Início » Alimentos para a terceira idade: opções para introduzir na alimentação ainda hoje

Alimentos para a terceira idade: opções para introduzir na alimentação ainda hoje

Entenda a importância da alimentação saudável e como planejar uma dieta balanceada com os melhores alimentos para a terceira idade

Uma alimentação saudável é fundamental durante toda a vida, mas os cuidados pedem um pouco mais de atenção quando chegamos à terceira idade.

Com o envelhecimento natural, alguns nutrientes e proteínas tornam-se essenciais para manter a saúde em dia. Por essa razão, os alimentos para a terceira idade exigem mais cuidado durante a escolha e preparo.

Mesmo que manter uma alimentação balanceada não tenha sido uma prática durante a juventude, a reeducação alimentar é um grande passo para conquistar um envelhecimento gradual, manter bons níveis de nutrição e evitar doenças.

Afinal, nunca é tarde para aprender a comer melhor. A seguir, confira alguns alimentos para a terceira idade para incluir em seu prato ainda hoje. Vamos?

Alimentação x envelhecimento: entenda a importância da alimentação na terceira idade

Não há como negar que o envelhecimento é uma condição natural de todo ser humano.

No entanto, apesar de inevitável, alguns hábitos adquiridos ao longo da vida ajudam a garantir uma terceira idade com mais saúde e autonomia.

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), quase metade dos brasileiros perdem músculos a partir dos 80 anos.

Para além da mudança na aparência, a degradação muscular também traz outras condições incômodas de saúde para os mais velhos:

  • Diminuição da força
  • Piora do desempenho físico
  • Perda de equilíbrio
  • Osteoporose, entre outros.

Além das alterações hormonais e fisiológicas, alguns hábitos como a prática de atividade física e reeducação alimentar na terceira idade podem prevenir esse problema.

Durante o envelhecimento, condições como a redução do metabolismo e o uso frequente de medicamentos podem comprometer as necessidades nutricionais, fazendo com que a alimentação da terceira idade demande atenção especial.

Mas quais são os melhores alimentos para a terceira idade? É possível iniciar uma reeducação alimentar na terceira idade? Descubra abaixo as informações necessárias para uma dieta saudável. 

Principais nutrientes e alimentos para a terceira idade

Em uma alimentação na terceira idade não podem faltar alimentos ricos em proteínas e nutrientes, como vitaminas, cálcio e potássio, por exemplo.

Além disso, uma boa alimentação deve ser diversificada e verdadeiramente nutritiva.

Se você não sabe quais os melhores alimentos para a terceira idade para colocar no cardápio do dia a dia, veja agora algumas das opções mais indicadas. 

1- Frutas e vegetais 

Não é segredo para ninguém que as frutas, legumes e verduras são alguns dos grupos alimentares mais importantes para uma dieta balanceada.

Ao entrar na terceira idade, porém, eles ganham um destaque ainda mais especial: segundo a Organização Mundial da Saúde, consumir ao menos 400g de frutas e vegetais por dia reduz risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e AVC.

Ainda conforme as recomendações da organização, uma alimentação saudável deve conter:

  • Verduras em todas as refeições
  • Frutas e verduras frescas diariamente
  • Variedade de alimentos na alimentação

2- Peixe 

Um alimento sempre citado em dietas de alimentação saudável é o peixe. E além do consumo alimentício, hoje o uso de óleo de peixe em cápsula já faz parte do grupo de suplementos orais de adultos e idosos.

Mas você já se perguntou o que torna o peixe um dos melhores alimentos para a terceira idade?

O peixe é um alimento rico em ômega-3, uma categoria de gordura saudável formada por ácidos carboxílicos poliinsaturados, não produzida pelo organismo humano.

Os ácidos graxos presentes no óleo de peixe foram os responsáveis pela redução da pressão arterial de pacientes hipertensos, segundo dados de pesquisa publicada no New England Journal of Medicine (NEJM).

Entre os benefícios da substância, estão:

  • Rico em propriedades antioxidantes
  • Controla os índices de colesterol
  • Possui propriedades anticoagulantes
  • Ajuda no controle da glicemia, entre outros.

3- Leite e derivados

O leite e seus derivados são os alimentos para a terceira idade mais fáceis de consumir.

Afinal, vai dizer que iogurtes e queijos, por exemplo, não fazem parte da sua rotina alimentar desde a infância? Além da abundante quantidade de cálcio, esses alimentos são facilmente absorvidos pelo organismo humano.

Segundo o artigo publicado na Food & Nutrition Research, a ingestão de leite e produtos lácteos proporcionam os seguintes benefícios:

  • Melhora na composição corporal
  • Risco reduzido de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares
  • Efeito benéfico na densidade mineral óssea (quantidade de mineral no tecido ósseo usada como indicador indireto de osteoporose).

Então, se você está passando por uma reeducação alimentar na terceira idade, lembre-se de incluir esses alimentos em sua rotina.

4- Batata doce

Se você logo imagina uma dieta “fitness” ao ouvir falar em batata doce, acredite, está muito enganado!

Apesar de ser uma presença forte na rotina alimentar entre os adeptos da musculação e exercícios físicos, a batata doce também está entre os alimentos para a terceira idade com maiores benefícios.

Mas você já se perguntou por que a batata doce carrega a fama de ser um alimento tão saudável?

Bom, para começar, ela é uma rica fonte de fibras solúveis, especialmente a pectina, que auxilia no controle do colesterol e melhora o sistema digestivo.

Também contém boas doses de antioxidantes, o que colabora para o reforço da imunidade e é uma excelente fonte de energia.

E tem mais: se a perda muscular é um problema sério para os idosos, a batata doce é fonte de vitamina D, um nutriente que participa da manutenção dos músculos e da saúde dos ossos.

Por isso, se consumir batata doce no dia a dia não é um costume para você, saiba que chegou o momento de mudar o seu cardápio para uma reeducação alimentar para a terceira idade.

Leia também: Alimentação e saúde mental: o que comer para ajudar a mente[1] 

Faça um acompanhamento profissional

A carência nutricional dos idosos é uma realidade não apenas por alterações fisiológicas, mas também devido à dependência física e mental, e o efeito secundário de diferentes tipos de medicamentos. É o que diz o estudo publicado na Revista Médica de Minas Gerais.

Nesse caso, os diagnósticos clínicos e exames são fundamentais para potencializar os cuidados com a saúde e planejar uma rotina alimentar que atenda as necessidades individuais de cada idoso.

Portanto, se você precisa começar um acompanhamento médico, é hora de conhecer o programa Consultas do Bem. Além da isenção do pagamento para algumas especialidades, não é necessário esperar tempo de carência para realizar exames e check-ups.

Não perca tempo com planos de saúde burocráticos: fale com nossa assistente Sofia através do nosso whatsapp clicando aqui e faça parte da CenttralMed agora mesmo.