Início » Como amamentar da forma correta? Posições e dicas para garantir a pega certa

Como amamentar da forma correta? Posições e dicas para garantir a pega certa

Se você é mãe de primeira viagem não se preocupe: é normal se questionar como amamentar da forma correta. Confira o guia de amamentação da CenttralMed e tire suas principais dúvidas.

A amamentação é um momento de conexão entre mãe e filho. Por isso, é fundamental saber como amamentar da forma correta. Além de estimular a relação maternal, o período tem uma série de benefícios.

É comum que mães de primeira viagem tenham dúvidas sobre como amamentar da forma correta, como garantir a pega certa, quantas vezes alimentar o bebê por dia… Para sanar todas essas questões, confira o guia sobre amamentação da CenttralMed!

Como amamentar da forma correta nos primeiros dias?

Sentir dores durante as primeiras sucções e ter rachaduras nos mamilos durante os primeiros dias é normal. Afinal, este é o período de adaptação, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Com muita prática, em até um mês vocês dois terão uma rotina bem estabelecida e saudável! Mas, se os problemas persistirem, é fundamental procurar auxílio médico. Como amamentar da forma correta exige paciência, conte com o suporte de amigos, familiares e um profissional de confiança.

Existem diferentes posições para amamentar, sabia? A forma correta varia de mãe para mãe. Em todos os casos, o mais importante é garantir que ambos estejam confortáveis e relaxados, para aproveitarem o momento.

Mas, antes de aprendê-las, é essencial entender como é a pega correta na amamentação.

Como é a pega correta na amamentação?

Se você está na dúvida sobre como fazer recém-nascido pegar a mama, nós vamos te ajudar! É essencial que a mãe e o bebê estejam bem posicionados e encaixados.

A mulher precisa ficar ereta, para evitar dor nas costas e nos ombros. Já a criança deve ficar com a boca e o nariz na mesma altura da mama, com o queixo encostado no peito

O braço da mãe deve servir de apoio para manter a cabeça e o tronco do bebê bem alinhados. Além disso, a barriga de ambos deve ficar encostada uma na outra.

Então, a mãe pode colocar o mamilo próximo ao lábio superior do bebê para ele abrir bem a boca. Em seguida, erga a criança para ela conseguir alcançar o peito.

A pega correta acontece quando o bebê abocanha quase toda a aréola ou boa parte dela, junto ao bico do peito. Se ele mantém apenas o mamilo na boca, pode causar dores e rachaduras na mama da mulher.

Em alguns casos, o bebê não consegue mamar imediatamente. Não se preocupe, porque essa situação é normal! O importante é que a mãe estimule a criança e ambos testem posições diferentes para encontrar a melhor.

Para não cansar os braços, use uma almofada de apoio para facilitar a amamentação.

Uma dica, caso a criança não consiga mamar, é molhar o bico e a aréola do peito com leite. Assim, o bebê abre aquele bocão satisfatório!

Você saberá que ele está mamando da forma correta se:

  • O nariz está livre para respirar
  • O lábio inferior fica dobrado para fora, como um peixinho
  • A barriga do bebê e da mãe estão encostadas
  • Além do mamilo, o bebê está com parte da aréola na boca
  • Os mamilos não doem

Para estimular a produção de leite nos primeiros dias, ofereça as duas mamas para o recém-nascido, por cerca de 15 minutos.

A partir do terceiro dia, ofereça um peito e espere ele esvaziar completamente antes de oferecer o outro. Assim, também é possível estimular a produção.

Como consequência, a junção entre pega e posição garante a produção de leite!

Posições para amamentar

Para que a amamentação seja confortável, prefira ficar em um ambiente calmo. A posição tradicional é aquela em que a mãe segura a criança com um ou dois braços, mantendo a posição correta e as barrigas coladas.

Mas, não existe apenas uma maneira de como amamentar da forma correta. Veja outras posições:

Na transversal

A mãe segura a criança com o braço oposto ao peito oferecido. A criança fica deitada sobre o antebraço e a mão segura a cabeça do filho. Essa é uma ótima maneira de ajustar a pega do bebê.

Deitada

De madrugada, ou até mesmo durante o dia, é uma posição mais agradável para a mãe. Neste caso, a mulher deve ficar deitada de lado, com o bebê virado totalmente para ela.

Invertida

Na posição invertida, o bebê fica embaixo do braço da mãe, apoiado em travesseiros. A barriga da criança deve ficar voltada para o tronco da mulher.

A mãe precisa ficar ereta e o pescoço da criança bem alinhado ao seu próprio tronco. Essa posição é indicada para mães de gêmeos.

Cavalinho

Sentada, a mãe mantém o bebê na mesma posição, sobre uma de suas pernas. Segure a cabeça da criança pela nuca, para deixá-la firme. Dessa forma, o bebê pega a parte inferior da aréola com facilidade.

Se alguns dos seios estiverem cheios, use uma das mãos para apoiá-lo enquanto amamenta.

Quando sentir o peito vazio e ver que o bebê solta o mamilo, está na hora de parar a amamentação. Antes de brincar, ou colocá-lo para dormir, faça seu filho arrotar, para evitar golfadas.

Quantas vezes o bebê mama por dia?

Os bebês devem mamar sempre que quiserem. Durante o dia, ofereça a mama, pelo menos, a cada duas horas e, durante a noite, a cada quatro horas.

É importante acordar a criança de madrugada para mamar até os seis meses. Mas, se o bebê está ganhando peso, diminua a frequência pela noite, de acordo com indicações de um pediatra.

Até quando o leite materno tem vitaminas?

Até os seis meses a mãe deve oferecer apenas leite materno, a principal e única fonte de vitaminas para a criança.

Após a idade, o alimento não fornece energia o suficiente, por isso é necessário incluir novas fontes de nutriente ao pequeno. No entanto, o leite deve ser complementar à alimentação até os dois anos. A partir daí, você pode parar a amamentação quando quiser, ou esperar a criança largar o peito por conta própria.

Benefícios do leite materno

Agora que você já sabe como amamentar da forma correta, que tal descobrir os inúmeros benefícios do leite materno? Ele faz bem não só ao bebê, como a própria mãe!

Para os pequenos, o alimento diminui as chances da criança ter anemia, protege contra infecções respiratórias e gastrointestinais, reduz o risco de alergias e doenças contagiosas e fortalece os dentinhos!

Já as mães perdem peso com rapidez, têm menos risco de sofrer com câncer de mama, ovário, útero e problemas cardiovasculares, e há diminuição do sangramento no pós-parto.

Não se esqueça que, para garantir uma boa produção de leite, é fundamental beber bastante água e ter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada, exercícios físicos moderados.

Além disso, é importante contar com o suporte e acompanhamento de um pediatra para manter a sua saúde e a do seu filho em dia.

Para isso, conte com a CenttralMed! Clientes inscritos no programa Consultas do Bem garantem consultas de graça para a mãe e o bebê. Assim, fica ainda mais fácil cuidar da saúde de toda a família.
Entre em contato agora mesmo e agende sua próxima consulta na CenttralMed mais próxima!