcionar.

Muitas vezes, apenas a mudança nos hábitos alimentares exerce grande papel no combate ao intestino preso. É preciso contar com uma alimentação balanceada rica em fibras, encontrada em leguminosas, frutas, verduras e cereais.

Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas se alimentam da maneira incorreta, abusando do consumo de processados. Em contrapartida, não sabem que esse tipo de dieta afeta todo o organismo, inclusive, o intestino. Como resultado, fica mais difícil ir ao banheiro com naturalidade.

Para evitar problemas mais graves, descubra o que é a prisão de ventre e quais alimentos consumir para ajudar o funcionamento correto do intestino.

O que é prisão de ventre?

Cerca de 20 a 30% da população brasileira tem alguma alteração intestinal. A prisão de ventre é um problema derivado, em suma, pelo consumo excesso de proteína animal ou pelo consumo insuficiente de fibras, um dos maiores aliados no tratamento do fluxo intestinal.

O problema também pode ser causado por estresse, ansiedade, depressão e até mesmo mudanças de rotina – ao passar alguns dias longe de casa, por exemplo.

Então, quando o intestino grosso não possui fibras, nem água o suficiente, é mais difícil excretar o que não é necessário para o organismo. Além do inchaço abdominal, mal-estar e cólicas ao ir ao banheiro, é comum que pessoas com constipação façam esforço para evacuar e tenham fezes mais duras.

Ao contrário do que muitos dizem, não há uma frequência certa para ir ao banheiro, já que a regularidade varia segundo a idade, sexo e rotina de cada um. No entanto, ir ao banheiro duas ou menos vezes por semana é sinal de que algo não está funcionando bem no intestino.

O problema pode afetar qualquer pessoa, mas é mais frequente em mulheres. De acordo com a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e a Danone Research, em 2012, duas a cada três mulheres sofrem com problemas intestinais.

Por isso, é fundamental contar com alimentos para fazer o intestino funcionar e água, a junção indispensável para ter uma rotina mais saudável.

Alimentos para fazer o intestino funcionar: 22 recomendações

Contar com uma alimentação saudável é o primeiro passo para aliviar e evitar a constipação intestinal. Os mais recomendados são aqueles ricos em fibras. 

Além de equilibrar a quantidade de colesterol no sangue, aumentar a saciedade e não acrescentar calorias à dieta – já que são absorvidas pelo organismo -, as fibras insolúveis ajudam a aumentar o bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal. Deste modo, regulam o fluxo e previnem o intestino preso!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir, pelo menos, 25 gramas de fibra por dia. No Brasil, o valor consumido chega apenas aos 12,5 gramas, muito abaixo do recomendado.

Em contrapartida, é necessário ressaltar que o consumo em excesso faz mal, como qualquer outro alimento. Nestes casos o excesso de fibras deixa a barriga inchada com gases e não há eficiência nutricional.

Os alimentos para fazer o intestino funcionar são:

  • Farelo de trigo (um dos alimentos mais ricos em fibras)
  • Farelo de aveia
  • Lentinha
  • Espinafre
  • Pão e outros alimentos integrais
  • Brócolis
  • Sementes de girassol
  • Feijão
  • Linhaça, chia e outros cereais

Ao consumir legumes, o ideal é manter a casca dos alimentos quando possível. Também é recomendado inserir folhas no prato durante o almoço e o jantar.

As fibras também são responsáveis por evitar doenças cardíacas, câncer de cólon, diabetes e outros problemas de saúde mais graves. Acrescente o nutriente no seu cardápio diário e veja seus problemas se resolverem com o tempo!

Frutas que ajudam o intestino funcionar

Os cereais, legumes, verduras são grandes auxiliares. Para quem gosta de alimentos doces, conheça frutas que ajudam o intestino funcionar e evitam a constipação:

  • Mamão
  • Uva-passa
  • Damasco
  • Laranja
  • Manga
  • Melancia
  • Tangerina
  • Caqui
  • Figo
  • Kiwi

Aliado a todas as nossas indicações, os probióticos também podem ser inseridos na dieta. Eles fazem bem à microbiota intestinal, portanto melhoram o seu funcionamento. Iogurtes, kefir e leite fermentado podem ser consumidos uma vez ao dia.

Hábitos para incorporar no dia a dia

Viu só quantos alimentos para fazer o intestino funcionar existem? Não é difícil incorporá-los à rotina! Mas, é claro que, com eles é importante ter uma rotina saudável, com a prática de exercícios físicos e muita água.

Atividades físicas provocam movimentos que ajudam a empurrar o bolo alimentar. O ideal é praticar todos os dias, contudo, é possível adaptar novos hábitos de acordo com a sua rotina.

As fibras que ajudam o intestino funcionar só agem com o auxílio da água, porque ela auxilia a formação do bolo fecal e facilita a evacuação. Isso quer dizer que um não age sem o outro. Portanto, consuma bastante água todos os dias!

Ao mesmo tempo, diminua o consumo de alimentos processados e industrializados, ricos em açúcar, como refrigerantes, frituras, salgadinhos e linguiça. Eles possuem altas doses de gordura, sódio, sal e poucos nutrientes importantes para o organismo, por isso prejudicam a saúde, para além, até mesmo, da prisão de ventre.

Problemas derivados

É importante ressaltar que a constipação intestinal não é uma doença, mas um distúrbio no organismo que pode acarretar outros problemas mais sérios. Médicos podem recomendar remédios para o tratamento nos casos mais graves.

A prisão de ventre pode estar associada, ou desencadear problemas como:

  • Hemorroidas: devido à força feita durante a evacuação, as veias incham e inflamam. Desta maneira, causam dor e coceira
  • Diverticulose: é a formação de pequenas bolsas na mucosa do intestino grosso. O problema pode causar dor abdominal e presença de sangue nas fezes
  • Fissura anal: formação de úlceras no revestimento do ânus, que acarreta dor e sangramento durante as evacuações

Um dos problemas mais sérios é a fecaloma. Entretanto, é mais grave e recorrente em pacientes idosos ou acamados.

Às vezes, a prisão de ventre passa naturalmente, ao reajustar a rotina, ou voltar para casa, por exemplo. Além disso, apenas o consumo correto de alimentos para fazer o intestino funcionar ajuda a prevenir qualquer desconforto.

Mas, se mesmo assim o quadro se tornar crônico, ou seja, frequente, é necessário fazer exames complementares para entender o que está acontecendo. Somente o médico é capaz de diagnosticar o problema com precisão e recomendar o tratamento mais adequado.

Mantenha a saúde em dia com a CenttralMed

Nós, da CenttralMed, temos o prazer de cuidar da sua saúde! Nosso centro médico possui mais de 36 especialidades, além de exames de imagem e plantão médico todos os dias. Tudo foi desenvolvido pensando em você.

Nosso programa especial, Consultas do Bem, garante isenção do pagamento nas principais especialidades, incluindo clínica médica. Desta maneira, você pode se cuidar preventivamente, com consultas ilimitadas e gratuitas.

Para cuidar de você e da sua família, basta entrar em contato com a gente. Após realizar seu cadastro, é só marcar sua consulta! Faça parte da CenttralMed e mantenha a saúde em dia.