Início » Como cuidar da saúde mental: 10 passos para uma vida melhor e com mais longevidade

Como cuidar da saúde mental: 10 passos para uma vida melhor e com mais longevidade

Um estudo recente mostrou que, aproximadamente, 86% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio da mente. Seja por excesso de trabalho, dificuldades financeiras ou de relacionamento, entre outros casos, a sociedade brasileira — cada vez mais — busca meios de como cuidar da saúde mental.

E essa percepção acontece em um momento importante do planeta. Com a pandemia do novo coronavírus afetando todos os países do mundo, é essencial proteger a mente por conta desse imenso problema.

Então, como cuidar da saúde mental com eficiência? Essa é uma questão que muitas pessoas desconhecem e, por falta de um caminho, acabam negligenciando ao longo da vida.

Desse modo, separamos 10 passos para cuidar da mente e conquistar uma vida melhor. Quer saber como? Continue lendo esse conteúdo até o final.

1. Durma bem

O primeiro passo para aqueles que precisam saber como cuidar da saúde mental com sucesso é aprender a dormir bem. Pode parecer estranho, mas muitos brasileiros não conseguem relaxar plenamente durante o sono.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, aproximadamente 75% dos brasileiros apresentam queixas sobre essa atividade tão importante para a saúde, seja física ou mental. E isso impacta diretamente no rendimento, fazendo com que o trabalho, o humor e a disposição sejam afetados.

Então, é importante evitar bebidas alcoólicas, comidas pesadas e, principalmente, o uso de eletrônicos no período noturno, pois eles podem impactar gravemente o momento de descanso. Além disso, dormir e acordar sempre no mesmo horário é essencial para um sono de qualidade.

2. Faça exercícios regularmente

Os exercícios não são indicados apenas para pessoas que desejam manter a silhueta em dia. Eles também servem para ajudar a mente a funcionar melhor, graças aos hormônios que são liberados durante a atividade física.

E se as atividades foram regulares, a capacidade de ajudar a mente é ainda maior. Portanto, se você quer saber como cuidar da saúde mental de verdade, pode apostar que os exercícios recorrentes e intensos são uma parte dessa resposta.

3. Medite

Praticar o autoconhecimento e encontrar sua paz interior: esses são benefícios da meditação, mas não são os únicos. Ao meditar, também conseguimos eliminar o estresse do dia a dia, relaxando da rotina agitada e fazendo a mente funcionar melhor.

A meditação também ajuda na autodisciplina, na criação de hábitos saudáveis e no pensamento positivo, que são ferramentas essenciais para aqueles que querem saber como cuidar da saúde mental.

4. Reduza o uso das redes sociais

Ansiedade e redes sociais: essa é uma combinação que, infelizmente, funciona muito bem nos dias atuais — mas não precisa ser dessa forma. Então, ter o controle do tempo gasto nas redes é essencial para aprender como cuidar da saúde mental.

Limitar o tempo de uso, seja por meio de aplicativos específicos para controle, ou adotando outros hábitos sempre que surgir uma vontade de rolar o feed infinitamente, é importante buscar meios para reduzir o vício. E pode ter certeza que sua mente irá agradecer.

5. Reduza o uso do álcool e outras drogas

O uso excessivo de álcool e outras drogas também é um imenso perigo à mente. Além de destruir o organismo, essas substâncias podem indicar quadros de depressão, ansiedade extrema, casos de estresse pós-traumático não resolvidos, entre outros problemas.

No entanto, sabemos que acabar com o vício não é uma tarefa fácil. Portanto, um dos fatores de proteção da saúde mental é buscar a ajuda de especialistas e grupos de apoio para ter sucesso nessa verdadeira batalha pela conquista da sua vida.

6. Pratique atividades em grupo

Mais um passo importante para aqueles que desejam saber como cuidar da saúde mental é a prática de atividades em grupo. Aqui, socializar pode ser uma grande forma de relaxar e dar um descanso para a mente “recarregar as baterias”.

Jogos de RPG, tabuleiro, corrida, caminhada, teatro ou momentos de bate-papo informal com os amigos e familiares, por exemplo, podem ser uma grande saída para relaxar. Mas é sempre importante que os encontros não utilizem o álcool como base, já que isso pode resultar no problema que falamos anteriormente.

7. Pratique o pensamento positivo

A prática do pensamento positivo não é um meio de fugir da realidade e negar os problemas — tampouco é uma autoajuda. Praticar o pensamento positivo envolve ser grato pela sua vida e os aprendizados que te fazem evoluir a cada dia, além de outras conquistas que passam despercebidas no dia a dia.

A psicologia positiva envolve o pensamento de que podemos reagir de formas diferentes aos problemas, pensando em soluções práticas e viáveis, em vez de apenas culpar o mundo por um momento verdadeiramente ruim.

Quer saber mais sobre essa prática? Confira o vídeo abaixo:

8. Se afaste de pessoas tóxicas

Mais um dos fatores de proteção da saúde mental é o distanciamento de pessoas tóxicas e negativas. Aqui, a dica é bem simples e direta: evite o contato com pessoas que apenas reclamam da vida, falam mal dos outros e enxergam o mundo em tons de cinza.

Essa toxicidade é altamente prejudicial em médio e longo prazo. Pessoas que apenas reclamam acabam contaminando todos ao seu redor, fazendo com que a saúde mental de terceiros seja comprometida nesse processo.

9. Reduza a carga no trabalho

Você já ouviu falar na Síndrome de Burnout? Esse esgotamento mental, causado pela pressão gerada no trabalho, tem crescido ao longo dos anos, onde muitas pessoas são afetadas e, simplesmente, perdem suas carreiras profissionais por causa desse mal.

Então, o segredo de como cuidar da saúde mental também passa pela rotina de trabalho. Reduza a carga das atividades, identifique picos de ansiedade gerados durante o expediente e procure ajuda especializada imediatamente em caso de dúvidas.

Leia também: Como cuidar da saúde mental no trabalho: 6 passos simples

10. Quer saber como cuidar da saúde mental pra valer? Procure um psicólogo

Por último, procurar a ajuda especializada de um psicólogo é o que, definitivamente, vai resolver os problemas e te fazer atingir um bem-estar mental como você, provavelmente, nunca experimentou.

A ajuda especializada é uma construção contínua, pois demanda tempo, descobertas e mudanças de atitudes — sempre receitada pelo profissional — para poder funcionar de modo eficiente.

Então, além de adotar os hábitos que trouxemos ao longo desse conteúdo, é sempre importante também contar com a ajuda de quem mais entende da mente humana. E pode ter certeza que sua vida será outra depois dessa decisão tão importante.