Início » Exercícios para alongamento do corpo: 3 alternativas básicas para se livrar de dores

Exercícios para alongamento do corpo: 3 alternativas básicas para se livrar de dores

Alongar o corpo é uma atitude simples, mas que pode trazer muitos ganhos para a saúde. Se você não tem esse hábito, conheça agora exercícios para alongamento do corpo para praticar. 

Certamente você já sentiu dores musculares com mais frequência do que gostaria, afinal, esse é um problema comum entre os brasileiros. 

Segundo uma pesquisa do Ibope, 63% da população sofre com dores musculares pelo uma vez a cada três meses, sendo que mais da metade desse grupo tem dor nos músculos semanalmente.

Isso significa que você não está sozinho ao relatar dores nas costas, pernas, articulações e pescoço, por exemplo, pois a condição é mais comum do que imaginávamos.

Ainda assim, existem algumas formas de aliviar o incômodo, e os exercícios para alongamento do corpo estão no topo da lista de soluções para muitas dores e desconfortos musculares. 

A dor muscular é uma condição que gera um desconforto em alguma parte do corpo composta por músculos. 

A causa do incômodo pode se originar de inúmeras circunstâncias: desde uma queda ou pancada à prática de um exercício físico de alto impacto, que pode deixar a musculatura dolorida por alguns dias. 

Além disso, outro motivo muito comum que pode levar às dores no corpo são as tensões do dia a dia, ocasionadas por situações de grande estresse emocional. 

Fato é que, independente do motivo e da área corporal em que o incômodo está, os exercícios para alongamento do corpo podem ser o segredo para se livrar, de vez, desse problema. 

Por isso, vamos apresentar hoje alguns exercícios práticos e rápidos que podem ajudar a alongar o corpo e evitar que os incômodos durem por longas horas ou dias. Além, claro, de mostrar os maiores benefícios que eles podem trazer para melhorar sua qualidade de vida. 

Vamos lá!

Como fazer alongamento do corpo?

Comumente, só lembramos dos exercícios para alongamento do corpo antes de iniciar atividades físicas e após movimentos mais extensos. 

A verdade é que, sim, alongar o corpo antes de atividades de alto impacto pode prevenir contusões, mas essa não é a única função dos exercícios de alongamento.  

O alongamento pode ser feito com a ajuda de um profissional de forma presencial ou com simples movimentos que não necessitam de supervisão.

Também não há um lugar exato para alongarmos nosso corpo: academias, praças públicas, praias e até mesmo o nosso ambiente de trabalho pode se tornar o local ideal para executar esses simples movimentos que farão toda diferença para nossa vida.

Segundo especialistas, os exercícios para alongamento do corpo podem ser realizados até mesmo antes de dormir, algumas horas antes do descanso noturno. 

Durante esse horário, além de relaxar a musculatura, o alongamento ajuda a aliviar a tensão e reduzir a ansiedade, favorecendo o sono de qualidade

Ou seja, são muitos benefícios que podemos conquistar apenas tirando alguns minutos do dia para movimentar o corpo. 

Afinal, o alongamento, além de ajudar na flexibilização dos músculos mais tensos, também pode prevenir sérios problemas de saúde, como os cardiovasculares, pois favorece o fluxo sanguíneo. 

3 exercícios para alongamento do corpo simples e funcionais

1. Esticar as pernas

Pode parecer banal um exercício de alongamento que se refira a esticar a perna, mas durante a rotina corrida de muitas pessoas, em que a maioria passa horas e horas sentado em trabalho, esse exercício pode fazer maravilhas para a musculatura

Um dos principais benefícios desse alongamento é combater a artrose (desgaste no tecido flexível dos ossos do joelho), prevenir o surgimento de varizes, diminuir a pressão dos vasos sanguíneos e relaxar os músculos.

Nessa modalidade encontramos vários exercícios que podem ajudar ainda mais a saúde das pernas:

  • Pressionar a perna esticada para baixo; 
  • Dobrar e esticar a perna com um apoio em pé;
  • Deitar em posição lateral eleva a perna com movimentos leves e de forma controlada.

2. Alongar o pescoço

Segundo uma pesquisa feita pela Global Pain Index, a dor no pescoço é uma das mais recorrentes do mundo (86%), atrás apenas das dores na lombar (87%) e nas costas (92%).

Exatamente por ser um dos tipos de dores mais comuns, relacionada a tensão muscular ocasionada pelo estresse, mau jeito em movimentos e má postura, em nossas indicações de exercícios para alongamento do corpo não poderia faltar opções para relaxar essa área. 

Alguns movimentos simples que podem aliviar o incômodo, são:

  • Manter o corpo ereto em posição vertical, direcionando a cabeça para a direita, esquerda, para cima e para baixo;
  • Colocar as mãos em forma de pressão na nuca e inclinar a cabeça para frente e para trás;
  • Inclinar a cabeça em direção ao ombro mantendo nesta posição durante 30 segundos;
  • Massagear o pescoço.

3. Fazer agachamento

O agachamento é um excelente movimento que pode ser executado pelo menos três vezes na semana, em média quinze minutos ao dia, para fortalecer a musculatura das coxas e costas.  

Você pode optar pelas seguintes modalidades: 

  • Livre: com o abdômen contraído e os pés alinhados aos ombros, flexione os joelhos com os calcanhares bem firmes ao chão;
  • Isométrico: apoiar a coluna contra a parede, manter os braços ao lado do corpo e  flexionar o joelho por alguns segundos;
  • Afundo: dobre uma das pernas e direcione a outra com seu joelho ao solo sem tocar o chão;
  • Salto: se posicione conforme o livre e, ao agachar, não deixe o joelho passar da linha dos pés, na hora de subir, você deve saltar e voltar para a posição inicial.

Quais os benefícios do alongamento do corpo?

Pronto, agora que você já sabe alguns exercícios para alongamento do corpo, chegou a hora de entender como esses movimentos podem trazer benefícios à nossa saúde.  

O alongamento diário nos traz inúmeros ganhos, especialmente no aumento de força e resistência. 

Sabemos que com a correria do dia a dia e nos movimentos repetitivos no trabalho ou em nossa casa, a tendência é que nossos músculos e articulações fiquem mais tensos e fracos.

Com o passar do tempo, sem a prática constante de atividades físicas, isso pode acabar se tornando um problema ainda maior. 

Para evitar futuras questões de saúde, manter uma rotina de alongamento para o corpo pode ser um dos maiores segredos para envelhecer com uma musculatura fortalecida

Abaixo, veja alguns dos maiores benefícios do alongamento para o corpo.

Flexibilidade

Como já citamos acima, quando falamos sobre a importância do alongamento, a flexibilidade é um dos pontos principais para executar diversas ações, desde as mais básicas às mais avançadas. Quando você trabalha sua flexibilidade, garante uma maior firmeza e mobilidade de movimentos. 

Força

A força muscular é importante para realizarmos as tarefas básicas do dia a dia conforme a idade avança. Se os exercícios para alongamento do corpo fazem parte da sua rotina, certamente a força muscular não será problema durante o seu processo de envelhecimento

Alinhamento postural

 A prática de alongamento regular ajuda a prevenir dores e desconfortos. Quando feitos corretamente, favorecem a correção da postura.  

Procure um acompanhamento especializado com um ortopedista

Praticar atividades, manter uma rotina de exercícios para alongamento do corpo, tudo isso é muito bom, mas deve ser realizado sempre sob liberação médica.

Para isso, o ideal é agendar uma consulta com um ortopedista para avaliar seu desempenho físico geral, e realizar uma manutenção da saúde de tempos em tempos.

Na CenttralMed você pode fazer o acompanhamento com um médico ortopedista sem custos ou tempo de carência. 

No programa Consultas do Bem, você pode realizar atendimentos com diversas especialidades pagando apenas os exames que forem solicitados. Não fique de fora dessa, conheça mais sobre o programa e agende sua consulta!