Início » Como melhorar o autoconhecimento? 4 dicas incríveis para conhecer a si mesmo profundamente

Como melhorar o autoconhecimento? 4 dicas incríveis para conhecer a si mesmo profundamente

Conhecer a si mesmo fará você ter uma vida mais tranquila e prazerosa. Separamos 4 dicas valiosas para você melhorar seu autoconhecimento.

E se você pudesse ter relacionamentos mais saudáveis? Ter uma melhor performance profissional? Superar seus medos e, assim, conseguir realizar sonhos?

Parece bom?

Talvez você se sinta preso a alguns medos. Talvez você tenha comportamentos que você queira mudar. Talvez você deseje sucesso profissional, mas… mas você não se sente capaz de conquistá-lo. Talvez você se sinta para trás enquanto outras pessoas conseguem traçar planos e realizá-los.

Quer saber qual o segredo? O truque atrás das cortinas?

Autoconhecimento.

Saber como melhorar o autoconhecimento é uma maneira eficaz de descobrir nuances de si mesmo e se tornar mais livre, mais leve e mais feliz.

Imagine descobrir os (verdadeiros) motivos dos seus comportamentos pessimistas? Ou de ser frequentemente procrastinador? Agora imagine superar essas limitações e procrastinar menos? Imagine ser mais otimista?

Você gostaria de conhecer a si mesmo profundamente e melhorar sua vida pessoal e profissional?

Importância do autoconhecimento para sua vida pessoal e profissional

Se você conhece seus pontos fracos, poderá superá-los e, assim, aprimorar a si mesmo. E se você conhece seus pontos fortes, poderá amplificá-los e tornar-se ainda melhor.

Para ser um profissional mais prestativo e focado, por exemplo, conhecer a si próprio é o primeiro passo. Descobrir aquela parte em você que impede seu avanço profissional e, então, arrancá-la.

O mesmo vale para sua vida pessoal, com seus amigos, familiares, vizinhos… O que você poderia fazer para ser um amigo melhor? Um filho melhor? Um cônjuge melhor? Que parte em você deve ser mudada para seus relacionamentos serem mais saudáveis?

A seguir, conheça 4 dicas práticas e aprenda como melhorar o autoconhecimento.

1 – Medite

O que vem à sua mente? Alguém sentado ao “estilo meditação”? Coluna ereta, ombros relaxados, olhos fechados, inspirando e expirando silenciosamente?

Meditar pode sim ser isso, mas não se resume a isso.

Você pode meditar em qualquer lugar, como no seu quarto ou na sala. Ou em qualquer ambiente confortável e silencioso, onde o risco de ser interrompido por alguém seja pequeno.

Meditar é uma prática simples que pode ser feita por qualquer pessoa. Com ela, você consegue focar sua mente em seus pensamentos e, assim, ter mais clareza mental e emocional.

Durante a meditação, faça perguntas reflexivas a si mesmo — questionamentos que ajudarão você a saber como melhorar o autoconhecimento. Veja:

  • O que eu estou tentando alcançar?
  • O que está me impedindo de alcançar meus objetivos?
  • Quais atitudes me fazem fracassar?
  • Quais atitudes devo ter para crescer profissionalmente?
  • Quais obstáculos têm atrasado meu crescimento pessoal?

Você já entendeu como funciona, certo? Ao meditar, você estará mais “aberto” às reflexões e, dessa forma, conhecerá mais a si próprio.

2 – Faça testes comportamentais

Talvez você não saiba, mas existe uma enxurrada de testes comportamentais na internet. Cada um deles têm focos diferentes e perguntas específicas.

Sabe a meditação? Onde você mesmo faz as perguntas? Aqui, é o teste que fará os questionamentos. Ao final dele, você conhecerá um pouco sobre si mesmo, descobrindo novas nuances dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Logo, para saber como melhorar o autoconhecimento, faça testes comportamentais.

3 – Anote seus planos

Como nos diz o professor e escritor Augusto Cury:

“Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer.”

Quais são os seus planos pessoais e profissionais? Você consegue enxergá-los claramente ou eles são mais parecidos com pensamentos vagos que saltam na sua mente vez ou outra?

Seja quais forem seus planos, eles não podem ficar apenas em sua mente. Talvez você até deseje conquistar um novo cargo na empresa onde trabalha, mas se isso for apenas um plano vago em sua cabeça, dificilmente você irá realizá-lo.

Coloque seus planos em um bloco de notas ou em qualquer lugar externo a sua mente. Deixe-os sob seus olhos, como bússolas cintilantes. Além disso, também anote o que você precisa fazer para conquistar seus planos. Olhe para dentro de si e pergunte-se: “Como posso progredir mais rápido? Que limitações atrapalham meu progresso?”

4 – Peça feedback de amigos e colegas de trabalho

Isso talvez não seja fácil: pedir feedback e estar com a mente aberta àquilo que os outros têm a dizer sobre “você”. E se machucar? E se me irritar? Eu realmente sou como eles estão dizendo?

Ouvir esse feedback será benéfico tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Como seus amigos veem você? Eles acham que você deveria melhorar em algo? E seus colegas de trabalho: eles acham você simpático no dia a dia? O que seu chefe tem a dizer sobre seu profissionalismo?

Sendo assim, se quer saber como melhorar o autoconhecimento, aqui está uma forma eficaz: pedir feedback de amigos próximos e colegas de trabalho. Depois de ouvi-los, avalie o que foi dito e aperfeiçoe a si mesmo.

Como melhorar o autoconhecimento: mergulhe profundamente em si mesmo

O quão libertador conhecer mais a si mesmo pode ser?

Você de repente descobre que não estava sendo um amigo tão prestativo e, sabendo disso, começa a mudar essa parte desagradável de você. E então você se dedica. E você melhora. E você tem relacionamentos mais saudáveis.

Por isso, vá em frente e conheça mais a si mesmo.

Conheça mais sobre as reais motivações dos seus comportamentos. Elimine os obstáculos que impedem seu crescimento profissional. Traga à tona seus medos e limitações e dê um jeito neles.

Olhe para dentro de si mesmo, com carinho e determinação, e torne-se um ser humano melhor.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como melhorar o autoconhecimento? Compartilhe esse artigo com alguém que você deseja que também aprenda sobre isso e se torne uma pessoa e profissional melhor.