fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Conheça 8 benefícios em beber água regularmente para manter o corpo hidratado e saudável

Conheça 8 benefícios em beber água regularmente para manter o corpo hidratado e saudável

Você sabe quais são os benefícios de beber água? Para ter uma rotina ativa, produtiva e saudável, descubra a importância do líquido para manutenção e bom funcionamento do seu organismo.

Existe uma série de benefícios em beber água. Manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O líquido é responsável por hidratar e fortalecer músculos, órgãos, melhorar a digestão e a circulação sanguínea.

No entanto, muitos brasileiros ainda não tomam a quantidade necessária por dia. Segundo um estudo feito pela Danone Research, apenas 58,2% dos adultos cumprem as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) – 2 litros para os homens e 1,6 litros para as mulheres.

Em relação às crianças e adolescentes, mais de 30% não atenderam as expectativas propostas pelo órgão.

Desde pequenos, os pais devem estimular a ingestão da bebida, responsável por melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. 

Para te auxiliar, confira o guia da CenttralMed sobre o líquido: quais os benefícios de beber água durante o dia e em jejum e os perigos de sua falta no organismo.

8 benefícios de beber água

O corpo é formado por cerca de 70% de água. Isso significa que a sua falta acarreta diversos problemas à saúde. Por isso, é muito importante se manter bem hidratado, de modo a evitar complicações desnecessárias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem beber cerca de dois litros por dia, o equivalente a oito copos. Mas, o valor varia, de acordo com fatores como sexo, idade, peso e rotina de cada um.

No caso de pessoas que realizam atividades físicas com maior frequência, por exemplo, é importante estar hidratadas constantemente, já que o corpo libera líquidos com mais rapidez. Nesses casos, a água ajuda a diminuir dores após os exercícios.

De todo modo, o Guia Alimentar da População Brasileira, montado pelo Ministério da Saúde, recomenda que a água seja ingerida pura, ou com aromatizantes, como limão ou hortelã.

Confira alguns dos principais benefícios em beber água:

  1. Melhora da circulação sanguínea

A ingestão correta de água auxilia a circulação sanguínea por todo o corpo. Isso quer dizer que o transporte de nutrientes e oxigênio até o cérebro acontece da maneira correta. Como consequência, há mais energia e concentração durante a realização de tarefas diárias.

  1. Melhora a memória e o foco

Como dito, a água estimula a circulação do sangue por todo o corpo. Deste modo, as reações químicas que acontecem no cérebro são estimuladas e favorecem a formação da memória.

A água ajuda o organismo a ficar alerta, porque há transporte de nutrientes para todas as partes do corpo. Em consequência a produtividade também é afetada, para melhor.

  1. Combate o estresse e melhora o humor

A água ajuda na estimulação do hormônio cortisol, relacionado a diminuição do estresse. Quanto maior a quantidade do líquido no organismo, maior a quantidade de cortisol produzida. Assim, há melhora do humor.

  1. Regula a temperatura corporal

Outro benefício de beber água é a manutenção da temperatura corporal. Ela está diretamente relacionada à nossa energia durante o dia. Portanto, quando está normalizada, evitam-se problemas como distensões ou cãibras e, como dito, a produtividade fica em alta.

  1. Melhora a digestão

Quando consumida da maneira correta, há melhora no processo de absorção de nutrientes, digestão e excreção de alimentos – o rim elimina resíduos através da urina e as fezes tornam-se macias, fáceis de excretar.

Além disso, a água também reduz a retenção de líquidos, porque elimina as toxinas que deixam o corpo inchaço. Desta forma, evita a constipação e o inchaço abdominal.

  1. Deixa a pele sedosa

O bom funcionamento do intestino faz com que as proteínas sejam bem aproveitadas pelo corpo e as toxinas responsáveis pela celulite e estrias sejam eliminadas. Com bastante água circulando, o colágeno repõe-se com rapidez, o que melhora a firmeza e a sustentação da pele.

O rosto e outras partes do corpo ficam livres de acnes, a pele brilhante e sedosa.

  1. Auxilia o emagrecimento

Para muitos, um dos maiores benefícios de beber água é o emagrecimento. Muitas vezes, comemos além do necessário por causa da sede, e não fome, sabia?

É importante beber água durante todo o dia para manter o estômago cheio. Faça o teste: se sentir fome, beba um copo de água e espere alguns minutos.

Como consequência, o sistema intestinal trabalha mais, já que o metabolismo fica acelerado. Então, queima-se mais gordura.

Contudo, lembre-se que o ato isolado não surte efeito. Mantenha uma dieta balanceada e saudável, rica em fibras, para auxiliar o processo de emagrecimento.

  1. Combate doenças e outros problemas

A água combate uma série de problemas, além de reduzir sintomas de resfriados e tosses. Ela elimina vírus e bactérias do organismo e evita problemas, como cálculo renal, enxaquecas e constipação.

11 alimentos ricos em água para incluir na dieta

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, uma boa parte da quantidade de água diária também é obtida através da alimentação.

Inclua esses alimentos na rotina para ter uma dieta saudável e hidratada:

  • Tomate
  • Agrião
  • Rabanete
  • Cenoura
  • Couve-flor
  • Melancia
  • Melão
  • Limão
  • Goiaba
  • Pera
  • Acerola

Benefícios de beber água em jejum

Sabia que também há benefícios em beber água em jejum? Logo pela manhã, o corpo está desidratado, após uma longa noite de sono. Portanto, ao acordar, é importante beber, pelo menos, dois copos antes de consumir o café da manhã.

A atitude ajuda a:

  • Estimular o sistema digestório. Assim, evita-se a prisão de ventre
  • Limpar o intestino. Os nutrientes são absorvidos com facilidade, enquanto as toxinas são eliminadas
  • Melhorar a concentração durante todo o dia, já que logo nas primeiras horas do dia o cérebro é estimulado com sangue oxigenado.

Todos os benefícios devem se relacionar a uma rotina saudável, com alimentos naturais e à prática de exercícios físicos.

O que a falta de água no organismo causa?

A falta de água causa uma série de problemas, como falha na memória e produtividade. 

Um estudo realizado pela Universidade Northeastern, dos Estados Unidos, mostrou que crianças que consumiam pouca água, apresentaram queda no desempenho escolar.

Outros problemas de saúde derivados são: mau hálito, urina escura, suor com odor forte, envelhecimento da pele, dores de cabeça intensas, constipação… Além disso, a desidratação causa convulsões, falhas no desempenho cognitivo, insuficiência renal, dor nas articulações e até mesmo a morte.

Conforme a idade avança, menos o corpo consegue reter água. Logo, é fundamental criar o hábito de tomar água desde jovem. Até mesmo os pais devem influenciar seus filhos a consumirem a quantidade correta todos os dias!

Desta forma, evita-se o envelhecimento precoce e outros problemas citados.

Para tanto, tenha uma garrafinha sempre por perto. Outra opção, é usar aplicativos que avisem quando beber água e que monitorem a quantidade ingerida.

Viu só como beber água é essencial para o bom funcionamento do seu organismo? Para cuidar ainda melhor da sua saúde, conte com a CenttralMed!

No programa Consultas do Bem, clientes têm isenção no pagamento de consultas. Além disso, após finalizar o cadastro, basta marcar sua primeira avaliação no centro médico mais próximo de você. Fácil, não é?
Para saber mais sobre o benefício e cuidar da sua saúde de maneira ativa, entre em contato com a gente.