Início » Pontadas frequentes no coração: descubra 10 causas e como aliviar dores

Pontadas frequentes no coração: descubra 10 causas e como aliviar dores

As pontadas frequentes no coração mostram que algo não vai bem no organismo. Veja quais problemas estão relacionados ao incômodo e como aliviá-lo.

Ao sentir pontadas frequentes no coração, é comum que a maioria das pessoas relacione o sintoma a doenças cardiovasculares. No entanto, sabia que muitos problemas do tipo não estão relacionados às pontadas?

Na verdade, existe uma série de fatores que podem causar o incômodo. A melhor forma de identificar o que está acontecendo é ficar atento a sua própria condição de saúde e histórico familiar. 

Portanto, preste muita atenção quando as fisgadas acontecem. Às vezes, o incômodo pode ser estresse ou até mesmo gases.

Para te auxiliar, descubra quais problemas causam pontadas frequentes no coração, dos mais simples, aos mais graves. De todo modo, o mais importante é contar com o acompanhamento de um cardiologista de confiança para evitar complicações.

O que causa pontada no coração: 6 causas comuns

Em um dia comum, de repente, uma fisgada no peito te deixou em alerta. Então, o problema se tornou frequente: vira e mexe você sente uma pontada no coração que passa em pouco tempo.

Nesses casos, vale fazer um check up para descobrir como anda sua saúde e entender o que pode ser feito para evitar o desconforto.

Algumas causas comuns e seus sintomas são:

  1. Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse causam uma série de problemas ao organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm ansiedade. 

Já um estudo feito pela plataforma Vittude, voltada à saúde mental, mostra que 37% do país sofre de estresse severo e 63% dos brasileiros enfrenta problemas de ansiedade.

Durante uma crise, antes ou após momentos críticos, ambos causam tensão muscular, o que causa a sensação de aperto.

Além das pontadas frequentes no coração, os batimentos cardíacos ficam acelerados, há náuseas e transpiração em excesso.

Para evitar problemas do tipo, é fundamental se dedicar a atividades de relaxamento durante a semana.

  1. Dores musculares

Após uma longa série de exercícios, também é comum sentir fisgadas. Nesses casos, basta alongar os músculos e repousar por alguns minutos até o corpo se estabilizar outra vez.

  1. Úlcera

A úlcera é uma inflamação nas paredes do estômago. Após as refeições, é comum sentir dor, que se estende até o meio do peito, para esquerda, ou direita, de acordo com a localização da inflamação.

Outros sintomas relacionados são mal-estar, queimação na garganta e náuseas.

  1. Inflamação na vesícula

O acúmulo de gordura, ou a presença de pedras pode causar inflamações na vesícula. Como o órgão está localizado ao lado direito do estômago, é comum que a dor aconteça nesta região.

No entanto, a dor também é irradiada ao peito. A inflamação na vesícula está relacionada a dores após a ingestão de alimentos, por isso causa estufamento e náuseas. Além disso, o desconforto piora ao girar o tronco ou respirar fundo.

  1. Bronquite

Tanto a bronquite quanto outros problemas pulmonares também relacionam-se às pontadas. Isso porque, como o pulmão fica no tórax, atrás do coração, as fisgadas podem ser facilmente confundidas.

Nesse caso, a dor também piora ao tossir ou respirar profundamente.

  1. Excesso de gases

Pessoas com prisão de ventre sofrem com o excesso de gases. O incômodo é tanto que pode causar fisgadas no peito, sobretudo ao curvar a barriga. A dor vai e volta com frequência.

Fazer massagens abdominais, consumir alimentos ricos em fibras e caminhar por alguns minutos pode ajudar a prevenir o problema.

Pontadas frequentes no coração: 4 problemas cardíacos relacionados

Em casos mais graves, as pontadas podem se relacionar a doenças e problemas cardiovasculares, como:

  1. Miocardite

A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, causada por infecções virais. É mais comum em homens e pode ser curada, quando tratada desde o início. Os sintomas são:

  • Inchaço nas pernas
  • Cansaço
  • Tontura
  • Batimento cardíaco irregular
  • Falta de ar

Quando não tratada, pode causar arritmia e insuficiência cardíaca.

  1. Angina

Já a angina é mais comum em pessoas com mais de 65 anos e, bem como a miocardite, pode causar outros problemas, como paradas cardíacas e infartos, quando não é tratada.

O problema causa a diminuição do fluxo de sangue que vai até o coração, o que causa isquemia cardíaca – doença arterial muito comum no Brasil.

Além das pontadas frequentes no coração, outros sintomas são:

  • Queimação e aperto no peito
  • Sensação de indigestão
  • Dores na mandíbula, pescoço, garganta
  1. Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é a alteração no ritmo normal dos batimentos. Ou seja, eles ficam mais rápidos ou mais lentos. Essa doença acomete cerca de 5% da população e possui variações.

Em suma, a maioria causa:

  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Perda  da consciência, com recuperação rápida e espontânea

Quando não recebe a devida atenção pode causar problemas mais graves, como paradas cardíacas e até mesmo morte súbita.

  1. Infarto

O infarto acontece por causa do entupimento dos vasos sanguíneos, causado pelo acúmulo de placas de gordura ou coágulos.

Aqui, a dor acontece no lado esquerdo do peito e dura mais de 20 minutos, acompanhada por outros sintomas, como:

  • Formigamento no braço esquerdo ou mandíbula
  • Tontura ou dor de cabeça intensa
  • Sensação de aperto no peito
  • Palidez
  • Suor frio
  • Dor nas costas
  • Enjoos
  • Mal-estar
  • Tosse seca

O problema está relacionado a fatores de risco, como hipertensão, sobrepeso, tabagismo, diabetes e pressão alta.

Até algum tempo atrás, apenas pessoas com 45 anos ou mais eram mais propensas ao infarto. Contudo, houve um aumento de 13% no número de episódios não fatais entre adultos até os 30 anos.

Segundo o Ministério da saúde, desde 2010, o número de vítimas de infarto com menos de 40 anos está subindo gradativamente, devido ao aumento do estresse e sedentarismo entre pessoas mais jovens.

De qualquer forma, é essencial contar com o auxílio de cardiologistas. Isso porque, como visto, pontadas frequentes no coração podem se relacionar com o risco de morte, principalmente quando a dor dura mais de 20 minutos e, durante esse período, não diminui.

Fique sempre atento aos seus hábitos para entender quando a dor acontece e facilitar o diagnóstico médico.

Como aliviar as pontadas no coração?

É possível aliviar as pontadas e prevenir o desenvolvimento de doenças graves com pequenas atitudes no dia a dia.

O mais importante é ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, pelo menos, cinco vezes na semana. Além disso, manter o sono regulado, excluir vícios e ter momentos de relaxamento na rotina são formas de evitar ou reduzir problemas, como estresse e ansiedade.

Para cuidar de doenças como bronquite e úlcera, conte com auxílio de médicos especializados. Assim, através de exames e consultas de rotina, é possível manter a saúde em dia e evitar complicações e incômodos, como as pontadas no peito.

Cuide da sua saúde com a CenttralMed

Viu só como é fundamental ter acompanhamento médico em todos os momentos? Na CenttralMed você encontra mais de 36 especialidades, compostas por profissionais capacitados, prontos para te atender.

No programa Consultas do Bem, você tem isenção no pagamento das consultas. Já pensou ir ao cardiologista sem precisar pagar nada?

Cuide da saúde de toda a sua família com a CenttralMed. Entre em contato para saber mais sobre o benefício e marcar sua próxima avaliação no centro médico mais próximo de você!