Início » Dicas de controle de ansiedade: atitudes básicas que podem mudar o seu dia a dia

Dicas de controle de ansiedade: atitudes básicas que podem mudar o seu dia a dia

Quase 19 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno de ansiedade. Você quer ficar longe dessa estatística? Então descubra dicas de controle de ansiedade para colocar em prática. 

Imagine que você esteja com uma viagem marcada para o exterior. É sua primeira viagem para fora do país, você planejou tudo com muito cuidado, e mal pode esperar para finalmente viver essa aventura.

Então, até a data de embarque para o destino, na expectativa de realizar aquele sonho, você se sente ansioso. 

Normal, certo? Afinal, a ansiedade é um sentimento natural de todo ser humano

Porém, quando sem motivo aparente, você sente uma ansiedade extrema, a ponto de afetar seu desempenho profissional, suas relações pessoais e até mesmo sua saúde física, é preciso ficar atento. 

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo.

Quando o sentimento frequente passa a prejudicar a qualidade de vida de alguém, pode ser que a pessoa esteja enfrentando um quadro de ansiedade patológica, que necessita um tratamento médico para evitar o desenvolvimento de outros transtornos mentais.  

Nesse caso, além do acompanhamento psicológico, encontrar novas formas de enfrentar o transtorno pode ser fundamental para viver com mais qualidade. 

Por isso, separamos 6 dicas de controle de ansiedade que podem ajudar a conquistar uma rotina equilibrada e saudável. Quer saber como? Continue lendo esse conteúdo até o final.

1. Organize uma rotina e a siga

Definir uma rotina é uma das principais dicas de controle de ansiedade. 

Afinal, sem uma organização básica é provável que você se sinta paralisado ao realizar as mais simples tarefas do dia a dia. 

Seja na agenda de papel, em um aplicativo do celular ou em um mural colado à parede, planejar seus compromissos com antecedência é fundamental para evitar que a sua lista de afazeres pareça maior do que realmente é.

Vale lembrar, porém, que organizar uma rotina não significa “abraçar o mundo” ou ter que dar conta de tudo. 

Um dos maiores desafios para pessoas ansiosas é aprender a lidar com imprevistos e com aquilo que não pode ser controlado. 

Por isso, trabalhe em sua cabeça que nem sempre as coisas ocorrem como imaginamos — e está tudo bem! Você sempre terá o dia seguinte para voltar ao seu planejamento original. 

2. Pratique exercício físico regularmente

Os benefícios da atividade física para a saúde no geral, assim como para a saúde mental, já são bem conhecidos na literatura médica.

Segundo as Diretrizes da OMS, a atividade física regular é um fator determinante para a prevenção e controle de transtornos mentais

Exatamente por este motivo, a prática de exercícios é uma das mais eficazes dicas de controle de ansiedade. 

Durante o esforço físico, são liberadas no organismo substâncias conhecidas como “hormônios da felicidade”.

A dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina, além de auxiliar no desempenho físico, estão relacionadas às sensações de motivação e bem-estar.

Por isso, encontrar uma atividade em que você se sinta bem em realizar pode ser fundamental para controlar a ansiedade e aliviar as tensões do dia a dia. 

3. Descubra um hobby e dedique-se a ele

Esqueça a atividade que você faz como trabalho para se sustentar. Agora foque no que você ama fazer… Qual é o seu grande passatempo?

Realizar atividades interessantes é fundamental para controlar a ansiedade no dia a dia. 

Você pode escolher se dedicar ao que quiser, mas prefira atividades que proporcionem um momento de relaxamento e felicidade.

Se você não tem nada em mente, aproveite o tempo livre para descobrir. Pode ser uma atividade manual, como pintura ou jardinagem, aprender a tocar um instrumento musical ou falar um novo idioma… desde que você sinta prazer em realizar, aprender uma nova atividade pode trazer muitos benefícios no controle das emoções.

Leia também: Como melhorar o autoconhecimento: mergulhe profundamente em si mesmo 

4. Exercite a técnica mindfulness diariamente

Uma das maiores características da ansiedade é o pensamento no futuro, um estado de alerta constante com medo de situações que ainda nem aconteceram — mas que na cabeça do ansioso pode dar errado ou causar sofrimento. 

Por isso, praticar o mindfulness é uma das formas mais poderosas de como lidar com a ansiedade. 

A técnica da atenção plena ajuda na concentração, no foco em situações presentes, evitando que a mente se ocupe pensando em distrações.

Praticar essa atividade diariamente pode ser a virada de chave para aprender a viver o hoje plenamente, sem se ocupar com obstáculos irreais ou situações passadas que apenas alimentam o sentimento ansioso.

Leia também: O que é mindfulness? Descubra seus benefìcos, como praticá-lo e ter uma vida plena

5. Preze por boas noites de sono 

A privação do sono é uma realidade na vida de muitas pessoas devido à rotina corrida — e os impactos de noites mal dormidas na saúde mental já são observados. 

Segundo estudo, a baixa qualidade do sono é um dos maiores desencadeadores de comportamentos ansiosos.

Por isso, aprender a dormir bem está entre as melhores dicas de controle da ansiedade. Isso significa criar uma rotina, como definir horário para deitar e levantar, e diminuir o uso de eletrônicos algumas horas antes de cair na cama.

Uma sequência de noites mal dormidas é a receita para a improdutividade, o mau humor, a indisposição e, claro, as crises de ansiedade. Portanto, não deixe o seu sono em segundo plano! 

6. Busque por acompanhamento profissional 

Por último, mas extremamente importante, está a principal dica de controle da ansiedade: buscar por ajuda especializada

O acompanhamento psicoterapêutico é fundamental para que pessoas ansiosas consigam viver uma vida mais leve e de qualidade. 

Ao iniciar o tratamento clínico, você será capaz de identificar quais são os gatilhos e comportamentos nocivos que trazem o seu sentimento ansioso à tona. Além de descobrir novas dicas de controle de ansiedade, de acordo com sua necessidade, para conseguir vencer esse problema. 

Pronto para colocar em prática as dicas de controle de ansiedade? 

Você não precisa viver com a ansiedade por toda vida. Procure um profissional especializado para acompanhar você durante esse processo em busca de uma vida mais feliz e saudável. 

Na CenttralMed, você pode realizar o acompanhamento médico na clínica geral com isenção de pagamento de consultas e sem tempo de carência. Conheça o programa Consultas do Bem e comece a usufruir desses benefícios ainda hoje.