fbpx
Pular para o conteúdo
Início » O que é manutenção da saúde: importância, benefícios e mais

O que é manutenção da saúde: importância, benefícios e mais

Descubra o que é manutenção da saúde e a sua importância para a conservação da qualidade de vida em longo prazo, o que traz uma série de benefícios para o corpo, além do sistema de saúde.

Certamente você já sabe o que é manutenção da saúde corporal, visto que a palavra em si é bastante didática e traz a ideia de seu objetivo. No entanto, por mais simples que possa parecer, manter a saúde em dia vai muito além desse simples conceito.

Totalmente ligada com a medicina preventiva, cuidar do corpo de forma proativa é um excelente comportamento para adotar no dia a dia. São vários benefícios conquistados para quem aposta na manutenção da saúde antes de um problema acontecer.

Além de dar mais chances para diagnóstico e tratamento eficientes, saber a fundo o que é manutenção da saúde vai impactar outras áreas da sua vida. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo até o final do conteúdo para entender.

O que é a manutenção da saúde na prática?

Também conhecida como medicina preventiva, a manutenção da saúde tem foco no cuidado constante e regular do corpo e mente, de modo a evitar que doenças apareçam e causem uma série de consequências.

Trabalhando de modo proativo é possível manter o corpo mais forte e preparado para o combate de uma eventual doença, se esta aparecer. Com isso, a manutenção da saúde também acarreta uma série de consequências positivas para a vida do paciente, que falaremos abaixo.

1. Mais qualidade de vida

Sabemos que qualidade de vida é um termo bem amplo e não diz respeito, exatamente, ao benefício ganho pela manutenção da saúde. Assim, vamos explicar melhor o conceito, que é bem simples.

Por mais qualidade de vida, queremos dizer que toda a rotina de um paciente pode ser afetada pela manutenção da saúde e suas características. Desde evitar o aparecimento de doenças até um tratamento diferenciado, e com pouco impacto na rotina, a prevenção e acompanhamento constantes fazem a diferença no dia a dia.

Um exemplo: mesmo os pacientes que sofrem de doenças crônicas podem ter uma rotina com menos surpresas e, assim, planejar o futuro com mais assertividade. Se a manutenção da sua saúde acontece com qualidade, é natural que os sustos e imprevistos também sejam menores. Portanto, isso aumenta a qualidade de vida.

E, de forma geral, essas consequências de acompanhar a saúde de perto também vão afetar outras áreas da rotina, como a longevidade e aumento da expectativa de vida do paciente.

Redução de gastos com a saúde

Um estudo recente mostrou que famílias brasileiras gastam, em média, 30% do orçamento familiar com remédios. Esse é um valor absurdo para uma população que ganha pouco e já precisa lutar para passar o mês sem muitas dificuldades.

Portanto, se você ainda se pergunta o que é manutenção da saúde na vida das famílias, saiba que ela também é um importante agente financeiro. Como vimos, reduzir o valor gasto com remédios, por meio de programas preventivos, é de tamanha importância para os brasileiros.

Então, é essencial apostar na prevenção para manter a saúde sob controle e, por consequência, liberar o orçamento familiar para ser gasto com outros itens igualmente importantes, como educação e alimentação.

Menos absenteísmo nas empresas

Muitas empresas também desconhecem o que é a manutenção da saúde e os benefícios que pode causar nas organizações. Pois o impacto nas práticas preventivas de saúde também afetam a rotina empresarial de modo positivo.

Trabalhadores que cuidam da saúde proativamente têm menos chance de ausência do trabalho por problemas de saúde. E só esse já seria um excelente benefício, mas o ganho com produtividade é uma ótima segunda notícia para os gestores.

Com a saúde bem cuidada, também podemos apostar no aumento da produtividade profissional, o que acaba beneficiando a empresa e o trabalhador. Se o colaborador produz mais, afeta sua carreira positivamente e ajuda diretamente no atingimento das metas da organização. Portanto, benefício em dobro pelo cuidado proativo da saúde.

Assim, empresas também precisam incentivar e criar programas de manutenção da saúde, seja para reduzir o absenteísmo e proteger seu maior recurso: as pessoas que vestem a camisa da organização. 

Menos sobrecarga nos serviços de saúde

Apesar do SUS ser um benefício imenso para a população brasileira, não são incomuns os casos de sobrecarga em postos de saúde, hospitais e prontos-socorros. Além disso, a falta de medicamentos também impacta bastante a rotina de quem não pode pagar pelo seu remédio — e quem depende do Sistema Único de Saúde conhece essa triste realidade.

Dessa forma, o que é a manutenção de saúde se considerarmos uma visão do SUS? Ela representa menos sobrecarga para o sistema público de saúde, o que vai permitir que os casos graves de doenças sejam tratados em tempo hábil e de modo eficiente.

Então, até esse importante benefício é importante na hora de adotar uma medicina preventiva e focada no combate ao aparecimento de doenças — ou no acompanhamento regular para quem já possui alguma condição.

Portanto, quando olhamos para a pergunta “o que é manutenção de saúde”, já conseguimos ter uma dimensão diferente do que uma simples resposta poderia passar. Como vimos ao longo do conteúdo, as consequências positivas de cuidar preventivamente do corpo são imensas.

Pronto para cuidar da sua saúde?

E se você entendeu o que é manutenção da saúde e ficou interessado em adotar essa prática, o sistema de saúde integrado da CenttralMed trabalha com a filosofia de prevenção dos males que afetam o corpo e mente.

Com uma grande rede de atendimento e dezenas de especialidades atendidas, a CenttralMed aposta em consultas humanizadas e de qualidade para cuidar da saúde dos pacientes — de preferência, antes que os problemas apareçam.

Portanto, conheça o sistema de atendimento da CenttralMed, em planos para pessoa física, famílias e empresas, e descubra como é simples cuidar da saúde. Com valores acessíveis, será fácil fazer a manutenção da saúde e conquistar uma vida melhor. Aproveite!