Início » Como cuidar de dentes sensíveis: acompanhe estas dicas simples que mudarão seu dia a dia

Como cuidar de dentes sensíveis: acompanhe estas dicas simples que mudarão seu dia a dia

Se você tem dentes sensíveis e quer acabar com este incômodo, preste atenção nas dicas abaixo!

Sabe aquele sorvetinho para aliviar o calor? E o cafezinho para despertar? E aquela sobremesa maravilhosa? Quem diria que estes pequenos prazeres da vida podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça, ou melhor, uma incômoda dor de dentes?

Dentes sensíveis ao gelado, ao quente e mesmo ao doce podem se tornar um verdadeiro pesadelo! Mas calma, aprender como cuidar de dentes sensíveis pode ser a forma de voltar a apreciar essas delícias!
 

Para entendermos como cuidar de dentes sensíveis, primeiro precisamos entender o que deixa os dentes sensíveis e isto pode incluir diversos fatores.

Por que temos dentes sensíveis ao doce, ao gelado e ao quente?

Histórias de dor de dente não faltam na vida de ninguém, mas a verdade é que pouca gente sabe que os dentes têm uma estrutura complexa.


Nossos dentes têm várias camadas. A mais externa delas, o esmalte, é também a mais resistente. Ele é quem fica em contato com os alimentos e resiste a diferentes temperaturas e ao impacto com o alimento.

A exposição de outra destas camadas, a dentina, é o principal fator para a sensação de dor nos dentes quando expostos a diferentes tipos de temperatura e mesmo a substâncias doces ou ácidas

Mas onde fica a dentina? Esta é fácil de responder: ela está abaixo do esmalte, que é a parte externa dos nossos dentes e também nas raízes dos dentes. Por isso, quando o esmalte ou a gengiva mostram algum dano, a dentina fica exposta!

A dentina não foi feita para suportar a acidez, temperaturas diversas ou mesmo impactos mecânicos causados , por exemplo, pela mastigação. Por isso, quando o esmalte é danificado ou há alguma retração gengival, a sensibilidade ocorre.

Isso pode acontecer das mais diversas formas.

 
Para entender um pouco mais a respeito de como cuidar de dentes sensíveis, assista o vídeo abaixo e confira a explicação de um profissional:

https://www.youtube.com/watch?v=NPa_ymvlsoo

É um problema mais comum do que você pensa

Você sabia que não é incomum pessoas sofrerem com dentes sensíveis ao gelado, doce ou mesmo a alimentos quentes? Isso acontece quando nossa estrutura dentária sofre algum desgaste.

Problemas com cáries ou mesmo desordens funcionais como o bruxismo podem causar a exposição da dentina, que é uma camada muito sensível dos nossos dentes.

Casos de desvio da arcada dentária que comprometam a mastigação também podem causar o aumento da sensibilidade. Nestes casos a mastigação distribui incorretamente o impacto do alimento sobre os dentes causando fissuras na primeira camada dos dentes

Também é necessário lembrar que nossas gengivas podem apresentar alguma atipicidade! A retração gengival é um fato que pode deixar parte das raízes dos dentes expostas e como elas não possuem a proteção do esmalte, o mal estar é certo.

Como você pode notar, saber o que deixa seus dentes sensíveis é essencial, afinal, muitos podem ser os motivos causadores desta situação que todos querem evitar! Por isso, ter o diagnóstico correto do motivo da sensibilidade dos dentes é um passo importante para saber como cuidar de dentes sensíveis.

Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de dentes sensíveis e melhorar seu dia a dia

Melhore a higiene bucal

A higienização bucal através da escovação correta é uma grande aliada para evitar a sensibilidade dos dentes. Além de impedir diversos outros problemas de saúde, a escovação pode ser uma verdadeira heroína para proteger o seu bem-estar.

Escolher a escova e o creme dental ideais e seguir um método de escovação com os movimentos corretos garante que o processo de higienização não cause danos às partes mais sensíveis da boca como as gengivas.

Com o tempo, a escovação feita de forma errada ou mesmo com produtos incorretos pode desenvolver  cáries, desgaste do esmalte e retração gengival, o que deixa os dentes sensíveis.

Mude hábitos alimentares

Se bate aquele incômodo nos dentes durante o almoço ou a sobremesa você pode ter dentes sensíveis ao gelado, doce, quente ou mesmo a alimentos ácidos. Se este é o seu caso, infelizmente, a primeira providência a ser tomada é evitar estes alimentos.

A verdade é que a maioria das pessoas com dentes sensíveis percebe durante as refeições que há algo errado. Ter aquela sensação de choque tomando um sorvete, comendo um doce ou bebendo chá não é um relato nada incomum entre pessoas de dentes sensíveis.

Uma alimentação correta é um passo importante para a melhora deste quadro.

Se os alimentos maia açucarados incomodam, você apresenta dentes sensíveis ao doce e deixar as guloseimas de lado é um bom caminho.

Quando são os alimentos e bebidas geladas que atrapalham, você apresenta dentes sensíveis ao gelo e, claro, estes alimentos devem ser evitados.

A mesma estratégia deve ser seguida se o que incomoda é o contato com alimentos muito quentes!

É bom salientar que evitar doces e alimentos muito ácidos bem como não consumir alimentos muito quentes ou gelados não cura a sensibilidade mas é uma boa dica de como cuidar de dentes sensíveis, pois evita os sintomas!

Procure quem melhor pode dizer como cuidar de dentes sensíveis

Nada retira a importância da visita ao dentista! O ideal é ter um parecer profissional e fugir de receitas caseiras, pois elas podem não ter efeito nenhum ou acabar piorando a situação!

A sensibilidade dos dentes pode ser causada por problemas de saúde ou até mesmo ter origens genéticas ou emocionais!

Por haver tantas possibilidades ligadas à sensibilidade dos dentes, saber como cuidar de dentes sensíveis é mesmo trabalho para um profissional da ortodontia!

Mas não se preocupe, a CenttralMed conta com uma equipe profissional excelente para dar a você o melhor diagnóstico e o tratamento necessário para que você recupere sua saúde e bem-estar!

Acesse o site para conhecer nosso sistema completo de saúde, além de agendar sua consulta odontológica!