Início » O que é mindfulness? Descubra seus benefìcos, como praticá-lo e ter uma vida plena

O que é mindfulness? Descubra seus benefìcos, como praticá-lo e ter uma vida plena

Conheça a prática de mindfulness e como silenciar seus pensamentos distraídos para ter uma vida mais feliz.

Estamos fisicamente no presente, mas nossas mentes insistem em deslizar para o passado ou futuro. Elas se distraem o tempo todo.

E aí está o problema…

Imagine o seguinte: é segunda-feira de manhã. Você está na cozinha tomando café, mas a sua mente está distraída no futuro: na entrevista de emprego que você terá em algumas horas.

Você come um pedaço de pão, bebe um pouco de café, morde uma fatia de queijo, mas você não está ali totalmente. Fisicamente? Sim. Mas mentalmente você está no futuro, alimentando pensamentos ansiosos que irão atrapalhar sua entrevista de emprego.

Você está tomando café no piloto automático enquanto sua mente se enche de ansiedade, medo e nervosismo acerca do que está por vir.

Você conseguiu entender?

É comum fazer tarefas no piloto automático ao passo que a mente fica presa em algum ponto do passado ou do futuro. E isso pode acontecer em vários momentos, como ao escovar os dentes, caminhar, fazer exercícios físicos, tomar café, lavar as louças etc.

A mente sempre encontra um jeito de se distrair, de deslizar para o passado ou para o futuro, gerando ansiedade, estresse, limitações mentais e diversos obstáculos que irão impedir você de viver o presente plenamente.

Você gostaria de evitar essas distrações e viver melhor? Gostaria de viver o “agora” intensamente e ser mais feliz? A seguir, descubra o que é mindfulness, seus benefícios e como você poderá praticá-lo no dia a dia.

O que é mindfulness?

Mindfulness é um conjunto de técnicas que ajudarão você a manter sua concentração no presente. E qualquer pessoa pode praticá-lo.

Sabendo o que é mindfulness e praticando-o rotineiramente, você manterá sua mente longe das distrações futuras e passadas, tendo uma melhor qualidade de vida.

Benefícios do mindfulness

Controla as emoções

Quanto mais consciência você tiver sobre seus sentimentos, mais controle você terá sobre eles.

Se você é consciente dos seus impulsos, por exemplo, poderá evitá-los e viver melhor. Se certas situações desencadeiam emoções negativas em você, conhecê-las evitará que seus pensamentos sejam dolorosos.

Quanto mais atento você estiver ao momento presente, mais consciente você se torna a respeito da emoção que está sentindo. E melhor: você sabe o verdadeiro porquê dela. Dessa forma, você não será escravo das emoções negativas; pelo contrário, terá autocontrole sobre elas.

Aumenta a produtividade

Isso acontece com todo mundo.

Você está concentrado em uma tarefa, quando de repente sua mente se distrai. Ela desliza para o passado… para um pensamento desagradável.

E então você fica preso naquele pensamento por um tempo, quando deveria estar focado no presente e terminar sua tarefa. E então sua produtividade despenca.

“Para que serve o mindfulness?”, você pergunta. E aqui está a resposta:

Por meio da prática de mindfulness, você ficará longe das distrações mentais que farão você menos produtivo. Você conquistará uma boa performance trabalhando, estudando, malhando, lendo, fazendo caminhadas

Previne a depressão

Depressão pode ser vista como o excesso de passado em sua mente, onde seus pensamentos deslizam frequentemente para o passado e revivem emoções negativas. O corpo está fisicamente no momento presente, mas a mente está encarcerada no passado, adoecendo.

O mindfulness (que significa literalmente “atenção plena”) é benéfico na prevenção da depressão, uma vez que, através das suas técnicas, é possível manter a mente no presente e fugir do passado opressivo.

Inclusive, um estudo demonstrou a eficácia da terapia cognitiva baseada em mindfulness, em que houve prevenção de recaídas em pessoas que tinham depressão com frequência.

Previne a ansiedade

De modo semelhante à depressão, a ansiedade também pode ser prevenida por meio do mindfulness.

Em um bom português, ansiedade é sofrimento adiantado, uma expectativa apreensiva sobre o futuro. A ansiedade é a mente distraída com aquilo que está por vir, gerando sofrimento no “agora”.

No entanto, através do mindfulness, é possível silenciar a mente ansiosa. Assim, ela estará 100% concentrada no presente, sem causar angústia por situações futuras que talvez nunca sequer aconteçam.

Além desses, praticar mindfulness também traz outros benefícios, como:

  • Melhora o autoconhecimento.
  • Incentiva a criatividade.
  • Reduz os riscos de insônia.
  • Aumenta o foco.
  • Melhora o relacionamento com outras pessoas.

Agora que você sabe o que é mindfulness e seus diversos benefícios, é hora de saber…

Como praticar mindfulness

Praticar o mindfulness é uma tarefa simples e transformadora.

O ideal (especialmente nas primeiras vezes que você praticá-lo) é estar em um local silencioso, sentado e de olhos fechados. No entanto, é sim possível praticar mindfulness de olhos abertos, no metrô e até mesmo enquanto você caminha em um parque.

De forma simples, praticar mindfulness é fazer exercícios de foco e concentração (e qualquer pessoa pode praticá-los). A seguir, assista ao vídeo e aprenda como praticar mindfulness e incorporá-lo na sua vida.

Livre-se da mente distraída e viva o presente intensamente

Em um mundo frenético, estar completamente concentrado no presente é uma tarefa complicada: a mente parece fadada a se distrair a todo instante.

Porém, sabendo o que é mindfulness e incorporando-o no dia a dia, a história muda. Você consegue silenciar os pensamentos negativos e ter mais controle sobre suas emoções. Você vive o presente com mais intensidade. Sua produtividade cresce.

Isso não é incrível?

Comece a praticar mindfulness aos poucos e liberte-se da mente distraída. Amplifique sua produtividade. Viva o presente plenamente e seja mais feliz.

Gostou de conhecer sobre o que é mindfulness e seus benefícios? Compartilhe esse artigo com alguém que também precisa conhecer sobre essa prática e livrar-se das distrações.