Chega de sofrer com dor nas articulações! Aprenda algumas dicas de como melhorar a dor no cotovelo e eliminar o incômodo.
Muito provavelmente você já falou ou ouviu alguém dizer a expressão “fulano está com dor de cotovelo”. Mas já parou para pensar no que ela significa?
Para muitas pessoas, não existe dor pior do que a de cotovelo, por isso ela é tão associada a decepções amorosas na linguagem popular.
Na realidade, seja por uma pancada ou por uma condição de saúde, só quem já sentiu essa dor sabe como pode ser desconfortável.
Afinal, estamos falando de uma das principais articulações do corpo humano, usada para quase tudo que fazemos durante o dia a dia.
A boa notícia é que a dor não precisa ser uma realidade em sua vida para sempre, pois existem alguns cuidados e tratamentos, no caso de patologias, que podem ajudar a aliviar o incômodo.
Descubra agora o que pode causar a dor na articulação e como melhorar a dor no cotovelo.
O que causa dor no cotovelo?
A dor no cotovelo é um sintoma comum após uma colisão ou a prática de atividades físicas mal executadas, por exemplo. Mas nem sempre a sua causa é tão simples.
Por mais que a dor, em alguns casos, não indique um problema, ela pode gerar um grande desconforto por ser uma região muito utilizada em atividades diárias básicas.
Quando o incômodo é frequente, ela pode ter origem patológica, especialmente em pessoas de idade mais avançada. Nesses casos, é necessário o diagnóstico de um médico ortopedista para reconhecer sua causa.
Para resolver esse problema, muitas vezes o uso de medicamentos e um acompanhamento com fisioterapeuta pode ser indicado.
Abaixo, veja quais são as principais causas que levam à dor na articulação.
Epicondilite
Como melhorar a dor no cotovelo vai depender de qual é a sua causa. Para a epicondilite, a tendinite no cotovelo, pode ser necessário acompanhamento medicamentoso.
Isso porque a doença se caracteriza por uma inflamação dos tendões, que provoca dor e sensibilidade aguda, causando desconforto ao menor contato físico.
Ela também é conhecida como Cotovelo do Tenista, quando afeta a lateral do cotovelo, ou Cotovelo do Golfista, quando a parte interna da articulação é a mais afetada, devido aos grandes casos de atletas que sofrem com a doença.
Mas não pense que apenas praticantes de atividades físicas estão suscetíveis ao problema. Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, a epicondilite acomete de 1 a 3% da população.
O principal fator que leva ao aparecimento da dor é a repetição de movimentos, e isso pode acontecer até com quem trabalha diariamente em frente ao computador.
Bursite
Se na tendinite do cotovelo a inflamação acontece no tendão, na bursite é a bursa que sofre com o problema.
Mas o que é a bursa? Ela é uma pequena bolsa de líquido que serve como um “amortecedor” da articulação.
Ou seja, ela impede que os ossos, músculos e tendões entrem em contato dentro do nosso corpo, pois o atrito constante poderia causar desgaste das estruturas.
Quando a inflamação acontece, o paciente sente uma forte dor na parte traseira do cotovelo, principalmente ao ter contato com superfícies duras, como as mesas.
Artrite
A artrite já é uma velha conhecida quando falamos em dor nos cotovelos.
Presente especialmente entre pessoas de idade mais avançada, ela é uma condição de inflamação e desgaste na articulação, que gera dor e inchaço na região.
Artrose
Artrose, Osteoartrose ou Osteoartrite, seja qual for o nome que você conheça, essa é uma das maiores causas de dor no cotovelo.
Diferente de outras áreas do corpo, em que a artrose causa uma degeneração na cartilagem, nos cotovelos sua ação causa formações ósseas na região, que levam ao aparecimento de dor e limitação de movimentos.
Luxação
Por fim, temos a luxação. Apesar de o diagnóstico de luxação ser muito comum em consultas ortopédicas, na região dos cotovelos não é assim tão frequente.
Isso porque a articulação é uma das mais estáveis do corpo humano, tanto por sua estrutura óssea como pela ligamentar.
Porém, ainda assim, a perda da congruência entre o braço e antebraço pode acontecer, ocasionando o aparecimento do problema.
Normalmente, quando surge, a luxação nos cotovelos está relacionada a fraturas ou traumas graves, e causa dor ao realizar movimentos e deformidade local.
Como melhorar dor no cotovelo: 4 cuidados essenciais
Como vimos, a dor na articulação pode ter diferentes causas, por isso, não existe uma única forma de como melhorar a dor no cotovelo.
Para entender qual o seu caso, a avaliação de um ortopedista é indispensável. Apenas o especialista, após uma consulta médica, poderá identificar o que está provocando o incômodo.
Em alguns casos, exames de imagem podem ser necessários para uma avaliação mais precisa das estruturas internas da articulação, braço e antebraço.
Apesar de não excluir o diagnóstico clínico, existem alguns cuidados que podem aliviar o incômodo.
- Repouso: descansar é o primeiro e mais importante passo de como melhorar a dor no cotovelo. Interromper atividades que causam desconforto, especialmente os exercícios físicos, é fundamental para prevenir a reincidência da dor.
- Tratamento medicamentoso: em alguns casos, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados para amenizar o sintoma. Porém, só devem ser usados mediante prescrição médica.
- Uso de cotoveleiras: as cotoveleiras são aliadas no tratamento contra a dor. Quando utilizadas, elas ajudam a manter a articulação mais firme, minimizam o esforço e garantem uma posição de repouso.
- Fisioterapia: em casos de limitação de movimentos, a fisioterapia pode ser indicada por um ortopedista. Durante as sessões, além do alívio do incômodo, o tratamento físico-funcional ajuda na reabilitação da articulação.
Não espere a dor no cotovelo atrapalhar seu desempenho para procurar um especialista
Se você…
- Sente dor constante ao realizar movimentos básicos do dia a dia,
- Sente dor mesmo sem movimentar o braço,
- Percebe inchaços frequentes na articulação…
O mais indicado é procurar um profissional especializado para entender a origem do seu incômodo e como melhorar a dor no cotovelo.
Aqui na CenttralMed, você pode consultar com um ortopedista sem custo! Basta fazer seu cadastro no Programa Consultas do Bem para realizar atendimentos médicos sem esperar o tempo de carência.
Entre em contato conosco e agende seu horário!